O que é inteligência digital e como desenvolvê-la na criança?

Tente relembrar como era o mundo quando você era criança e como ele é hoje. A tecnologia mudou muita coisa em nossas vidas. A chamada inteligência digital permitiu que tarefas que antes levavam horas para serem feitas, hoje pode ser resolvidas com um simples toque na tela do celular.

Nós adultos passamos pelas etapas de transformação do analógico para o digital, mas as crianças de agora não terão essa oportunidade. Elas já nasceram em um mundo no qual as competências digitais têm um valor muito maior do que tinham na nossa época, ainda que muitas metodologias de ensino não tenham acompanhado essas mudanças.

A pergunta que você deve se fazer é: seu filho está preparado para a nova era digital? Seja em casa ou na escola, é preciso buscar meios de utilizar as ferramentas existentes da melhor maneira possível. E isso é muito diferente de torná-los dependentes dos dispositivos eletrônicos.

Educação digital: o que é isso?

Um smartphone nas mãos de uma criança é como uma faca de dois gumes: ela tanto pode utilizá-lo como uma ferramenta de pesquisa e entretenimento e aprender cada vez quanto pode se perder e embarcar em horas e horas de jogos e consumo de conteúdo irrelevante. A culpa de forma alguma é do dispositivo eletrônico, mas sim do uso que se faz dele.

É aí que entra em cena a educação digital. Ela consiste em ensinar às crianças como elas podem utilizar a tecnologia a seu favor, seja para poupar tempo, para aprender mais ou mesmo para ter mais oportunidades de acesso ao mercado de trabalho no futuro. Conhecer as possibilidades e saber como utilizá-las será cada vez mais importante, como uma espécie de “alfabetização digital”.

Tecnologia não é só “coisa de adulto”

Muitos pais ainda insistem em tratar a tecnologia como algo que “não é para a criança”. De fato, utilizar redes sociais ou consumir conteúdo online sem a devida orientação dos pais não é recomendável. Todavia, isso não pode ser um impeditivo para que elas tenham acesso às possibilidades que o mundo digital oferece.

Um celular é uma poderosa ferramenta de pesquisa para a criança, que pode ter a oportunidade de descobrir um mundo de informações. Isso vale também para a TV e para o computador. Quanto mais cedo elas aprenderem a lidar com sistemas operacionais e compreenderem a lógica por trás desses dispositivos, mais eficientes elas serão quando tiverem independência suficiente para tomarem as suas decisões.

Alguns motivos para você estimular a inteligência digital das crianças

Assim como os dispositivos eletrônicos facilitam a nossa vida, o mesmo pode ocorrer com as crianças. Porém, como é muito fácil “se perder” e ir para caminhos pouco produtivos, a missão dos pais e educadores é formar cidadãos conscientes, que saibam quais são os riscos que correm e que aprendam a como evitá-los.

Apresente os limites

A inocência das crianças as torna presas fáceis para pessoas mal-intencionadas na internet. Porém, escondê-las desse mundo não é a melhor forma de se prevenir do problema. É preciso ter diálogo com elas para que elas saibam que essa realidade existe e, principalmente, para que saibam como enfrentá-la. Preservar a privacidade e desconfiar de ofertas generosas e links maliciosos é algo que deve ser ensinado.

Estimule o aprendizado

Além de entretenimento, que outras ferramentas educacionais online você pode apresentar ao seu filho? Há muitos sites e aplicativos gratuitos com uma série de recursos que estimulam o aprendizado. Seja na alfabetização, no enriquecimento de vocabulário ou mesmo no despertar da criatividade, vale a pena explorar esse mundo e oferecer a elas as melhores oportunidades.

Ajude-a a usar a internet para resolver problemas

Que tal ensinar o seu filho a usar a internet como forma de resolver as lições ou ainda como uma maneira de adquirir conhecimentos complementares? Se ele teve uma aula sobre a floresta amazônica, mostre vídeos sobre o tema ou pesquise imagens que possam estimulá-lo a compreender melhor o conteúdo. Seu papel é ser uma espécie de curador de tudo aquilo que ele vê.

.....

A educação digital oferece muitas oportunidades às crianças e privá-las desse mundo pode ser prejudicial para elas no futuro. As habilidades técnicas são um pré-requisito para praticamente todas as áreas nos dias de hoje e quanto antes elas puderem estar familiarizadas com smartphones, tablets e computadores, melhor será para elas. Porém, atenção ao conteúdo: você deverá ser o guia delas no mundo digital.

Fonte(s): Happy Code, Happy Cede (2), Exame, Steemit e Striata.