Adeus, insônia! 5 dicas para dormir melhor à noite e ser mais produtivo

Você se deita na cama e o sono não vem? Uma noite mal dormida é capaz de comprometer a produtividade de qualquer pessoa. Eventualmente todos nós estamos sujeitos a imprevistos, mas quando o problema se torna recorrente, é sinal de que alguma coisa está errada. A culpa de uma noite de sono ruim pode ter relação direta com a alimentação ou com maus hábitos.

Você quer saber como dormir melhor à noite? Fique de olho nessas cinco dicas e dê adeus às noites mal dormidas.

1. Evite estimulantes no período da noite

Bebidas consideradas estimulantes, como café, chá preto, energético e refrigerante, não devem ser consumidas nas quatro horas que antecedem a sua ida para a cama. Se você costuma se deitar todo os dias às 23h, por exemplo, suspenda o consumo desses itens a partir das 19h. 

Alimentos com essas características provocam efeitos químicos no organismo que podem durar até seis horas. Quando o corpo precisa lidar com os efeitos da cafeína, a tendência é que ele demore mais para adormecer, fazendo com que você perca horas de sono rolando na cama até que o efeito passe.

2. Prepare um ambiente confortável

Boas noites de sono passam também por um ambiente adequado. O quarto deve ser escuro, sem luzes artificiais. O ambiente deve ser bem arejado, sem estar muito frio ou abafado. Use roupas confortáveis e mesmo nos dias mais quentes deixe ao menos um lençol por perto para se cobrir.

Quando as condições do local não são adequadas, o resultado é que ficamos nos contorcendo na cama até achar uma posição ideal. Isso pode consumir de duas a três horas da sua noite. Invista em um ambiente livre de ruídos e garanta mais tranquilidade.

3. Não leve o celular para a cama

Usar o celular na cama até a hora de adormecer é parte da rotina de milhões de brasileiros. Porém, aparelhos eletrônicos com tela luminosa não deveriam estar ligados no seu quarto depois que as luzes se apagam.

O nosso corpo entende a ausência de luz como um momento para reduzir a intensidade e relaxar. Não é por acaso que sentimos sono à noite e não durante o dia. Quando introduzimos luzes artificiais nessa equação, o resultado é que o corpo perde as referências e tem mais dificuldade para “desligar” depois que as luzes se apagam.

4. Invista em um bom colchão e em travesseiros confortáveis

O uso de um colchão e travesseiros adequados são essenciais para garantir o alinhamento postural ao deitar. Portanto, assim como você deve prestar atenção à sua postura durante o trabalho, investindo em uma cadeira confortável, essa regra se aplica também à sua cama. Em média, passamos 8 horas por dia dormindo, o que corresponde a um terço da nossa existência. Portanto, nada mais justo do que investir em conforto.

O melhor colchão é aquele no qual você se sente bem. Vá até uma loja e teste os modelos existentes para descobrir qual é mais agradável para o seu corpo. No caso do travesseiro, escolha modelos capazes de conservar as características por mais tempo. Se perceber que ele está ficando “baixo”, troque-o imediatamente.

5. Faça exercícios físicos, mas não antes de ir para a cama

A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de contribuir para que tenhamos boas noites de sono. Porém, atenção: quando nos exercitamos, o corpo libera uma descarga de adrenalina no organismo e, por esse motivo, a dificuldade de pegar no sono pode ser maior. 

Se esse período é o único que você tem para se exercitar, vá em frente. Porém, tenha em mente que o ideal é reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar antes da hora de dormir. Cuide ainda da alimentação: evite ingerir comidas gordurosas ou de difícil digestão na hora do jantar. 

.....

Um sono com qualidade baixa compromete diretamente a produtividade no dia seguinte. Por mais que você se planeje para “recuperar o atraso” no final de semana, o fato é que noites de sono não são “negociáveis”. Em outras palavras, você até poderá se sentir melhor na segunda-feira, depois de descansar no final de semana, mas no dia seguinte a uma noite mal dormida a sua produtividade sempre estará comprometida.