5 tecnologias imprescindíveis para gerenciar uma loja física em 2018

Modernizar os negócios para conseguir ser mais eficiente e aumentar a lucratividade são itens que devem estar sempre no topo da lista da pauta de uma empresa. As tecnologias para gerenciar uma loja física, por exemplo, são hoje muito mais do que um diferencial competitivo, mas também uma forma essencial de sobreviver ao mercado.

Para brigar diretamente não apenas com os concorrentes diretos, mas também com as lojas virtuais, as empresas precisam recorrer a ferramentas que as permitam fazer mais com menos. E é justamente aí que as novas tecnologias entram em ação. Mais do que conhecê-las, é preciso implantá-las, utilizá-las e acompanhar a sua evolução, ficando de olho em todas as atualizações que surgem.

Algumas ferramentas, no entanto, merecem destaque. Nesse artigo, listamos cinco aspectos da tecnologia que devem ser observados para garantir um bom desempenho da sua loja física. Vamos a eles.

1. Conectividade em todos os setores

Não dá para pensar uma loja física hoje sem acesso à internet e conectividade entre todos os setores. Poder realizar uma série de tarefas online e, ainda por cima, ter acesso em tempo real a relatórios, gerenciamento de estoques ou até mesmo sistemas de fornecedores é imprescindível para o bom desempenho da sua loja.

Assim, garanta antes de tudo não só o acesso à internet, mas a certeza de que todos os seus funcionários saberão como tirar o melhor proveito possível da ferramenta. Todas as ferramentas online que estiverem disponíveis devem ser usadas a seu favor, seja para encontrar melhores fornecedores ou mesmo para observar as ações e os preços da concorrência.

2. Análise comportamental dos seus clientes

Como os seus clientes se comportam quando chegam na loja? Quais são os produtos que eles mais compram? Qual é a hora do dia com mais movimento? Qual é o dia da semana em que a loja fica mais cheia? Qual é o índice de fechamento de vendas? Todas essas informações podem ser obtidas por meio da análise comportamental dos consumidores.

Hoje em dia, há diversos softwares que permitem que você apenas insira os dados e ele se encarregue de retornar a análise, inclusive com gráficos. Saber informações como essas ajuda a preparar promoções específicas e dar a devida atenção para tudo aquilo que os consumidores mais esperam, aumentando as chances de conversão de vendas.

3. Gerenciamento de vendas

Depois de entender o que os seus clientes esperam e como se comportam, é hora de preparar os seus produtos. Para isso, os softwares de gerenciamento de vendas se mostram imprescindíveis. São eles que garantem que todas as fases do processo serão cumpridas com rigor e pontualidade.

Acompanhar os processos de aprovação de pagamento, faturamento, entrega do pedido e pós-venda junto ao cliente são itens que devem estar na cartilha básica dos lojistas. Existem hoje dezenas de softwares disponíveis no mercado, que vão desde aqueles com recursos mais simples até os mais complexos e customizados. Aqui, é importante escolher algo adequado ao seu negócio e não apenas o mais barato.

4. Banco de dados: a sua base de clientes

Todos os dados dos clientes que você registra ao longo do tempo formam um patrimônio valioso. Aqueles que já confiaram em fazer negócio com você uma vez, se tiverem um bom atendimento, certamente estarão mais propensos a voltar e comprar com você outra vez. É por isso que é tão importante trabalhar a fidelização.

Dessa forma, uma boa ferramenta de banco de dados é tudo que você precisa para gerenciar toda essa base de clientes e alimentá-la com informações e promoções exclusivas. Não se trata de meramente incluí-los em um disparo automático de e-mails, mas sim de pensar em ações diferenciadas para aqueles que já são seus clientes. Quanto mais personalizada for a ação, maiores são as chances de se obter bons resultados.

5. Gestão de inventário: seu estoque à pronta entrega

Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Por isso, gerenciar o estoque de maneira correta é uma arte. É preciso saber quantos itens comprar de forma a suprir a demanda dos consumidores durante um determinado período. Encontrar esse ponto exato é algo que fica muito mais fácil com aplicativos de gestão de inventário.

Ou seja, não dá para pensar hoje em gerir o estoque de uma loja física sem buscar as ferramentas adequadas. A precisão desses dados é fundamental na hora de formular pedidos. Se você for comprar um item em maior quantidade, certamente será mais fácil negociar um desconto com o fornecedor. Gerir bem seu inventário pode aumentar a lucratividade sem que o volume de vendas precise aumentar na mesma proporção.