Como usar o Skype para tornar a suas reuniões mais produtivas

A pandemia de coronavírus transformou as reuniões online no novo normal em nosso dia a dia. Prova disso é que os programas de videoconferência estão em alta. A lista de opções é grande, mas poucas trazem tanto recursos quanto o tradicional Skype.

O software da Microsoft ainda é uma referência no que diz respeito à comunicação online, permitindo chamadas em áudio e vídeo, compartilhamento de tela e até mesmo ligações para um número de telefone. 

Que o Skype é uma ótima opção você já sabe, vamos conhecer agora alguns recursos extras que talvez ainda sejam desconhecidos e que podem tornar suas reuniões mais produtivas.

Sem necessidade de download

Uma das grandes vantagens do Skype é que você não precisa necessariamente baixar o aplicativo para utilizá-lo, como acontecia no passado. Você até pode fazer o download do app, mas ele também pode ser utilizado via navegador: com apenas um clique é possível começar uma reunião online, sem nem mesmo ter uma conta.

Para fazer isso, basta acessar a página do Skype e clicar em “Criar uma reunião gratuita”. Depois, é só enviar o link da sala recém-criada para os seus contatos e pronto: sua reunião começa em segundos. As chamadas ao vivo suportam qualidade HD e podem reunir até 50 pessoas.

Número Skype: ligações internacionais com custo local

Um dos diferenciais de longa data do Skype é a integração com os recursos de VoIP. Isso significa que você pode fazer chamadas telefônicas nacionais ou internacionais pagando a um custo fixo muito mais baixo do que se utilizasse o sistema de telefonia tradicional. 

Porém, o mais interessante é o recurso de número de telefone exclusivo. A partir de um “número Skype” qualquer pessoa pode receber ligações em qualquer parte do mundo, sem que quem ligue tenha que pagar por uma ligação internacional. É uma das maneiras mais simples de conversar online mesmo a partir de um telefone fixo.

Compartilhamento de tela em celulares

Se você está no PC é fácil compartilhar a tela com os demais membros do grupo. Esse recurso está presente na maioria dos serviços do gênero, como Zoom ou Google Meet. Porém, e se você estiver no celular, como resolver esse problema? Simples, utilizando o Skype.

O mensageiro da Microsoft conta com um recurso que permite o compartilhamento de tela do celular em tempo real. Isso significa que basta colocar a ligação no viva-voz ou desativar momentaneamente a câmera para que as informações que você visualiza na tela sejam vistas pelos demais.

Legendas em uma chamada de vídeo

Nem sempre temos à nossa disposição uma conexão estável e quando isso acontece é natural que o áudio sofra com isso, ficando “picotado”, baixo ou com ruídos. Se ouvir o que os seus colegas falam está se tornando difícil, então utilizar o recurso de legendas do Skype pode ser uma solução.

O serviço reconhece automaticamente a fala e exibe na tela as legendas, em diversos idiomas, para que a compreensão se torne mais simples. Esse é um recurso que foi criado inicialmente tendo em vista os deficientes auditivos ou surdos. No entanto, o recurso pode ser extremamente útil para qualquer pessoa que esteja em busca de recursos extras para facilitar a compreensão.

Gravação de chamadas em vídeo

Se você quer ter certeza de que não perderá nenhum detalhe das reuniões ou das aulas, então que tal gravar o conteúdo para poder assistir a ele depois? Todas as chamadas realizadas pelo Skype, sejam elas apenas de áudio ou com áudio e vídeo, podem ser gravadas automaticamente no smartphone ou no PC.

Além de servir para que outras pessoas que não acessaram o conteúdo possam assisti-lo depois, essa também é uma maneira de documentar e registrar momentos importantes divididos com seus colegas de trabalho, amigos ou familiares.