5 mitos mais comuns no planejamento financeiro empresarial

Infelizmente, ainda existem muitos mitos quando se trata de planejamento financeiro empresarial. Um deles é o de que pequenas empresas não precisam “perder tempo” com planos muito elaborados, afinal o que conta é a presença do dono no local.

A falta de planejamento está entre os principais motivos que levam uma empresa à falência. Erros em série acumulados e falta de direcionamento acabam minando o negócio, que se torna insustentável em médio e longo prazo. 

As finanças devem ser tratadas com muita atenção, independentemente do porte da empresa. Se, por alguma razão, sua companhia ainda recai em algum dos erros abaixo, é hora de rever os conceitos para que ela não se torne mais um número na estatística dos empreendimentos que fecham as portas.

1. Empresas pequenas não precisam de planejamento

Mito. Planejamento financeiro não é algo restrito às grandes empresas ou as companhias que movimentam grandes volumes de dinheiro. Qualquer tipo de negócio, por mais simples que for, precisa ter um registro das entradas e saídas e uma perspectiva dos valores que serão gastos e recebidos em médio e longo prazo.

Um empresário de sucesso é aquele que estipula metas e busca meios para cumpri-las. Além disso, acompanhar os resultados no dia a dia é fundamental para agir em tempo quando necessário, mudando os rumos da empresa ou buscando novas formas de negócio para atingir o ponto de equilíbrio.

2. Somente o gestor pode fazer um planejamento financeiro

Mito. Todos os responsáveis por áreas nas quais há algum tipo de gasto ou investimento devem ser envolvidos no planejamento financeiro. Ainda que a decisão final seja do proprietário ou do gestor, todos devem ter a oportunidade de contribuir com as suas visões, indicando pontos passíveis de economia ou áreas mais sensíveis que requeiram investimentos.

Um grande exemplo disso são os responsáveis pelo setor de Compras. Essa é uma área que, sem planejamento, tende a gastar mais do que o necessário, ficando refém de produtos sazonais ou pagando mais pelo custo unitário do que poderia se houvesse uma programação prévia.

3. O planejamento financeiro é imutável

Mito. Um bom planejamento financeiro é aquele que inclui previsões e erros e, por essa razão, é flexível a ponto de ser alterado se necessário. As empresas costumam utilizar os últimos meses do ano para planejar o ano seguinte e é comum que o cenário mude ao longo do ano. 

O planejamento deve acompanhar essas mudanças e, portanto, deve sim estar sujeito a mudanças, se necessário. Aquisição de novos equipamentos e materiais, investimentos de ocasião e crises econômicas impactam de forma sensível o resultado final e nem sempre são passíveis de serem previstos.

4. Ter vários fornecedores é o ideal

Mito. Nem sempre a estratégia de diversificar o número de fornecedores é uma boa ideia. Na verdade, se você conseguir centralizar suas compras em um só lugar, é bem possível que consiga preços melhores e, com isso, reduza os custos operacionais da empresa.

Quando você planeja suas compras com antecedência, consegue comprar em quantidades maiores, pagando um custo unitário menor. E mais: ao centralizar os pedidos em um fornecedor de referência há economia ainda com o frete. Ao estreitar o relacionamento com o parceiro você pode ainda obter mais vantagens no futuro.

5. Reduzir despesas menores não vale a pena

Mito. Esse ainda é um erro cometido nas pequenas empresas e para o qual você precisa ficar muito atento: cada centavo gasto precisa ser indicado. Alguns gestores acreditam que despesas menores, como o cafezinho pago a um cliente ou a taxa de entrega de um galão de água não precisam ser contabilizados, mas esse é um engano.

Essas pequenas despesas, quando somadas, geram quantias significativas no final do mês, criando “furos” no caixa quando não sabemos de onde elas vêm. Se achar complicado anotar cada despesa, estabeleça um orçamento prévio para isso e discrimine-o no seu planejamento.

.....

A Contabilista oferece uma linha completa de produtos para a sua empresa, desde materiais de escritório até produtos de limpeza. Centralize as suas compras em um só lugar e conheça as vantagens do sistema Contabilista Empresas.