Sustentabilidade: cuidados fundamentais ao escolher os materiais de limpeza

Você sabia que ao escolher produtos de limpeza caseiros pode estar contribuindo para agravar os problemas do meio ambiente, além de colocar a sua saúde em risco? 

Optar por soluções sustentáveis quando se trata de escolher materiais de limpeza ainda não faz parte da rotina da maioria das pessoas, mas definitivamente isso é algo que você deveria considerar daqui em diante. Quem prima pela relação de respeito ao meio ambiente pode reduzir de forma significativa os impactos nocivos à natureza.

Compre apenas produtos certificados

Todos os produtos de limpeza vendidos legalmente no Brasil precisam ser submetidos a uma avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa destaca que todos os materiais de limpeza precisam ter elementos tensoativos biodegradáveis, ou seja, que possam se decompor naturalmente.

Os produtos aprovados para comercialização recebem um selo, um atestado de que o item em questão passou por todos os testes necessários. Sempre que possível, opte por produtos certificados, conforme determina a legislação.

Além de ajudar o planeta, isso evita que a sua saúde seja colocada em risco. Dentre os perigos do uso de produtos de limpeza caseiros, estão: possíveis doenças de pele, danos a funções neurológicas e prejuízos ao sistema respiratório. Fique atento! 

Opte por refis sempre que possível

Quando falamos em sustentabilidade, podemos adotar diversas atitudes para fazer a nossa parte. Uma delas é reduzir a quantidade de plástico adquirindo produtos em refil. Quando você recorre ao uso do refil, você passa a contribuir com o meio ambiente, diminuindo a produção de material descartável. É o caso da linha de produtos de limpeza da Done, com refis superconcentrados, que utilizam 95% menos plástico que uma embalagem convencional. 

Prefira produtos concentrados

Os produtos concentrados agridem menos o meio ambiente, lançando menos elementos químicos nas redes de esgoto. Trata-se de uma solução que traz benefícios em diversas frentes e deve ser considerada.
Um sachê superconcentrado Done rende 500 ml de produto final e o preço é significativamente mais baixo. Repense seus hábitos de consumo, reduza o consumo de plástico e mantenha a eficiência na limpeza do dia a dia – tudo isso economizando muito mais no final do mês.

Faça uso consciente dos produtos de limpeza

Não é a quantidade de produto de limpeza aplicado em uma superfície que faz a diferença e sim a qualidade dele. 

Pensando em um planeta mais sustentável, a Done desenvolveu os sachês superconcentrados. Uma maneira diferente de usar os produtos em refil, onde o próprio consumidor final faz a diluição com água, reutilizando as embalagens dos produtos. 

A Done tem produtos inovadores e de alta performance, que possuem fórmulas exclusivas com máxima eficiência para limpeza e o mínimo impacto ao meio ambiente. Fique atento às orientações do fabricante na embalagem para extrair o máximo de eficácia dos seus produtos de limpeza.

Não escolha apenas pela fragrância

A fragrância é um item que deve ser levado em consideração em um produto de limpeza, afinal queremos ter uma sensação agradável depois que o produto é aplicado. Entretanto, a escolha dela não deve ser um fator determinante, pois em muitos casos podemos levar para casa produtos sem a mesma eficácia.

O desempenho e a efetividade do produto variam de acordo com os  componentes utilizados na formulação, que visam, entre outros aspectos, remover a sujeira. O detergente e o desengordurante da marca Done, por exemplo, têm óleo de laranja na composição do produto. 

Esse óleo essencial é considerado um dos melhores solventes naturais. Por isso, além da escolha de uma fragrância agradável, é crucial se avaliar a efetividade do produto.

.....

Na Contabilista você encontra uma linha completa de produtos de limpeza para a sua casa. Repense seus hábitos de consumo e, sempre que possível, opte por embalagens em refil. O meio ambiente agradece, e certamente você perceberá mais economia no final do mês.