Calculadora científica: compare alguns modelos antes de comprar

Embora os smartphones tenham substituído muitos aparelhos eletrônicos, quando se trata de uso profissional ainda é grande o número de estudantes e profissionais que utilizam uma calculadora científica para fazer seus cálculos.

Assim como os demais eletrônicos, esse é um tipo de aparelho que passou por muitas transformações ao longo dos anos. Hoje, temos desde modelos mais simples, com menos de uma centena de funções, até versões com telas gráficas e recursos específicos para estatísticas e ciências.

O que é uma calculadora científica?

As calculadoras científicas são mais voltadas para o uso em cálculos ligados às ciências exatas ou à engenharia. Ela tem na memória centenas de funções pré-programadas que facilitam os cálculos, bastando para o usuário inserir os fatores que deseja.

Entre elas encontram-se funções logarítmicas e trigonométricas, regressões, exponenciais, entre outras. Além disso, existe a possibilidade de armazenar na memória algumas macros, conjuntos de equações e fórmulas combinadas pelos usuários.

Em outras palavras, as calculadoras científicas são calculadoras muito mais poderosas do que as calculadoras comuns. Por outro lado, é importante que você não as confunda com as calculadoras financeiras, como a popular HP 12C Gold. Os modelos voltados para as finanças funcionam de maneira distinta.

Critérios de compra: principais características para avaliar calculadoras científicas

Há vários fatores a serem observados antes da compra de uma calculadora científica. O primeiro deles, é claro, é observar as funções que o modelo tem. É grande o número de usuários que as confundem com as calculadoras financeiras. Contudo, ambas são bem distintas.

Depois, observe o número de funções que a calculadora científica tem. Quanto maior for o número de funções disponíveis, provavelmente mais alto será o custo do modelo. Por último, há ainda a questão dos recursos gráficos. As calculadoras científicas gráficas são ideais para quem trabalha com desenhos ou projetos arquitetônicos. Sua principal vantagem é exibir dados em duas ou três dimensões.

Quanto custa uma calculadora científica e onde comprar?

Em razão das suas diferentes características, o preço de uma calculadora científica pode variar bastante, indo dos R$ 30 aos R$ 700. Maior número de funções e compatibilidade com recursos gráficos são fatores que contribuem para valorizar o produto.

Na Contabilista você encontra diversos modelos, que além de atenderem a todos esses quesitos, também se adequam ao seu bolso. Preparamos uma seleção especial com 5 modelos de calculadoras científicas para você conhecer.

1. Calculadora científica gráfica Casio FX-CG50

calculadora científica casio

Considerada uma das calculadoras científicas mais poderosas do mercado, o modelo gráfico FX-CG50, da Casio, tem tela de alta resolução com mais de 65 mil cores e atua com gráficos e funções de diversas espécies. Além de cálculos básicos, o modelo é perfeito para uso em estatísticas e ciências. Completamente programável e com luz de fundo para uso em ambientes pouco iluminados.

2. Calculadora científica Casio FX-991LAX

calculadora científica casio

Ideal para estudantes de Ciências Exatas, a Casio FX-991LAX conta com 553 funções e traz recursos de multiexecução, o que permite o acesso mais rápido a fórmulas já executadas previamente. A série Classwiz contém funções de cálculo compatíveis com até mesmo as operações matemáticas mais avançadas, incluindo planilhas, cálculos de matriz 4 × 4, cálculo de equações simultâneas com quatro equações quárticas e desconhecidas.

3. Calculadora científica Casio FX-82ES Plus

calculadora científica casio

Com 252 funções, a calculadora científica Casio FX-82ES Plus é uma das opções com a melhor relação custo-benefício do mercado. Com visor de texto natural, ela faz cálculo de frações, combinações e permutações. Acompanha uma capa protetora para transporte. Compatível com visualização e edição de entrada de dados em formato de lista, mostrando grupos de dados. 

4. Calculadora científica Casio FX-82MS

calculadora científica casio

Com 240 funções, a Casio FX-82MS é uma versão um pouco mais simples do modelo anterior, mas tem igualmente um ótimo custo-benefício. Com monitor de duas linhas, ela faz cálculos de frações e tem chamada fácil e rápida de fórmulas previamente executadas para edição e reexecução. Vem com uma tampa plástica protetora de encaixe.

5. Calculadora científica Vighs V-82MS

calculadora científica vighs

Fechando a nossa lista não poderíamos deixar de mencionar o modelo mais em conta disponível no mercado, a V-82MS da Vighs. Suas características são similares às da Casio FX-82MS, mas por ser uma marca menos conhecida o custo é mais acessível. Ideal para quem precisa de simplicidade no dia a dia e não está disposto a investir muito.

*****

Além das várias opções de calculadoras científicas, a Contabilista tem diversos itens para o seu estudo e trabalho. Acesse nosso site e confira!