O que não pode faltar no seu escritório?

Atire a primeira pedra aquele que na hora de fazer as compras de material de escritório nunca se esqueceu de um item. São tantas coisas para se pensar que é normal que alguns deles fiquem de fora de uma lista. Pensando dessa maneira, o que não pode faltar no seu escritório?

Esqueça dos itens mais óbvios por um instante, como um computador, mesa e cadeiras. Falamos aqui dos materiais de escritório usado no dia a dia, inclusive aqueles dos quais só nos lembramos quando eles faltam. Para deixar o seu escritório organizado e evitar contratempos, listamos aqui cinco itens que não deveriam faltar de jeito nenhum na sua empresa. Será que no seu checklist eles estão presentes?

1. Organizadores: porque ninguém merece um escritório bagunçado

Pastas espalhadas sobre a mesa ou mal acomodadas dentro de armários. Folhas soltas, perdidas dentro de gavetas. Se essas cenas são comuns em seu escritório, saiba que é preciso fazer alguma coisa para mudar esse panorama. A melhor maneira de ser organizado e dispondo de itens que facilitem a organização.

Nesse aspecto, as pastas e caixas organizadoras são itens que não devem faltar na sua empresa. Elas existem nos mais variados tipos e tamanhos e são a melhor maneira de se ordenar a bagunça. Seja dentro de um armário ou sobre uma estante, evite a todo custo guardar papeis ou documentos de forma avulsa e sem identificação.

2. Agenda, planner ou quadro-calendário

Ter uma visão do todo facilita bastante a lembrança de ações que devem ser tomadas ou de compromissos que estão marcados. Por mais que você tenha uma boa memória, essas informações devem estar sempre visíveis e acessíveis, pois somente assim você minimiza os riscos de que elas passem despercebidas.

Há várias maneiras de fazer isso. A agenda é um item mais pessoal, mas que permite que você leve as informações principais para onde for. O planner é a melhor opção para quem quer deixar os compromissos anotados sobre a mesa do escritório. Por fim, os quadros-calendário permitem que mais pessoas compartilhem as informações, como a programação da semana ou do mês.

3. Impressora multifuncional

Por mais que o uso de impressoras tenha caído nos últimos anos, com o aumento da digitalização de material, elas ainda são peça fundamental para qualquer escritório. Além delas, é preciso pensar ainda nas possibilidades de ter um scanner e também uma copiadora para eventuais trabalhos do dia a dia.

As multifuncionais transformaram três equipamentos em apenas um. Elas hoje são a melhor opção para quem busca uma solução com boa relação custo-benefício. Há desde modelos mais compactos, para quem trabalha home-office, como modelos mais robustos, que podem ser utilizados online por andares inteiros.

4. Papelaria em geral

Todo mundo tem uma caneta, mas elas sempre faltam na hora que mais precisamos. De tempos em tempos é preciso dar atenção ao chamados “itens de papelaria”. Assim, canetas, blocos de anotação, post-its, lápis, borracha, clipes de papel e elásticos entram nessa lista.

O ideal é que se faça um inventário de quando os itens foram comprados pela última vez além de um acompanhamento mensal de forma a compreender a velocidade de utilização desses itens. São pequenas coisas que, quando faltam, geram transtornos. Portanto, programe-se para comprar esse tipo de material de escritório antes que ele acabe.

5. Itens ergonômicos

Por último, mas não menos importante, temos que mencionar também alguns itens de escritório que garantem a ergonomia dos trabalhadores – e muitas vezes são colocados em segundo plano. Apoios para pés, apoio de punhos e suporte para monitores são itens essenciais para garantir uma postura correta diante do computador.

Há ainda os suportes para notebook, indicados para quem não digita diretamente no portátil. Todos esses itens devem ser presença constante na sua empresa, uma vez que eles evitam que os funcionários fiquem expostos a lesões por esforços repetitivos ou problemas lombares e de coluna por conta da má postura.