Como escolher o monitor ideal para o seu escritório

Embora muitas empresas hoje recorram aos notebooks pela praticidade que esse equipamento oferece, em muitas funções o trabalho se torna mais produtivo quando um monitor é utilizado. 

Seja conectado ao notebook ou mesmo com dois monitores acoplados a um PC, o fato é que muitos tipos de trabalho se tornam mais simples quando há telas maiores ou múltiplas telas disponíveis. Editores de vídeo, redatores e analistas de dados são apenas alguns dos exemplos de profissões que podem se beneficiar do uso de um monitor.

Há inúmeras opções no mercado, desde as mais simples até aquelas com tecnologias específicas para gamers. Você sabe o que é preciso levar em consideração na hora de escolher um modelo? Aqui vão algumas dicas de como fazer isso.

Atenção para o tamanho da tela

O primeiro aspecto a ser observado é o tamanho de tela. Os modelos menores partem de 17 polegadas e os maiores podem chegar a quase 40 polegadas. Nesse caso, é preciso levar em consideração o espaço que você terá disponível na mesa e quantidade de monitores que serão utilizados.

Por exemplo, para conexão em um notebook, um monitor do tipo ultra wide pode representar um ótimo acréscimo. Porém, se você pensa em conectar dois monitores nesse formato, então precisará ter uma mesa com muito espaço. Monitores maiores custam mais caro, portanto leve em consideração o tamanho da tela de acordo com a sua necessidade.

Resolução de tela é fundamental

A partir da escolha do tamanho de tela, é hora de mergulhar em aspectos mais técnicos do produto. A resolução de tela indica qual é a qualidade da imagem que será exibida. Em geral, telas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) são suficientes para a maioria dos tipos de uso.

Porém, aqueles que trabalham com edição de imagens, projetos de arquitetura ou que precisem de fidelidade de cores devem optar sempre pelos modelos com maior resolução. As telas Ultra HD (4K) são mais indicadas para monitores maiores, com display acima de 25 polegadas. 

Porém, fique atento ao conjunto: quanto mais potente for o monitor, maior será a capacidade de processamento requerida pelo PC. Por essa razão, as telas do tipo Full HD funcionam com uma espécie de “coringa”, sendo as mais adequadas para a maioria dos usuários.

Escolha o tipo de painel

Outro aspecto técnico a ser observado é o tipo de construção do painel. Basicamente, existem painéis de três tipos hoje no mercado: VA, TN e IPS. Cada um tem as suas particularidades. Os painéis VA resultam em imagens com maior contraste, sendo bons para quem trabalha com design. Porém, não são tão interessantes para editores de vídeo, pois o tempo de resposta costuma ser maior.

Já os painéis do tipo TN são os mais comuns no mercado e são encontrados nos modelos mais simples e baratos. Eles oferecem baixo tempo de resposta – o que é bom para vídeos -, mas pecam em termos de qualidade de cores. 

Por fim, os modelos do tipo IPS, também populares, podem ser considerados uma opção intermediária entre VA e TN. Por essa razão eles são indicados para todos os públicos, exceto para quem busca algo muito específico.

Verifique índices de brilho e contraste

Para quem é mais exigente, observar aspectos de contraste e brilho da tela de um monitor pode significar a escolha de um produto de melhor qualidade. O índice de brilho é definido por uma unidade de medida chamada “candela por metro quadrado”. Modelos com 250 cd/m² são ideais para qualquer tipo de trabalho e quanto maior o índice, maior é o brilho.

O outro item é o contraste, mas é difícil compará-lo entre monitores de marcas diferentes, pois os critérios de avaliação mudam. Em linhas gerais vale a regra de que quanto maior for o contraste, melhor é a qualidade do produto para distinguir entre as cores.

Descubra se há opções específicas para seu trabalho

Por fim, verifique se não há um produto que seja específico para o tipo de função exercida. Por exemplo, o público gamer conta com uma série de monitores cujas características visam proporcionar maior qualidade em aspectos específicos dos jogos, como qualidade de imagem e nível de contraste.

Designers e editores de vídeo também contam com monitores específicos para esse tipo de função. Eles já vem de fábrica com características que otimizam esse tipo de trabalho e proporcionam maior produtividade. Para advogados, uma boa dica são os modelos com a função "pivot",  que permitem virar a tela para leitura na vertical.

Outro aspecto importante é a compatibilidade com recursos que permitem pendurá-lo na parede. Alguns modelos já vêm preparados para fixação em painel ou parede, com um padrão de furação. Quanto mais adaptado ao seu trabalho e às suas necessidades for o produto, maiores são as chances de ele representar um acréscimo na sua produtividade.

.....

Você está procurando um monitor ideal para o seu escritório? A Contabilista oferece uma linha completa de produtos dentro desse segmento. Consulte o nosso site e veja quais são as melhores alternativas.