5 adaptadores que você precisa ter no seu escritório ou home office

Seja em casa ou no escritório, certos tipos de adaptadores precisam estar sempre à mão, pois nunca sabemos quando vamos precisar deles. Ligar um notebook a uma TV ou um projetor pode ser frustrante se você não tiver o adaptador certo por perto.

Isso se aplica aos cabos que ligam o celular ao PC, a uma TV ou a outros dispositivos. Além disso, existe o fato de que nem todos os computadores têm um número suficientes de entradas USB. Se você precisar conectar absolutamente tudo de uma vez provavelmente precisará de uma extensão USB.

Neste artigo, mostramos alguns dos adaptadores mais comuns e requisitados em escritórios e residências. Certifique-se de sempre ter um deles nas suas gavetas.

1. Adaptador para cartão de memória

Nos smartphones utilizamos cartões de memória do tipo micro SD. Porém, são raros os computadores que têm entrada direta para eles. Na maioria dos casos, as máquinas que contam com esse recurso têm uma entrada do tipo SD. Em outras palavras, você precisará de um adaptador para colocar um cartão micro SD em um formato SD.

Esse item é relativamente comum para quem já comprou um cartão SD em algum momento. Esses cartões são amplamente utilizados em máquinas fotográficas do tipo DSLR. Se o seu PC tem entrada para cartão SD, então considere esse adaptador para passar as fotos do cartão do smartphone diretamente para a máquina.

2. Adaptadores para tomadas

Embora o padrão brasileiro de tomadas de 3 pinos tenha sido adotado há um bom tempo, ainda há muitas residências nas quais os espelhos de tomada não estão adaptados para eles. Isso faz com que além do padrão novo e do antigo, existam ainda produtos importados com tomadas nos padrões americano e europeu, o que torna tudo ainda mais confuso.

Sendo assim, adaptadores de tomada são algo que você precisa ter. Seja para suportar tomadas de diferentes formatos ou mesmo para suportar mais de uma tomada plugada por vez, opções não faltam para que você possa contemplar todos os tipos de soquetes disponíveis no mercado.

3. Adaptador USB

Talvez você nem saiba da existência dos adaptadores USB, mas eles são fundamentais para quem deseja ter mais praticidade na hora de utilizar as entradas USB do notebook ou do PC. A ideia aqui é ter uma espécie de “extensão de USBs”, transformando uma entrada em pelo menos outras quatro.

Há modelos compatíveis com mais entradas, mas em geral eles oferecem portas do tipo USB 2.0. Opte por modelos com suporte ao padrão USB 3.0, que garante transferências de dados com maior capacidade. O valor desses adaptadores varia de R$ 20 a R$ 100, de acordo com o fabricante.

4. Adaptador HDMI

Notebooks têm pelo menos duas entradas USB, mas são poucos que têm mais do que uma porta HDMI. Isso faz com que não seja possível enviar a imagem do notebook para um segundo monitor e para uma TV ao mesmo tempo, por exemplo. A solução é recorrer aos adaptadores de HDMI.

Os modelos mais comuns vem com três entradas HDMI. Ou seja, uma única entrada da sua máquina se transforma em três. Dê preferência aos modelos compatíveis com as versões HDMI 2.0 e HDMI 2.1, pois eles têm suporte a resoluções mais altas, como o Ultra HD (4K).

5. Adaptador VGA – DVI

Ainda que o formato HDMI esteja aos poucos dominando o mercado, ainda existem diversas TVs e monitores compatíveis com os formatos VGA e DVI. E mais: muitos notebooks e computadores mais antigos também têm essas opções como únicas alternativas para os usuários.

A solução? Usar um adaptador, é claro. Os adaptadores do tipo VGA – DVI são os mais comuns, pois permitem que dispositivos muito antigos sejam conectados em modelos relativamente recentes. Se for preciso você pode emendar um adaptador em outro, transmitindo de um VGA em DVI e um DVI para HDMI. Quem trabalha com projetores mais antigos certamente já precisou de algum deles.

.....

Lembre-se desse conselho: seja no escritório ou no home office, tenha sempre guardados em uma gaveta ou caixa todas essas opções de adaptadores. Acredite, em algum momento você precisará deles.