Conheça a história da JBL: a marca mais desejada de produtos eletrônicos

Entre as marcas mais respeitadas no mercado de eletrônicos, sem dúvida a JBL está entre elas. A companhia norte-americana virou referência em produtos de áudio e hoje as suas caixas de som Bluetooth dispensam apresentação. Porém, você conhece a história da JBL?

Para saber um pouco mais sobre ela, precisamos fazer uma viagem no tempo, mais precisamente à década de 40, mais precisamente ao ano de 1946. Foi em 1º de outubro daquele ano que James Bullough Lansing fundou uma companhia que, inicialmente, batizou de Lansing Sound.

Referência em produtos de áudio

Desde sempre a companhia trabalhou com produtos de áudio em seu portfolio. Seus primeiros itens fabricados foram o alto-falante D101, de 15 polegadas, e o driver de alta frequência modelo D175. Os eletrônicos eram inspirados em produtos da Altec Lansing, companhia anterior na qual James trabalhava, e permaneceram no catálogo da empresa até a década de 70.

Primeiro Receptor de Alta Fidelidade

No final da década de 40 a empresa se mudou para uma sede própria, em Los Angeles, nos Estados Unidos, mas não sem antes o seu criador enfrentar alguns problemas. James Lansing era visto como um excelente engenheiro, mas um péssimo administrador, e a companhia passou por maus bocados. Com problemas pessoais, ele cometeu suicídio em setembro de 1949.

A administração da empresa passou às mãos de Bill Thomas, então vice-presidente da JBL. Detentor de uma porcentagem da empresa, ele comprou a parte do negócio pertencente à viúva de James e iniciou um processo de revitalização da empresa pelas duas décadas seguintes.

Sucesso no mundo da música

Pela sua qualidade, os produtos da empresa começaram a fazer sucesso junto a bandas e produtores musicais. O alto-falante D130, adotado pela companhia Fender Guitar, tornou a marca conhecida no mundo do rock, sendo ele considerado o driver ideal para guitarra elétrica.

Capitalizado e bem-sucedido, em 1969 Bill Thomas decidiu vender a sua companhia para Jervis Corporation, que mais tarde viria a ser renomeada para Harman International. Sob a administração da Harman, a marca JBL foi mantida e associada a produtos de uso doméstico, como caixas de som e home speakers.

Com essa estratégia, nos anos 80 e 90 a marca atingiu o topo do mercado de alto-falantes, especialmente graças à linha de produtos Northridge. As linhas Everest e K2, também amplamente conhecidas do público, marcaram ainda a chegada aos produtos de áudio de alta qualidade.

Do rock para o cinema foi um pulo. As tecnologias da JBL foram utilizada como base para o desenvolvimento dos alto-falantes THX, o que tornou a marca popular também na fabricação de alto-falantes para cinema. Depois disso, fabricantes automotivas como Toyota, Ferrari e Smart passaram a usar a JBL em seus sistemas de áudio veiculares.

Chegada ao Brasil

Oficialmente, a JBL começou a vender os seus produtos no Brasil somente em 2010. Até então ela era um sonho distante para aficionados por áudio que acabavam importando alguns dos seus produtos. Foram as caixas de som Bluetooth e os fones de ouvido que ajudaram a popularizar a marca no país.

Atualmente, a empresa conta com duas fábricas no Brasil: uma em Manaus, no Amazonas, e outra em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Em 2010, quando da chegada ao país, a JBL adquiriu uma marca local chamada Selenium. Seu faturamento, na época, era de R$ 100 milhões/ano, mas em 2017 esse número já estava em R$ 600 milhões.

A empresa encontrou espaço e se consolidou em um mercado que até então era dominado por produtos importados da China, sem personificação ou marcas conhecidas. Hoje, os produtos da JBL dispensam apresentação, pois os usuários sabem que eles representam qualidade absoluta em áudio.

Aquisição pela Samsung

A Harman International, dona da marca JBL, é um conglomerado de empresas entre as quais se destacam companhias como AKG Acoustics, AMX, Crown Audio, Harman/Kardon, Infinity, Lexicon, Mark Levinson e Soundcraft. Em 14 de novembro de 2016, em um acordo de aproximadamente US$ 8 bilhões, a sul-coreana Samsung adquiriu o grupo Harman International.

Desde então todas as marcas seguiram operando normalmente, como já operavam desde os tempos que estavam sob a administração da Harman. A diferença é que agora o grupo JBL é uma propriedade também da Samsung e pode se aproveitar da sua linha de distribuição para fazer os produtos chegarem a um maior número de consumidores no país.

Ao que tudo indica, as perspectivas para esse mercado são as mais animadoras possíveis. A JBL continua sendo hoje uma das grandes quando o assunto são as caixas de som sem fio – cada vez mais populares – e os fones de ouvido. Com uma ampla variedade de opções na Contabilista, essa é uma das marcas nas quais você pode confiar.