Conheça 4 metodologias ágeis que vão ajudar na inovação dos processos da sua empresa

Quais são as metodologias de trabalho adotadas pela sua empresa? Cada colaborador executa as tarefas como acha melhor ou há processos estruturados e definidos visando aumentar a produtividade?

Se a sua empresa opta pela segunda alternativa é bem provável que aplique alguma metodologia ágil. Existem diversas delas em funcionamento na atualidade, cada uma com suas características e aplicações específicas, e conhecê-las é fundamental para descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades.

Não se trata de descobrir qual delas é melhor, mas sim se as características estão de acordo com os resultados que você espera atingir. Entre elas, podemos destacar técnicas conhecidas como Scrum, Lean, Kanban e SMART. Sua empresa está preparada para adotar algumas delas?

Scrum

Utilizado desde o início da década de 90, o Scrum é classificado como um framework de gerenciamento de projetos e é utilizado por mais da metade das empresas que adotam metodologias ágeis no mundo. A ideia aqui é criar uma série de etapas sequenciais que visam garantir a produção dentro do prazo e do orçamento estipulados.

Uma equipe Scrum é composta pelo product owner, pelo scrum master e pelo time de desenvolvimento. A partir de um objetivo final, o processo é desmembrado em vários sprints, que podem requerer reuniões diárias ou semanais. Isso permite que várias equipes trabalhem em paralelo e que os gestores mantenham uma visão de todo o processo.

Lean

A metodologia Lean ficou conhecida nos anos 80 depois que a montadora japonesa Toyota fez algumas adaptações para ajustá-la à sua realidade e foi bem sucedida com ela. A proposta aqui é reduzir o desperdício criando processos mais enxutos. Em outras palavras, tudo aquilo que não agrega valor ao resultado pode (e deve) ser removido.

O objetivo da metodologia Lean é criar o máximo de valor com o mínimo de recursos. Isso implica em alta capacidade de priorização de tarefas e conhecimento detalhado de todas as etapas do processo. Ao reduzir os desperdícios, reduz-se também o tempo de execução das tarefas, os custos e até mesmos os estoques, o que impacta em um aumento na produtividade e nas margens de lucro.

Kanban

O método Kanban é uma das formas de controle e gestão de estoque mais simples e práticas de serem executadas. Esse modelo surgiu na década de 40 também na Toyota, no Japão, é até hoje figura entre os mais utilizados. As informações são listadas em cartões coloridos (post-its) que funcionam como sinalizadores.

Esses cartões coloridos são fixados em lugares comuns da empresa, facilitando a visualização e a interpretação por parte dos membros da equipe. Basicamente, as tarefas são subdivididas em três grupos: to do (tarefas a serem feitas), doing (tarefas em execução) e done (tarefas concluídas). 

Entre as principais vantagens desse método podemos destacar a redução no tempo de execução dos processos, a facilidade de ser aplicado e a usabilidade, pois evita que funcionários ou equipes inteiras fiquem ociosas entre uma atividade e outra. 

SMART

SMART é um acrônimo para “specific” (específico), “measurable” (mensurável), “achievable” (atingível), “relevant” (relevante) e “time” (tempo). Isso significa que os gestores da empresa, ao traçarem uma meta, devem garantir que ela tenha essas cinco características: ser específica, mensurável, atingível, relevante e ter um tempo definido.

Isso impede que simples desejos ou ideias não muito elaboradas sejam colocadas como metas, sem que haja meios necessários ou metodologias claras para a sua execução. Esse tipo de metodologia pode ser aplicado em qualquer empresa e até mesmo na nossa vida pessoal. Trata-se de uma forma organizada e realista de elaborar uma lista de tarefas em busca de um objetivo.

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A lista de metodologias ágeis disponíveis é extensa, mas essas quatro certamente estão entre as principais. Nada impede também que a sua empresa utilize mais de uma delas para aperfeiçoar os processos e obter melhores resultados. Que tal colocar em prática essas técnicas?