Como escolher uma caixa de som Bluetooth para o seu home office?

Diferentemente do que acontece no escritório, quando estamos trabalhando em casa ouvir música em som ambiente não é um problema. Se você mora sozinho ou está com pessoas que compartilham os mesmos gostos musicais que os seus, uma caixa de som Bluetooth é uma boa pedida para animar o ambiente.

Porém, como escolher uma caixa de som levando em consideração o uso em home office? Nesse caso, há algumas características essenciais a serem observadas. Você não precisará, por exemplo, de tanta potência, afinal para som ambiente modelos mais simples dão conta do recado com tranquilidade. 

Confira o que deve ser analisado antes de você escolher uma caixa de som Bluetooth para o escritório.

Confira qual é a versão de Bluetooth

A tecnologia que permite a conexão do smartphone ou do PC com as caixas de som é a Bluetooth. Esse protocolo atualmente está na versão 5.0, mas é comum encontrarmos no mercado modelos compatíveis apenas com as versões 3.0 e 4.0. Porém, o que muda de uma versão para outra?

A resposta está na taxa de transmissão. O Bluetooth 5.0 suporta taxas de transmissão de até 50 Mbit/s, enquanto os modelos 3.0 e 4.0 suportam apenas 24 Mbit/s e 25 Mbit/s, respectivamente. Portanto, se puder optar por modelos mais novos, eles podem apresentar um desempenho mais estável e com maior qualidade de áudio.

Verifique o alcance do sinal

Como estamos falando do uso de uma caixa de som Bluetooth no escritório, o alcance provavelmente não será um problema para a maioria dos usuários. Modelos que suportem pelo menos uma distância de 10 metros em relação à origem do sinal são suficientes para grande parte das pessoas.

Porém, aqueles que moram em residências maiores e fazem questão de ouvir o som em qualquer parte do ambiente devem se atentar aos modelos com maior alcance. É possível encontrar caixas de som com alcance de sinal de até 30 metros.

Atenção à autonomia de bateria

A autonomia de bateria é um dos fatores mais importantes a serem observados em uma caixinha de som Bluetooth. O espectro de capacidade é grande, mas recomendamos que você opte por modelos que sustentem no mínimo 6 horas de uso contínuo. Algumas versões maiores podem ter bateria com capacidade de reprodução de até 12 horas.

Vale lembrar que, como você estará em casa, recarregar o aparelho não será um problema, pois sempre haverá uma tomada por perto. Contudo, quando a pandemia passar, se você quiser se deslocar com a caixa de som certamente considerará a autonomia de bateria como um diferencial: quanto maior ela for, melhor.

Compatibilidade com Social Mode ou Multi Pairing

Se você pretende compartilhar a caixa de som com outras pessoas, então o recurso conhecido como “social mode” ou “multi pairing” também é importante. Ele permite que mais de um dispositivo seja sincronizado com a caixa de som ao mesmo tempo, evitando que um novo pareamento precise ser realizado todas as vezes.

Você pode manter o seu celular e o de mais uma pessoa, por exemplo, ativos de forma simultânea. Ambos poderão escolher músicas e enviar comandos para caixa de som. Esse recurso é extremamente útil também para ser utilizado posteriormente em festas ou confraternizações nas quais múltiplas pessoas escolham as músicas.

Bônus: recursos extras

Os quatro itens acima são decisivos para que você escolha uma caixa de som Bluetooth, mas há outras questões que podem ser analisadas, como os recursos extras. Por exemplo, alguns modelos são à prova d’água e podem ser utilizados no banheiro ou em ambientes úmidos, como nas proximidades de piscinas.

Há versões ainda que vêm com aplicativos próprios que podem ser baixados no smartphone, proporcionando maior controle de equalização. Por fim, há a questão do design: as caixas de som estão disponível em uma grande variedade de cores e formatos e algumas têm até luzes de LED para proporcionar um efeito ainda mais incrível. Nesse caso, tudo depende exclusivamente do seu gosto.