Cinematerapia: 5 filmes com lições de vida para você ficar mais otimista

Certamente você tem algum filme que está na sua lista de favoritos por alguma razão. Independentemente da sua escolha, sabemos que filmes são marcantes e muitas obras têm a capacidade de mergulhar na nossa alma, se revelando verdadeiras lições de vida.

A pandemia de coronavírus fez com que muitas pessoas ficassem em casa, e mais do que nunca precisamos de exemplos positivos para continuarmos tendo perspectivas de que dias melhores virão. E nada melhor do que alguns sucessos do cinema para nos ajudarem nessa missão.

Aqui, listamos 5 filmes com lições de vida que o deixarão mais otimista e confiante para enfrentar o dia seguinte. Aproveite-os sem moderação.

1. Gênio Indomável (1997)

Will é um gênio em matemática, mas trabalha como faxineiro e tem uma vida repleta de bebedeiras e brigas em bares. Sem nenhuma oportunidade na vida, ele chama a atenção de Gerry, um professor que consegue encaminhá-lo para a terapia. As conversas com Dr. Sean (Robin Williams) transformam a vida do rapaz.

A produção mostra como muitas vezes deixamos que os nossos medos nos dominem, fazendo com que os nossos sonhos fiquem em segundo plano pelo simples fato de não sabermos como lidar com o passado. Liberte-se dos seus rancores e frustrações pessoais e abra sua mente para aproveitar ao máximo essa grande história de vida.

2. A Vida é Bela (1998)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o italiano “A Vida é Bela” é considerado um clássico do cinema e as reflexões que ele provoca podem ser muito úteis atualmente. Na trama acompanhamos a história do judeu Guido e seu filho Giosué que, durante a Segunda Guerra Mundial, são levados para um campo de concentração nazista.

Mesmo em meio aos horrores da guerra, Guido se esforça para fazer com que o menino acredite que está participando de uma brincadeira, não deixando que o medo, a angústia e a tristeza possam se abater sobre o filho. Para isso ele inventa histórias e contagia todos aqueles que estão à sua volta pela perseverança e dedicação.

3. Homens de Honra (2000)

Baseado em uma história real, Homens de Honra conta a vida de Carl Brashear, um homem negro de família humilde que tinha como maior sonho se tornar um mergulhador da marinha norte-americana. A trama se passa nos anos 40, uma época em que o racismo era ainda mais forte dentro das instituições.

Contra tudo e contra todos, Carl consegue mostrar o seu valor e ir além das atividades permitidas para negros na época, como cozinhar ou lavar banheiros. Sua força, coragem e determinação são motivadoras para nos fazer compreender sobre a importância de lutas por direitos, igualdade e sonhos, por mais distantes que eles pareçam.

4. Coach Carter: Treino Para a Vida (2005)

Estrelado por Samuel L. Jackson, Coach Carter: Treino Para a Vida acompanha a história de Carter, dono de uma loja de artigos esportivos que aceita ser o treinador de basquete em sua antiga escola. O local está localizado em uma área pobre da cidade e para a maioria dos alunos o esporte é a única oportunidade de ter perspectivas de vida.

Com regras rígidas, ele determina que todos os jogadores da equipe se comprometam a serem respeitosos, se vestirem de forma adequada e tirarem boas notas em todas as disciplinas. O que era para ser um time competitivo de basquete acaba se transformando em uma extensão da escola, cujos valores aprendidos são ainda mais transformadores do que os das vitórias no esporte.

5. À Procura da Felicidade (2006)

Enfrentando problemas financeiros, Chris (Will Smith) vê sua esposa partir e se vê desempregado e com um filho de 5 anos para cuidar. Embora tenha experiência como vendedor ele não consegue oportunidades remuneradas e ambos acabam sendo despejados do local onde moram.

Eles passam a morar na rua ou em abrigos, sem nunca desistir de acreditar que dias melhores virão. O filme é considerado um dos mais emocionantes de toda a carreira de Will Smith e a cena final certamente fará com que você sinta o coração mais leve e feliz. Uma prova de que é possível superar qualquer tipo de adversidade independentemente das circunstâncias.

.....

Que tal essas sugestões para provocar boas reflexões durante a sua quarentena? Não é incrível o poder que cinema tem de nos transformar?

Tags: Filmes