Qual a diferença entre splitter e switch para cabos HDMI?

Se você alguma vez já precisou trabalhar com vários aparelhos ligados a uma mesma TV, possivelmente já se questionou sobre qual é a diferença entre splitter e switch para HDMI. Os acessórios podem ser fisicamente similares, mas os resultados são completamente diferentes.

Para que não restem mais dúvidas sobre as características de cada um deles, nesse artigo explicaremos como escolher o modelo correto para atender às suas necessidades. Caso contrário, você pode acabar com um acessório em mãos que não será capaz de resolver o seu problema.

O que é um splitter?

Se traduzirmos a palavra “splitter” para o português, chegaremos no termo “divisor” e é justamente essa a sua função. Um splitter permite que você obtenha o sinal de vídeo de uma fonte e exiba-o em mais de um display. Tudo vai depender de quantas saídas o splitter tem, mas esse número é variável.

Dessa forma, suponha que a sua fonte original de áudio e vídeo seja um PlayStation 4 ou um retroprojetor. O que você quer fazer é exibir essa imagem simultaneamente em mais de um monitor. Podem ser dois, quatro, oito, não importa. O splitter tem um número determinado de saídas – e cada saída significa um novo display compatível.

O que é um switch?

Em contrapartida, se traduzirmos o termo “switch” para o português teremos algo como “mudar”. Em termos de sinal, o que o switch faz é o oposto do splitter. Ou seja, ele permite que você conecte duas fontes de áudio e vídeo a um mesmo display. Para compreender a sua lógica, vamos a um exemplo.

Imagine uma TV que possua apenas uma entrada HDMI. Se você tentar ligar um PlayStation 4 e um Xbox One a ela, por exemplo, terá que alternar entre um e outro, pois não há espaço físico para conexão dos dois. O switch resolve esse problema. Você pode conectar os dois consoles ao acessório e o switch à TV. Basta mudar uma chave para alternar entre os sinais de uma e outra fonte.

Por que há tanta confusão entre splitter e switch?

Ambos os acessórios são muito parecidos e têm funções similares. Algumas marcas, por exemplo, têm modelos exatamente iguais em termos de design, embora as finalidades sejam diferentes. Some a isso o fato de que muitas pessoas compram um acessório “para ligar várias coisas na TV”. Como as descrições são parecidas, switchers e splitters acabam indo parar nos carrinhos de compras sem que o consumidor saiba ao certo se é exatamente aquilo que ele precisa.

Na Contabilista, por exemplo, você encontra modelos de splitter com duas e quatro saídas. É o caso dos modelos WI357 da Multilaser (2 saídas) e do WI329 da Multilaser (4 saídas). Ambos têm preços e funcionalidades similares, mas o que muda é o que segundo modelo tem mais saídas – portanto permite ligar o conteúdo de uma fonte em até quatro displays.

Já em se tratando de switches HDMI, você encontra os modelos WI290 da Multilaser (3 entradas) e WI346 da Multilaser (5 entradas). No primeiro caso, é possível ligar à entrada HDMI de uma TV até três aparelhos e, no segundo, até cinco. O primeiro modelo é mais acessível, mas em termos de funcionalidades eles são similares.

Portanto, agora que você já sabe quais são as diferenças, fique atento e escolha o modelo certo para atender as necessidades do seu escritório. Porém, por via das dúvidas, é recomendável ter um de cada em sua empresa. Afinal, você nunca sabe quando vai precisar deles.