A importância dos alongamentos durante o home office

Ficar em casa e fazer tudo em casa se tornou a realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo. A pandemia mudou praticamente tudo, principalmente, quando se refere ao trabalho. Boa parte das empresas adotou o formato home-office e isso permitiu certa flexibilidade e segurança em relação a vida das pessoas nesse momento pandêmico. 

Para muitos, esse formato de trabalho tem exigido mais, pois a rotina se tornou uma tripla jornada, onde é preciso dar conta não só do trabalho, mas, também, da casa, dos filhos, dos estudos e das próprias limitações nesse momento delicado. O movimento que antes era da casa para o trabalho, agora é da cama para a mesa de trabalho, que muitas vezes está no mesmo ambiente. 

É nesse contexto que o corpo também começa a sentir as mudanças. Com certeza, você já ouviu alguém reclamar sobre dores no corpo, que antes não tinha. O corpo necessita de movimentação e essa falta de movimento e as longas horas em frente ao computador, em uma mesma postura, faz as dores aparecerem e o peso na balança aumentar. 

Felizmente, isso tem solução. Além de uma estação de trabalho adequada, com os itens necessários para garantir sua ergonomia, você precisa se exercitar. Sabemos que nem sempre é possível frequentar a academia, mas existe uma forma muito simples de fazer isso. Sim, estamos falando de alongamento. 

Quando se fica muitas horas sentado, o músculo acaba ficando muito rígido e a circulação do sangue também diminui. Nesse sentido, o alongamento faz com que a circulação aumente e, consequentemente, hidrata mais os músculos com oxigênio e nutrientes, evitando a sua rigidez. Mas, não é só o corpo que sente os seus benefícios. Quando o sangue circula mais e melhor, o cérebro também recebe mais oxigênio, trazendo clareza aos pensamentos, auxiliando na produtividade e na memória, entre outros benefícios. 

E o melhor de tudo é que o alongamento não tem contraindicações, só é preciso fazer de forma correta os movimentos, sempre com calma e de preferência no ritmo da respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Além de ser ótimo para aliviar as tensões, pode ser um momento de pausa no dia e de relaxamento. Veja a seguir alguns benefícios e como fazer alongamento. 

1. Benefícios do alongamento 

  1. Melhora a circulação do sangue;
  2. Diminui a rigidez do corpo; 
  3. Melhora a postura; 
  4. Alivia dores musculares;
  5. Relaxa a mente e o corpo;
  6. Mais concentração, menos estresse e ansiedade;
  7. Mais flexibilidade;
  8. Previne lesões;
  9. Mais velocidade e agilidade;
  10. Melhora a respiração; 
  11. Reduz as chances de doenças cardíacas e mentais. 

Como você pode ver, os benefícios do alongamento são inúmeros e podem trazer mais qualidade de vida e tornar o seu trabalho em casa mais produtivo e sem gerar desgaste para o seu corpo e para a mente. 

2. Como alongar durante o trabalho? 

Ter energia para trabalhar em casa e ver que a cama e o sofá estão logo ali do lado, não é uma tarefa fácil. Por isso, começar o dia alongando é a melhor coisa que você fará para si mesmo a partir de agora. 

Em primeiro lugar, escolha um espaço dentro da sua casa que seja aconchegante para você, onde você possa ter mais liberdade para se movimentar. Se nesse caso, não há muito espaço, saiba que a cama também é um ótimo lugar para se alongar e dar aquela  espreguiçada antes de começar uma rotina cheia de trabalho. Além disso, dá para escolher uma música relaxante ou algo que anime, como você preferir. 

O ideal é alongar o corpo como um todo, começando por pequenas partes ou por onde você sente que está mais tensionado. 

Foque em cada parte do corpo por cerca de 30 segundos, inspire profundamente pelo nariz e expire soltando o ar pela boca. Não precisa colocar força no alongamento, a ideia é justamente o contrário. Se alguma área do corpo estiver muito rígida e com dores, não force. O pescoço, geralmente, é uma parte com muita tensão e às vezes causa até torcicolo se forçar demais. 

Por isso, se você escolheu começar pelo pescoço, imagine que o seu nariz é um lápis e que você vai desenhar um círculo em frente ao seu rosto. Faça o movimento completo algumas vezes e sem tensionar, enquanto isso respire lentamente e profundamente. Alongue também o pescoço para os lados direito e esquerdo, na direção diagonal e tente colocar o seu queixo próximo ao peito. 

Depois disso, movimente os ombros de trás para frente e de frente para trás. Faça isso no ritmo da respiração. Experimente também alongar os braços e, principalmente, as mãos, para quem fica muito tempo no computador pode acabar sofrendo lesão por movimento repetitivo, a conhecida LER. 

Alongue também as pernas, faça movimentos em círculo com o tronco, a lombar e, por fim, tente alcançar os pés com as mãos, sem forçar, buscando sempre relaxar. Se você não consegue alcançar, não se preocupe, com o tempo o seu corpo vai ficando mais flexível, por isso mantenha constância nesses exercícios, logo você verá a diferença e os benefícios práticos na sua rotina de trabalho. 

Toda vez que você sentir alguma dor ou tensão, pare um pouco, levante, dê uma alongada nas áreas que precisam mais. Você não precisa fazer todo esse ritual de alongamento toda vez que for se alongar. A ideia é fazer esse exercício mais completo pelo menos uma vez ao dia e depois dependendo da necessidade do seu corpo, você pode focar em determinadas partes apenas. 

Depois de feito o alongamento, se permita dar aquela espreguiçada bem grande! Isso faz com que a preguiça da manhã ou depois do almoço vá embora, dando mais energia para você. 

Se preferir, existem diversos vídeos na internet que ensinam a fazer alongamento, inclusive, existem aulas de yoga - um exercício que trabalha muito o alongamento do corpo, a flexibilidade e também a espiritualidade. Por isso, a nossa última dica é: além do alongamento, experimente começar a fazer exercícios em casa. Faça no seu ritmo, respeitando as suas limitações. Pode ser uma aula de dança, HIT, existem muitas opções adaptadas para fazer em casa e que atendem a todos os gostos. 

Aproveite esse momento de isolamento social para cuidar do seu corpo e da sua mente. Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog da Contabilista para mais conteúdos como esse!