5 razões pelas quais você só deve usar softwares originais na sua empresa

Há certos tipos de “economia” que não deveriam ser consideradas pelas empresas. Uma delas diz respeito ao uso de softwares piratas ou de procedência duvidosa. Embora inicialmente possa parecer uma boa ideia, há muitos problemas ocultos com quais você pode se deparar mais adiante que não justificam essa falta de investimento.

Você sabia que a multa por utilizar um software pirata, caso sua empresa seja autuada em uma fiscalização, pode chegar a 3 mil vezes o valor original do produto? Ou, ainda, que você pode estar abrindo brechas de segurança para que pessoas mal intencionadas roubem dados dos seus clientes? Listamos aqui algumas boas razões para você evitar esse tipo de dor de cabeça na sua empresa.

1. Softwares piratas são inseguros

Quando você baixa um software de uma fonte desconhecida não há garantia nenhuma sobre a sua procedência. É muito comum encontrarmos programas nos quais são inseridos arquivos maliciosos, capaz de roubarem os dados de quem os utiliza. Embora em termos funcionais eles possam ser idênticos, na prática você está deixando o computador de portas abertas para qualquer um.

Softwares originais custam mais justamente porque há um investimento maior em segurança, de maneira que a desenvolvedora possa garantir que você está seguro. Abrir mão dessa garantia e colocar os dados dos seus clientes em risco não é uma ideia inteligente para nenhuma empresa.

2. Problemas de desempenho

Outro problema frequente dos softwares piratas é a queda de desempenho. Quando os desenvolvedores criam um aplicativo eles buscam maneiras de aperfeiçoá-lo ao longo do tempo para que eles consumam menos recursos das máquinas. 

Quando você opta por um software pirata, abre mão dessas atualizações e problemas iniciais, que para todos são corrigidos em questão de dias, para a sua empresa se tornam uma característica frequente. Muitas vezes, o problema não é a sua máquina, mas sim os softwares que estão sendo executados.

3. Uma fiscalização pode multar a sua empresa

Legalmente, a sua empresa pode ser multada por utilizar software pirata. A indenização requerida pelos desenvolvedores pode chegar a até 3 mil vezes o valor do software original. Embora esse tipo de fiscalização não seja frequente, há vários casos registrados no país de companhias que se deram mal por conta disso.

Mais do que o valor da multa, os danos para a imagem da sua empresa podem ser irreversíveis. Parte-se do princípio de que se nem mesmo nos softwares básicos você foi capaz de investir, imagine então em outros aspectos do negócio. Não queira esse tipo de rótulo para a sua empresa.

4. Recursos inacessíveis

É comum que os softwares originais atuais ofereçam aos consumidores ferramentas complementares que podem ser acessadas online. Esses recursos na nuvem são acessíveis apenas para os assinantes e não podem ser acessado por aqueles que não têm a versão original do aplicativo.

Essa inacessibilidade a certos recursos pode representar uma grande perda competitiva para a sua empresa. Enquanto outras companhias, com softwares legalizados, têm acesso a recursos exclusivos, seu negócio fica para trás e deixa de ser competitivo.

5. Falta de suporte técnico

Todos os softwares estão sujeitos a apresentar problemas, inclusive os originais. A diferença é que quando você tem alguma dúvida com um software original basta entrar em contato com os desenvolvedores para resolver o problema da melhor maneira possível. 

Já no caso de um software pirata não há a quem recorrer. Você já pensou em ter que parar a sua produção por alguns dias pelo simples fato de não ter um software para trabalhar? Os prejuízos podem ser muito maiores do que a sua suposta economia. Em outras palavras: não vale a pena ficar na mão desse jeito.

Tags: Software