Saiba como escolher a melhor mochila escolar para seu filho

O ano letivo está se aproximando, e com ele, os pais precisam ajudar seus filhos a se preparar para a volta às aulas. Nesse momento, a compra do material escolar acaba se tornando a maior das prioridades e a mochila escolar é um item essencial. 

Ao fazer a compra da mochila, muitas vezes os pais ou responsáveis acabam optando pelo modelo por conta do apelo visual, ou seja, escolhendo uma com cor ou estampa de um personagem que agrade a criança. No entanto, a aparência não é o único quesito que deve ser levado em conta.

O modelo, tamanho, a quantidade de divisórias e de itens que ela consegue armazenar e os ajustes que a mochila oferece também precisam ser analisados no momento da escolha. Além de ajudar o seu filho a não extraviar nenhum material escolar, a mochila ideal evita que ele tenha problemas posturais ou dores na coluna.

Como escolher a mochila escolar ideal

Basicamente, existem dois modelos de mochila escolar: a mochila de costas e a mochila de rodinha.

O principal fator para definir a escolha da mochila é o peso carregado no dia a dia. Se ele for elevado, o ideal é investir em uma mochila de rodinhas, para que não sobrecarregue as costas.

Na infância e adolescência, os músculos, articulações e ossos estão em fase de desenvolvimento. Sendo assim, se o estudante carregar por longos períodos um peso maior do que ele pode suportar, existe risco de lesão.

Agora, se o aluno carrega pouca quantidade de material escolar, e um peso aceitável, é possível escolher uma mochila de costas, sem riscos de prejudicar a coluna ou a postura.

Mochila de costas 

Pode-se dizer que este é o modelo mais comum no Brasil. A principal vantagem dessa mochila está no fato da criança poder caminhar e carregá-la nas costas, sem a necessidade de utilizar as mãos. 

Ao escolher esse modelo, além do peso com os materiais escolares, é necessário estar atento ao formato das alças da mochila. Elas precisam ser largas e fáceis de serem ajustadas, para se enquadrar ao tamanho da criança. Também é ideal que elas sejam acolchoadas, para não causar nenhuma lesão ou dor nos ombros. 

Lembre-se de orientar o estudante a utilizar as duas alças da mochila apoiadas nos ombros. Carregá-la em apenas um dos lados pode oferecer riscos de danos posturais, além de dores nas costas.

Mochila de rodinhas 

Este modelo é muito usado pelas crianças mais pequenas, e segundo os especialistas, a mochila de rodinhas é realmente a melhor escolha para elas. Por isso, caso seu filho esteja dando os primeiros passos na vida escolar, busque uma mochila nesse formato.

A mochila de rodinha pode oferecer alguns desafios para os baixinhos, especialmente se eles tiverem que caminhar em uma superfície irregular. Além disso, ao subir escadas, por exemplo, será necessário utilizar a alça de apoio. 

Também fique atento ao puxador, que precisa ser ajustado de acordo com a altura do seu filho. O recomendado é que ele carregue a mochila de rodinhas com o braço esticado, formando um ângulo de 30º com o chão.

Qual o tamanho ideal de mochila para comprar

Além do modelo, o tamanho da mochila em si também importa. Para mochilas de costas, o ideal é que a parte superior fique logo abaixo do pescoço e a parte inferior no nível da cintura do seu filho. Ao cobrir todo o tronco da criança, o peso dos materiais carregados será bem distribuído, não sobrecarregando a coluna.

Caso você queira uma mochila de rodinhas, verifique se o puxador consegue oferecer as medidas que foram destacadas no tópico acima. Em ambos os casos, certifique-se que a mochila possui boas opções de ajustes. Assim, ela pode ser utilizada também nos anos posteriores. 

Por fim, recomendamos você dar uma olhada nas opções de mochilas vendidas em nosso site. Lá, você irá encontrar modelos de boa qualidade por preços acessíveis e com visuais que podem agradar os seus filhos.

Lembre-se, uma mochila super barata pode acabar saindo caro lá na frente. Por isso, invista em uma boa opção para que o seu filho tenha um ótimo ano escolar.