Quais são as metodologias de trabalho adotadas pela sua empresa? Cada colaborador executa as tarefas como acha melhor ou há processos estruturados e definidos visando aumentar a produtividade?
Se a sua empresa opta pela segunda alternativa é bem provável que aplique alguma metodologia ágil. Existem diversas delas em funcionamento na atualidade, cada uma com suas características e aplicações específicas, e conhecê-las é fundamental para descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades.
Não se trata de descobrir qual delas é melhor, mas sim se as características estão de acordo com os resultados que você espera atingir. Entre elas, podemos destacar técnicas conhecidas como Scrum, Lean, Kanban e SMART. Sua empresa está preparada para adotar algumas delas?
Scrum
Utilizado desde o início da década de 90, o Scrum é classificado como um framework de gerenciamento de projetos e é utilizado por mais da metade das empresas que adotam metodologias ágeis no mundo. A ideia aqui é criar uma série de etapas sequenciais que visam garantir a produção dentro do prazo e do orçamento estipulados.
Uma equipe Scrum é composta pelo product owner, pelo scrum master e pelo time de desenvolvimento. A partir de um objetivo final, o processo é desmembrado em vários sprints, que podem requerer reuniões diárias ou semanais. Isso permite que várias equipes trabalhem em paralelo e que os gestores mantenham uma visão de todo o processo.
Lean
A metodologia Lean ficou conhecida nos anos 80 depois que a montadora japonesa Toyota fez algumas adaptações para ajustá-la à sua realidade e foi bem sucedida com ela. A proposta aqui é reduzir o desperdício criando processos mais enxutos. Em outras palavras, tudo aquilo que não agrega valor ao resultado pode (e deve) ser removido.
O objetivo da metodologia Lean é criar o máximo de valor com o mínimo de recursos. Isso implica em alta capacidade de priorização de tarefas e conhecimento detalhado de todas as etapas do processo. Ao reduzir os desperdícios, reduz-se também o tempo de execução das tarefas, os custos e até mesmos os estoques, o que impacta em um aumento na produtividade e nas margens de lucro.
Kanban
O método Kanban é uma das formas de controle e gestão de estoque mais simples e práticas de serem executadas. Esse modelo surgiu na década de 40 também na Toyota, no Japão, é até hoje figura entre os mais utilizados. As informações são listadas em cartões coloridos (post-its) que funcionam como sinalizadores.
Esses cartões coloridos são fixados em lugares comuns da empresa, facilitando a visualização e a interpretação por parte dos membros da equipe. Basicamente, as tarefas são subdivididas em três grupos: to do (tarefas a serem feitas), doing (tarefas em execução) e done (tarefas concluídas).
Entre as principais vantagens desse método podemos destacar a redução no tempo de execução dos processos, a facilidade de ser aplicado e a usabilidade, pois evita que funcionários ou equipes inteiras fiquem ociosas entre uma atividade e outra.
SMART
SMART é um acrônimo para “specific” (específico), “measurable” (mensurável), “achievable” (atingível), “relevant” (relevante) e “time” (tempo). Isso significa que os gestores da empresa, ao traçarem uma meta, devem garantir que ela tenha essas cinco características: ser específica, mensurável, atingível, relevante e ter um tempo definido.
Isso impede que simples desejos ou ideias não muito elaboradas sejam colocadas como metas, sem que haja meios necessários ou metodologias claras para a sua execução. Esse tipo de metodologia pode ser aplicado em qualquer empresa e até mesmo na nossa vida pessoal. Trata-se de uma forma organizada e realista de elaborar uma lista de tarefas em busca de um objetivo.
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A lista de metodologias ágeis disponíveis é extensa, mas essas quatro certamente estão entre as principais. Nada impede também que a sua empresa utilize mais de uma delas para aperfeiçoar os processos e obter melhores resultados. Que tal colocar em prática essas técnicas?