Segurança do Trabalho: sinalização com fita demarcação de solo

Você já observou alguma fita de demarcação e sinalização do solo em um estabelecimento comercial ou fábrica? Esses itens são amplamente utilizados em diversos locais e, em muitos casos, são obrigatórios devido à legislação do nosso país.  

Comumente usadas nas cores amarela ou zebrada, essas fitas ajudam a aumentar a proteção dos indivíduos em um local, servindo como uma forma de comunicação visual ou orientação para um procedimento ou destino. Como por exemplo, podemos citar as fitas usadas para mostrar onde está a saída de emergência em uma sala de cinema.

Se você deseja saber mais sobre esses produtos, seus principais tipos de uso, diferença de cores e quando o seu uso é obrigatório, está lendo o artigo certo! Veja essas informações a seguir:

Para que serve uma fita de demarcação?

As fitas de demarcação de solo fazem parte dos equipamentos utilizados para proteção individual, podendo ser inseridas tanto em locais internos como externos de uma fábrica, loja ou demais estabelecimentos onde há um fluxo de pessoas ou veículos. Entre os seus principais casos de usos, podemos destacar:

  • Sinalização de filas, de áreas de acesso restrito e pontos de carga e descarga de produtos;
  • Forma de orientação, indicando como acessar um determinado local;
  • Forma de aviso sobre um potencial risco ou acidente que ocorreu no local; 
  • Sinalizar que uma determinada área está em obras;
  • Indicar onde é possível encontrar equipamentos de segurança, como extintor de incêndio, por exemplo.  

Um dos principais benefícios de uma fita de demarcação é o fato dela ser capaz de chamar a atenção de um indivíduo. Conforme destacado anteriormente, elas geralmente são amarelas ou zebradas, mas é possível encontrá-las em outras cores também. Com isso, cada modelo acaba se tornando mais comum para determinada função.

  • Amarela: por ser uma cor chamativa, é comumente utilizada para avisar sobre um potencial perigo ou risco em potencial.
  • Zebrada: usada para demarcar e isolar áreas de risco, como obras ou locais onde um acidente acabou de acontecer.
  • Branca: frequentemente usada para sinalizar lixeiras, bebedouros ou áreas de socorro.
  • Laranja: usada para indicar um potencial perigo em relação a produtos abrasivos, ácidos ou dispositivos elétricos.
  • Vermelha: usada para sinalização contra incêndios, bem como hidratantes, extintores e saídas de emergência.
  • Púrpura: usada como alerta para radiação nuclear, eletromagnética, reservatórios radioativos e aterros contaminados.
  • Azul: sinaliza a proibição de um equipamento ou indica a obrigatoriedade do uso de EPI´s.
  • Verde: sinaliza áreas de segurança e postos de atendimento de primeiros socorros.
  • Preta: indica o local onde é feita a coleta de resíduos, exceto em casos relacionados à saúde, como hospitais.

Fita ou tinta, qual a melhor opção?

Uma sinalização de piso não precisa necessariamente ser feita com uma fita. Em alguns casos, acabam optando por utilizar uma tinta. No entanto, não recomendamos esse procedimento pois nem todos os pisos são adequados para fazer uma sinalização com tinta. Além disso, as fitas de demarcação possuem uma maior resistência em relação a trânsito de veículos e indivíduos, e são muito mais resistentes à água, óleo e outros produtos químicos.

Outra desvantagem das tintas é que dificilmente a sinalização será refletiva, algo recomendável e que ajuda a chamar a atenção das pessoas. Por outro lado, diversos modelos de fitas de demarcação possuem essa característica.

Quando seu uso é obrigatório?

Em alguns casos, a sinalização é algo exigido por órgãos de fiscalização, em especial em atividades ou produtos que possuem alto grau de risco, como itens radioativos. Além disso, instituições como o corpo de bombeiros também podem exigir essas medidas.

No Paraná, por exemplo, a NPT 20 exige que uma sinalização de piso deve ser implementada para indicar hidrantes e extintores de incêndio contidos em garagens, áreas de fabricação, depósitos e demais locais usados por grandes empresas que possuam um grande fluxo de pessoas ou mercadorias. Por isso, não deixe de conferir a legislação vigente do seu estado e cidade.

Mesmo que sua empresa ou local de negócios não seja obrigada a essas normas, sugerimos que você considere utilizar uma fita de demarcação. Afinal, elas podem contribuir para a segurança dos seus funcionários e clientes, e segurança nunca é demais, não é mesmo? Nesse sentido, busque um profissional de segurança do trabalho e certifique-se de instalar as fitas conforme as normas da ABNT.

Acesse nosso site e conheça as fitas de demarcação de solo e demais itens de segurança ofertados pela Contabilista e transforme o seu local de trabalho em um ambiente muito mais seguro para os seus funcionários e clientes.