Saiba o que é uma impressora não fiscal, para que serve e como usá-la a seu favor no comércio

Você sabe dizer qual é a diferença entre uma impressora fiscal e uma não fiscal? Com o fim de certas obrigatoriedades governamentais, é cada vez maior o número de empresários que recorrem aos modelos “não fiscais”.

Empresas como a Bematech, por exemplo, se tornaram referência no Brasil na fabricação de modelos térmicos, ágeis e bastante econômicos. Se você ainda não sabe como o seu negócio pode se beneficiar desse equipamento, então é hora de conhecer mais detalhes sobre as impressoras não fiscais.

Qual é a diferença entre impressora fiscal e não fiscal?

As impressoras fiscais aos poucos estão caindo em desuso. Isso porque elas vem sendo substituídas pela Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica (NFC-e), pelo Módulo Fiscal eletrônico (MFe) e pelo Sistema Autenticador e Transmissor (SAT), documentos que não requerem especificamente uma máquina certificada. Tudo é feito online, o que reduz os custos para o empresário.

Diferentemente das impressoras fiscais, os modelos não fiscais não possuem lacre. Assim, é possível recorrer a elas para a emissão de cupons, ordens de serviço, senhas e tíquetes, podendo melhorar a organização da empresa e gerar mais agilidade no atendimento.

Por fim, apesar do resultado final da impressão ser semelhante, os modelos não fiscais são mais simples. Eles não contam com memória fita detalhe (MFD) e não possuem lacre, mas estão aptos a imprimir cupons fiscais desde que a empresa já adote a nova legislação com NFC-e.

Por dentro das obrigatoriedades fiscais

O uso da Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica (NFC-e) é uma medida relativamente recente no Brasil. Sua implantação vem sendo feita aos poucos, estado por estado. Essa iniciativa visa agilizar o trabalho dos empresários e oferecer a eles um canal mais rápido para comunicação de dados fiscais ao Governo Federal.

Até então era obrigatório que as empresas tivessem uma impressora fiscal para emissão dos cupons fiscais. Os modelos precisavam ser homologados pela Receita Federal e continham um lacre para não serem modificados. Essas características acabavam encarecendo um pouco os custos do produtos.

Impressoras térmicas não fiscais da Bematech: principais modelos

Uma das fabricantes mais conhecidas do mercado de impressoras não fiscais é a Bematech. A companhia brasileira conta com diversos modelos para suprir as necessidades dos empresários. Aqui, destacamos dois dos principais produtos, ambos disponíveis na Contabilista.

1. Bematech MP2800TH

O modelo MP2800TH se destaca pelo seu tamanho reduzido e pela ampla conectividade: ela pode ser integrada a praticamente qualquer software de ponto de venda para impressão de documentos fiscais como DANFE, CF-e ou códigos de barra.

Impressora do tipo térmico, ela suporta papel com largura entre 58 e 82,5 milímetros. Seus drivers são compatíveis com Windows (7, 8 e 10) e Linux. Pesando pouco mais de 1 quilo, ela conta com conexão USB, Ethernet e Serial.
A impressora tem ainda três anos de garantia contra defeitos de fabricação pelo fabricante.

Conheça mais detalhes da impressora térmica não fiscal Bematech MP2800TH

2. Bematech MP4200TH

Já para quem busca uma impressora térmica não fiscal com impressão de melhor qualidade, a alternativa é o modelo MP4200TH. Ela também pode ser integrada com uma ampla gama de softwares fiscais e de ponto de venda e se destaca pela inclusão do mecanismo Easy Recovery System, que facilita o desatolamento do papel.

Também do tipo térmico, ela suporta papel com largura entre 58 e 82,5 milímetros. Seus drivers são compatíveis com Windows (7, 8 e 10) e Linux, imprimindo a uma velocidade de 250 mm/s a resolução de 8 pontos/mm (equivalente a 203 x 203 dpi). Pesando pouco mais de 1,2 quilo, a impressora tem 1 porta USB (Inteface Ethernet opcional vendida separadamente).
Além disso ela conta com três anos de garantia contra defeitos de fabricação pelo fabricante.

Conheça mais detalhes da impressora térmica não fiscal Bematech MP4200TH

***

Você encontra a melhor impressora não fiscal na Contabilista. Encontre a unidade mais próxima ou acesse a nossa loja online.

Fonte(s): Bematech[1] e [2] e Info Varejo