4 razões para inserir as práticas ESG no seu negócio

Empresas e demais organizações precisam se reinventar para conseguir se tornar mais relevantes e ter melhores resultados nos dias de hoje. Neste contexto, tem ganhado força a busca por práticas ESG.

Este conceito, que pode ser definido como Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português – consiste em práticas empresariais que busquem não apenas o lucro e expansão do negócio, mas também uma melhora do cenário social e ambiental onde a organização está inserida.

Em outras palavras, há uma maior conscientização sobre os impactos que a organização pode causar no mundo ao seu redor, com a busca para que ela se torne algo positivo para toda a sociedade, e não apenas para os seus investidores e demais stakeholders.

Apesar da adoção de práticas ESG não ser uma tarefa fácil e que possa ser concluída do dia para a noite, ela pode alavancar os resultados da empresa no longo prazo, garantindo que ela não caia no ostracismo. Confira a seguir as quatro principais razões do porquê você e a sua organização devem seguir essas medidas.

empresários em reunião discutindo como adotar práticas ESG na empresa

1. Atrair novos consumidores

Aumentar a clientela é o sonho de qualquer empreendedor ou gestor. Na busca deste objetivo, muitos acabam focando apenas em criar e oferecer produtos e serviços de boa qualidade por preços mais baixos. Apesar desses quesitos serem importantes, não garantem que a empresa alcance os seus objetivos hoje em dia.

Isso porque os consumidores estão cada vez mais antenados sobre questões sociais e ambientais, buscando adotá-las em seus estilos de vida – incluindo no consumo. Para muitos, essas questões são inclusive mais importantes do que o preço em si.

Um estudo da IBM com a NRF aponta que cerca de 70% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais para ter acesso a produtos e serviços sustentáveis. Ou seja, se o seu foco é aumentar a clientela, comece a adotar práticas ESG o mais rápido possível.

2. Conseguir novos investimentos

Investidores e empresas especializadas em financiamentos estão atentas às mudanças do mercado, já tendo percebido que o aumento da demanda dos consumidores por práticas ESG. Dessa forma, cada vez mais capital tem sido inserido em empresas e corporações dispostas a atender esta demanda.

Se o seu negócio não possui como foco questões sociais, sustentabilidade e maior transparência administrativa, lamentamos dizer, mas ele não será atrativo para os investidores. Com isso, conseguir expandir e crescer será cada vez mais difícil.

3. Melhorar a cultura empresarial

Adotar melhores práticas de governança e uma maior responsabilidade socioambiental pode impactar profundamente a cultura da sua empresa. Ao fazer os colaboradores se sentirem mais confortáveis e com um senso maior de propósito, já que suas ações estão trazendo impactos positivos para a sociedade, isso dará um maior senso de responsabilidade para eles.

reunião de empresa onde uma mulher negra está em posição de liderança expressando suas ideias

Além disso, a organização se torna mais capaz de atrair e reter os melhores talentos do mercado, contribuindo para o seu crescimento no médio e longo prazo.

4. Melhora do ambiente onde a empresa atua e está localizada 

Qualquer modelo de negócios precisa ser visto como uma parte de um todo, e não uma organização totalmente separada do meio onde está inserida ou atuante. De nada adianta conseguir uma maior lucratividade no curto prazo se o ambiente ao redor está se deteriorando e os consumidores e demais indivíduos estão enfrentando dificuldades ou ficando cada vez mais incapazes de acessar os seus produtos e serviços.

Se preocupar e adotar práticas ESG que melhorem o ambiente onde a empresa está inserida deve ser visto como um investimento, onde a organização será capaz de se beneficiar do crescimento de toda a estrutura socioambiental e empresarial à sua volta.

Como adotar práticas ESG?

Uma boa forma de começar a adotar práticas ESG é ter ao seu lado empresas parceiras que já trilham este caminho. Nesse sentido, a Contabilista pode atuar não apenas como o seu fornecedor e parceiro de negócios, mas também a porta de entrada para este novo modelo de se fazer gestão.

Conheça o Contabilista Responsável, iniciativa com foco na preservação ambiental e em projetos sociais que têm feito grandes diferenças em nossa sociedade.

Fonte(s):

CESAR, GaúchaZH e Profissas.