Quais são os riscos para a saúde em escritórios e como evitá-los?

Dados divulgados pelo Ministério da Previdência apontam que em 2017 a dorsalgia (nome técnico para dor nas costas) foi a principal causa de pedidos de afastamento do trabalho junto ao INSS – mais de 83 mil casos foram registrados.

Quando pensamos em riscos de saúde no trabalho, é comum associarmos essas preocupações a ambientes mais perigosos, em que há maquinário pesado, como indústrias e fábricas. Contudo, é nos escritórios que se registra o maior número de ocorrências que resultam em problemas tanto para o empregado quanto para o empregador.

Boa parte disso se deve ao fato de que muitas empresas não se atentam aos benefícios da ergonomia no trabalho. Desde um suporte de mesa para notebook até um apoio para os pés, todos os itens recomendados pela NR-17 devem ser observados para que seja possível minimizar os riscos de lesões e doenças.

NR-17: pensar a ergonomia no trabalho é lei

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) é a diretriz que regula como deve ser a ergonomia no ambiente de trabalho. A ideia da legislação é estabelecer condições mínimas de trabalho visando preservar as características físicas e psicológicas dos trabalhadores.

riscos para a saúde em escritórios e como evitá-los

Aumentando o conforto, diminui o número de lesões e aumenta a produtividade. Assim, devem ser evitados trabalhos realizados em pé durante longos períodos sem descanso, monotonia, levantamento de cargas pesadas e lesões por esforços repetitivos.

É dever das empresas prestar atenção às condições de trabalho oferecidas e se engana quem pensa que nos escritórios os riscos são menores. Pelo contrário. O trabalhador que passa o dia sentado, se não tiver as condições ideais de trabalho, pode desenvolver tantas doenças quanto os trabalhadores braçais.

Como evitar LER/DORT no ambiente de trabalho

LER/DORT são siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Elas estão entre as principais causas de afastamento registradas no INSS e muitas delas poderiam ser evitadas atentando-se ao uso de um mobiliário adequado.

Para aqueles que passam o dia no computador, um suporte de mesa para notebook é o primeiro passo para evitar dores no pescoço e nas costas. A tela deve ficar na mesma altura dos olhos. Mesas e cadeiras devem ter a altura adequada ou serem reguláveis. Por fim, apoios para os punhos e para os pés devem completar a estrutura.

riscos para a saúde em escritórios

Os trabalhadores devem ser estimulados ainda a fazerem pequenas pausas durante a jornada de trabalho. Nesses momentos, devem ser feitos alongamentos e exercícios físicos. Empresas com maior número de funcionários devem disponibilizar profissionais de educação física para ginástica laboral em alguns momentos do dia.

Por fim, há que se pensar ainda nas condições de luminosidade do ambiente. O local de trabalho deve ser bem arejado e iluminado, sob risco de prejudicar a visão do trabalhador ou, ainda, provocar resultados psicológicos adversos, como sensação de claustrofobia e depressão.

Sinalização no ambiente de trabalho

Além dos riscos à postura, em um escritório há ainda outras ameaças que não podem passar despercebidas pela sua empresa. Há a necessidade, por exemplo, de sinalizar certas áreas do escritório. A localização dos extintores de incêndio, as saídas de emergência e as áreas com risco de choque elétrico, precisam estar indicadas.

quais são os riscos para a saúde em escritórios

Outro risco está nos fios e nas tomadas. Quando os cabos ficam expostos ou no meio do caminho acabam se tornando um convite para tropeços e acidentes. Um ambiente organizado e limpo evita que situações como essas se transformem em riscos potenciais à saúde.

Por fim, áreas em manutenção, como pisos molhados ou carpetes soltos devem ter atenção redobrada. A instalação de corrimões nas escadas bem como de fitas antiderrapantes nos degraus deve ser observada.

A ampla maioria desses itens pode ser encontrado em lojas de material de escritório, como a Contabilista. Acesse nosso site e compre tudo com a facilidade de um clique.