Como escolher a escola certa para o seu filho?

Após alguns anos vivendo apenas entre os braços dos pais e da família, chegou a hora da criança dar um passo adiante e iniciar sua participação no ambiente escolar. É um momento difícil, porém necessário, pois é na escola onde a criança irá se desenvolver e adquirir conhecimento durante os próximos anos de vida. 

Mas afinal, como escolher a escola ideal para o seu filho? Separamos alguns tópicos importantes que devem ser levados em consideração na escolha da instituição de ensino, veja a seguir:

Ambiente

Já começamos com um tópico fundamental, saber como são as dependências escolares. É importante observar se a escola possui alguns itens básicos de segurança, como grades de proteção em janelas, corrimões em escadas, faixas anti derrapantes em rampas, iluminações adequadas sem fios expostos, entre outros componentes que proporcionam a diminuição de riscos de acidentes. 

Observe também como são as áreas de lazer, se os brinquedos são seguros e conservados, se o ambiente é higiênico e se caso a escola fique com algum material da criança (como itens de higiene, materiais escolares ou lanches, por exemplo), como é realizado o armazenamento de cada item.

Segurança

Se atente a presença de câmeras de monitoramento, sensores, como é cercada a escola e como funciona a entrada e saída, verificando se há alguém responsável pela fiscalização dos alunos. 

Verifique também o interior da escola, se há saídas de emergência devidamente sinalizadas, extintores e se oferecem treinamentos de evacuação em casos de emergência.

Turnos disponíveis

Antes de escolher uma instituição de ensino, é necessário verificar em quais turnos a criança estará na escola e se atentar às necessidades de cada período.

Caso a escolha seja o turno integral, por exemplo, os pais devem se informar da rotina escolar, se o aluno deve levar algum tipo de lanche para o café da manhã e lanche da tarde, se haverá hora do sono ou atividades extras na qual o estudante deverá levar uma segunda roupa, entre outras opções. 

Já na escolha de meio período, é necessário compreender que a criança precisará de alguém para levá-la ou buscá-la em horários que normalmente os pais estão trabalhando.

Atividades extras

Verificar se a escola dispõe de atividades extra curriculares permitirá que seu filho desenvolva áreas além do ensino tradicional. 

Aulas de canto, teatro, práticas esportivas, entre outras modalidades proporcionam uma maior interação da criança com outros alunos de sua idade, desenvolvendo seu comportamento social.

Religião

Se você é religioso e faz questão que o seu filho estude em uma escola com princípios religiosos, considere avaliar apenas as instituições que seguem a mesma religião que a sua família.

Localização 

A distância entre o lar e a instituição de ensino é um fator bem importante a ser avaliado durante a escolha da escola certa para o seu filho. Evite instituições que ficam muito distantes da sua casa. O grande tempo de deslocamento faz com que a criança se canse durante o trajeto e até mesmo perca o interesse em participar das aulas.

Transporte

Nem sempre os pais conseguem levar a criança para a escola, até por questões de trabalho e falta de tempo. Há algumas escolas que dispõem de transporte próprio já incluso, no entanto é importante verificar o estado de conservação do veículo, se há cintos de segurança e uma pessoa assistente para auxiliar as crianças durante o percurso. Caso a escola não ofereça a modalidade, o mesmo cuidado deverá ser tomado ao contratar ao contratar transporte escolar particular. 

Referências

Mesmo observando todos os itens, nada melhor do que perguntar sobre a escola a alguém que tem os filhos matriculados por lá. Busque ouvir opiniões e experiências dos pais que têm ou tiveram contato com a instituição, se eles recomendam ou se tem alguma queixa a fazer. Sempre é bom ouvir algumas opiniões diversas para analisar melhor a qualidade da escola.