Como posicionar o ventilador para refrescar o ambiente de trabalho

Em algumas cidades brasileiras, trabalhar durante os períodos mais quentes do ano é um verdadeiro desafio. Ainda que o ar-condicionado possa dar um jeito na situação, não são todos os estabelecimentos e cômodos de uma empresa que contam com eles. Por isso, a melhor maneira de se refrescar nessas ocasiões é mesmo recorrendo aos ventiladores.

Mas será que existe um jeito certo de como posicionar o ventilador? A resposta para essa pergunta é um sonoro “sim”. Antes de simplesmente ligar o ventilador e deixar que o ar corra pelo ambiente, é preciso prestar atenção em algumas regras de forma que você possa obter o máximo de eficiência sob qualquer circunstância.

A escolha do modelo certo também ajuda a ter melhores resultados. Nesse artigo, vamos dar algumas dicas sobre como proceder não apenas na escolha, mas também no posicionamento desse equipamento.

Onde posicionar o ventilador?

Vamos pensar logicamente: qual é o principal objetivo de se colocar um ventilador em um ambiente? Ele está ali não apenas para fazer um “ventinho”, mas sim para espalhar ar fresco no cômodo. A ideia é que o ar quente, que já está circulando por lá, possa ser resfriado, digamos assim, deixando a temperatura mais amena.

A física explica que o ar quente é mais leve do que o ar frio e, por conta disso, ele costuma ficar na parte de cima do ambiente – e é por isso que sentimos muito calor na altura da cabeça, por exemplo. Por isso, a primeira dica é posicionar o ventilador onde o ar quente pode ser combatido: na parte superior.

O ventilador deve estar virado para onde?

Muitas pessoas, quando têm a oportunidade, colocam o ventilador virado diretamente para o rosto. Pode até ser uma boa ideia em alguns casos, mas em geral não é esse o posicionamento mais indicado. Os especialistas afirmam que os ventiladores podem se tornar mais eficientes se estiverem posicionados de frente para a janela.

Achou estranho? Há uma explicação para isso. É pela janela que, em dias de calor, mais ar quente entra no ambiente. Quando o ventilador está direcionado para ela, ele ajuda a “empurrar” esse ar quente para fora, mantendo o ambiente mais fresco. Não se trata, porém, de deixar o ventilador na janela, mas sim posicionado de tal forma que o vento se direcione para lá.

Escolhendo o tipo de ventilador

Basicamente, existem três tipos de ventilador: o ventilador de teto, o ventilador de mesa e o ventilador de parede. Cada um deles, como o nome indica, tem uma finalidade específica, mas não é esse o único quesito no qual você deve ficar de olho. A potência e o tamanho do ambiente são fatores determinantes para saber se vale a pena o seu investimento em um determinado modelo.

A medida de velocidade de um ventilador é apontada em rotações por minuto (RPM). É a quantidade de vezes que as pás fazem uma volta completa durante 60 segundos. Quanto maior for esse número, mais potente é o ventilador. Calcular o coeficiente de eficiência de um ventilador é um pouco chato, mas vamos simplificar as coisas.

Em um ambiente com 10 metros quadrados, um ventilador com pelo menos 250 RPM pode dar conta do recado. Ambientes entre 10 e 35 metros quadrados requerem um ventilador um pouco mais potente, com até 700 RPM. Já para locais acima dos 35 metros quadrados, a sugestão é investir em mais de um aparelho. Você encontra várias opções na loja virtual da Contabilista.

Dica adicional: abra as janelas

A nossa última dica não diz respeito diretamente aos ventiladores, mas sim aos cuidados que você deve ter com o ambiente para minimizar a sensação de abafamento. Sempre que possível, abra as janelas e faça o vento circular. Se você está em um local com ar-condicionado, desligue o aparelho e abra as janelas durante pelo menos 20 minutos a cada 4 horas.

O ar parado é um dos principais responsáveis por ampliar a sensação térmica. Se você notar que tudo está muito abafado, pode apostar que é porque as janelas estão fechadas há muito tempo. Por isso, deixe o ar circular pelo ambiente e respire um ar mais fresco durante todo o dia.