Como escolher um ventilador para sua casa ou escritório?

O calor excessivo no ambiente pode comprometer a sua produtividade. A chegada do verão faz com que a temperatura em algumas cidades aumente de forma considerável, sendo mais do que necessário colocar um ventilador para refrescar a casa ou o escritório.

Porém, você sabe qual modelo de ventilador escolher para que todas as suas necessidades sejam atendidas? Essa pode parecer uma escolha simples, mas na prática há muitos fatores que precisam ser levados em consideração. 

Nem sempre um ventilador maior (hélice com mais pás) é a escolha mais interessante. Além disso, é necessário pensar no melhor posicionamento do equipamento. Chegou a hora de descobrir tudo que você precisa saber para comprar o seu próximo ventilador.

Escolha o tipo de ventilador

Basicamente, existem quatro tipos de ventiladores: o ventilador de teto, o ventilador de mesa, o ventilador de coluna e o ventilador de parede. Cada um deles, como o nome indica, tem uma finalidade específica, mas não é esse o único quesito no qual você deve ficar de olho.

Mais simples e acessíveis, os ventiladores de mesa ocupam pouco espaço, são silenciosos e custam pouco: é o básico para você começar. Já o ventilador de coluna se destaca pelo fato de ter um apoio mais alto. Geralmente esses modelos são mais potentes, apresentando mais opções de velocidade, e são indicados para cômodos maiores.

O ventilador de parede é ideal para quem não tem muito espaço. O modo de funcionamento não difere muito dos demais, mas a instalação é um pouco mais trabalhosa e o modelo fica fixo em um ponto. Por fim, temos o ventilador de teto, que requer instalação por parte de um profissional 

Veja as opções de velocidade

Os modelos mais simples de ventilador têm apenas uma única opção de velocidade. Já a ampla maioria dos produtos vendidos no mercado têm ao menos três velocidades – normal, média e alta. Há ainda aqueles modelos mais completos que chegam a ter cinco velocidades, o que pode tornar a experiência de uso mais personalizada.

Já para quem procura comodidade, é interessante notar que alguns ventiladores apresentam controle remoto. Eles custam um pouco mais, mas permitem que você ligue, desligue ou mude a velocidade de giro da hélice sem precisar se levantar do sofá.

Verifique o consumo de energia

Em geral, ventiladores de mesa ou de coluna não são equipamentos que consomem tanta energia a ponto de impactar de forma significativa a conta de luz. Entretanto, modelos com motores mais potentes ou funcionando em um nível maior de rotações por minuto, podem sim consumir mais energia.

Nesse caso, observe a classificação energética: os aparelhos fabricados no Brasil recebem o selo Procel, que classifica a eficiência do produto. Se a nota dele for “A”, pode comprar sem medo, pois é sinal de que ele oferece a melhor relação custo-benefício possível nesse quesito.

Saiba como calcular a potência

A potência de um ventilador é determinada por vários quesitos, o que inclui a quantidade de pás, a inclinação delas e o número de rotações por minuto (RPM) que o conjunto pode atingir. Quem gosta de vento forte deve procurar os modelos que atingem um índice RPM mais alto.

Em contrapartida, um ventilador rodando mais rápido significa mais ruído. Se você ficará próximo dele e exposto a uma corrente de ar intensa, recomendamos versões com potência mais moderada. Em ambientes com até 10m², um ventilador com vazão de ar entre 1 m³/s e 1,7 m³/s é suficiente; para ambientes maiores, entre 25 m² e 35 m², opte por aqueles com vazão acima de 2 m³/s de ar.

Observe os materiais utilizados no design do produto

A maioria dos modelos disponíveis no mercado possuem acabamento em plástico, um padrão perfeitamente aceitável para esse tipo de eletrodoméstico. Entretanto, fique atento às versões com peças de metal, especialmente se você mora ou trabalha no litoral. Em razão da maresia, esses modelos tendem a oxidar com mais facilidade.

.....

Na Contabilista você encontra diversos modelos de ventilador para atender todas as suas necessidades.  Compare as especificações técnicas dos produtos e não deixe o verão se tornar um incômodo durante o home office. Adquira hoje mesmo um modelo para o seu escritório.