Air fryer é saudável? Descubra se vale a pena cozinhar com a fritadeira elétrica

A alimentação tem estado cada vez mais em foco nos dias de hoje. Uma boa dieta é capaz não apenas de nos deixar em forma, mas também de evitar diversas doenças e até melhorar o nosso humor e energia para realizar as tarefas do dia a dia. Nesse sentido, a air fryer tem ganhado cada vez mais espaço entre aqueles que desejam melhorar o preparo de suas refeições.

Vista como uma alternativa mais saudável ao uso do óleo, que em excesso pode trazer diversos problemas de saúde, a fritadeira elétrica tem ganhado destaque nas cozinhas do Brasil e do mundo afora.

Mas, seria o uso desse produto uma alternativa realmente melhor do que a forma de fritura convencional? Com que frequência deve-se ingerir alimentos preparados nela? Quais seus principais benefícios? Siga com a gente para saber a resposta dessas perguntas e conhecer mais sobre a air fryer.

Como funciona a air fryer?

Uma air fryer é capaz de fritar os alimentos usando apenas o calor para isso. Este processo é feito por meio de convecção, com o produto aquecendo o ar em temperaturas extremamente altas.

Dentro de uma air fryer há basicamente três componentes principais: uma bobina elétrica, hélices que giram o ar quente e a bandeja onde são inseridos os alimentos. Quando o dispositivo é ligado, a bobina esquenta até deixar a bandeja em temperatura elevada. Com isso, as hélices começam a girar em alta velocidade, produzindo ar quente, fritando os alimentos.

alimentos fritos na bandeja da air fryer

A força e temperatura do ar dentro do utensílio se assemelha a um forno visto nas cozinhas de grandes restaurantes, mas com um processo de preparação do alimento bem mais rápido – apesar de, por causa do seu tamanho, um air fryer não conseguir preparar grandes quantidades de comida de uma única vez.

Quais são os benefícios da air fryer para a saúde?

O principal benefício trazido com a air fryer é a ausência do uso de óleo – alimento que médicos e nutricionistas aconselham evitar para se ter uma dieta balanceada. Além disso, o utensílio reduz consideravelmente o teor calórico dos alimentos, reduzindo o consumo de gorduras saturadas que são preservadas pelo processo de fritura a óleo.

Apesar de não ser capaz de eliminar todas as gorduras e demais itens prejudiciais de alimentos industrializados, como os nuggets, por exemplo, a air fryer consegue fazer com que o excesso de gordura escorra para o fundo da bandeja, evitando que ele fique armazenado dentro da comida.

Por fim, vale destacar a praticidade e rapidez que o dispositivo oferece na hora de cozinhar os alimentos. Na correria do dia a dia, muitas pessoas recorrem aos fast foods ou comidas industrializadas por falta de tempo para cozinhar algo mais saudável. Com uma air fryer, você pode melhorar a sua alimentação sem precisar investir uma grande quantidade de tempo para isso.

mulher usando uma air fryer para preparar seus alimentos com mais praticidade

Qual o método mais seguro para utilizar a air fryer?

Por mais que a air fryer precise de alta temperatura para cozinhar ou fritar os alimentos, é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose. Temperaturas muito altas podem fazer o utensílio superaquecer. Além de poder estragar o dispositivo, você pode colocar a sua segurança em risco caso isso aconteça.

Além disso, preparar os alimentos por uma longa quantidade de tempo em temperaturas extremamente altas pode ser prejudicial à sua saúde. Sobretudo alimentos ricos em amido, como batatas e mandiocas. Isso porque quando o processo é feito dessa forma ele libera uma substância chamada acrilamida, que é prejudicial para os seres humanos – podendo em grande quantidade desenvolver células cancerígenas. Por isso, é mais seguro preparar os alimentos com temperaturas mais baixas e por períodos de tempo maiores.

No entanto, vale destacar que a air fryer, quando utilizada da maneira correta, pode ser uma grande aliada para a sua dieta e saúde. Dessa forma, vale a pena dar uma chance para o dispositivo e adquirir um modelo para a sua cozinha. Você pode fazer isso acessando o nosso site, que conta com ótimas opções de fritadeiras elétricas por preços super acessíveis. Clique aqui e confira!

Fonte(s): 

Conquiste Sua Vida, Tecnoblog e UOL Receitas.

Tags: air fryer