5 benefícios do café para a saúde

O café é a bebida que está na xícara do brasileiro quando ele acorda, depois das refeições e nas pausas para descanso no trabalho. Não é à toa que há 150 anos o Brasil é o maior produtor mundial do grão, com mais de 3 milhões de toneladas todos os anos.

Em termos de consumo, somos o segundo colocado no mundo: o país representa 13% do café consumido no planeta e os números mostram que o interesse pela bebida vem crescendo. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o consumo subiu 4,8% entre 2017 e 2018 e a estimativa é que cresça mais 3,5% até 2021.

1. Acelera o Metabolismo

Os suplementos alimentares para emagrecimento costumam ter cafeína na fórmula e isso não é por acaso. A substância é um estimulante e acelera o metabolismo, aumentando a oxidação dos ácidos graxos. Não são poucos também os atletas que tomam café antes dos treinos para ter mais disposição.

2. É benéfico para o fígado

Quando consumimos bebidas alcoólicas ou açúcares em excesso o fígado pode ficar vulnerável, não dando conta de filtrar corretamente as substâncias. O excesso, inclusive, pode levar ao desenvolvimento de hepatite e cirrose. 

Porém, alguns estudos mostram que o café pode ser o contraponto perfeito nessa equação. O consumo do equivalente a quatro xícaras por dia pode reduzir os riscos de câncer no fígado em até 40%.

3. Aumenta a sua energia

Esse você já sabe: o café é de fato um dos melhores estimulantes energéticos disponíveis no mercado, não se trata apenas de fama. A cafeína, principal substância do café, estimula o sistema nervoso central, reduzindo a sensação de cansaço e de sono. Porém, não convém abusar.

Encare o café como um reforço para você se manter acordado até o final do dia, mas não se torne dependente da bebida. Boas noites de sono são fundamentais para a sua saúde, não faça do café uma espécie de “muleta” para se manter ativo por mais tempo dia após dia.

4. Reduz o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson

O café é uma bebida conhecida por melhorar o desempenho cognitivo por meio do estímulo energético. Essa condição auxilia a proteger o cérebro de degenerações neuronais, conforme alguns estudos sugerem.

Para se ter uma ideia, a doença de Alzheimer, um dos distúrbios neurodegenerativos mais comuns que ocorre em idosos, é também uma das causas de desenvolvimento de demência. Pesquisas mostram que quem bebe café regularmente têm entre 32% e 60% menos chances de desenvolver essa doença.

5. Auxilia no combate às inflamações

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que a cafeína tem papel importante na regulação de inflamações. De acordo com os pesquisadores, nas condições estudadas a cafeína foi capaz de agir contra a inflamação crônica causada pelo envelhecimento.

Entretanto, isso não significa que a bebida em si seja suficiente. É preciso combiná-la com boa alimentação, atividades físicas e boas noites de sono. Vale lembrar que o café não é um medicamento e não substitui o uso de remédios indicados por um profissional de saúde.

.....

Você já tinha se dado conta que aquela pausa para o café poderia trazer tantos benefícios assim para a sua saúde? Conheça mais curiosidades sobre o café, saiba quais são os tipos de café que existem e veja como montar uma copa dentro do escritório mesmo com pouco espaço.