Como tirar proveito das pranchetas para decorar o seu escritório

As pranchetas são um tipo de acessório utilizado há um bom tempo nas empresas. O objetivo inicial delas era permitir que as pessoas pudessem escrever em pé ou distante de qualquer tipo de apoio e, desde que as equipes gerenciais deixaram os escritórios e passaram a participar mais do chamado “chão de fábrica”, esse item só cresceu em importância.

Existem em diversos tipos de pranchetas, seja em tamanhos ou materiais. As mais comuns, por exemplo, têm tamanho suficiente para permitir a organização de folhas A4. Quanto ao material de construção, elas podem ser de MDF, de plástico ou até mesmo de metal. O que poucos sabem, no entanto, é que esse item pode ajudar a dar ainda mais versatilidade ao seu escritório.

Usando pranchetas para a decoração

Os materiais de escritório são perfeitos para receberem um toque especial daquelas pessoas que gostam de adotar a filosofia “faça você mesmo”. Sites e blogs no estilo DIY (sigla para “do it yourself”) reúnem dezenas de projetos e sugestões de personalização de itens de escritório – e as pranchetas ocupam um espaço de destaque.

A solução mais comum é a de encapar a prancheta. Para isso, você vai precisar apenas de materiais como tesoura e vinil adesivo estampado. Existem muitas opções de cores de vinil estampado e você pode encontrar uma grande variedade desse material em lojas de material de escritório.

A customização não tem muito segredo: basta cortar o vinil tendo como referência o tamanho da prancheta, deixando uns centímetros a mais de cada lado para o acabamento. Depois, é só colar o vinil adesivo, tomando cuidado para não deixar bolhas. Por fim, use uma tesoura ou estilete para aparar as arestas.

Pranchetas decoradas: versáteis e perfeitas para a organização

Se engana também quem acredita que as pranchetas podem ser utilizadas apenas como um suporte para quem costuma escrever em pé. Na parede, as pranchetas podem se transformar em murais de recortes ou ainda em um suporte para fotos – quem sabe uma delas no cantinho do café, mostrando os bons momentos da sua equipe não ajude a criar um ambiente mais descontraído.

Outra possibilidade é a de usar as pranchetas como espaços para recados. Você pode centralizar parte da comunicação e do registro de ideias nesse acessório. Frases com pensamentos, ditados e reflexões também podem ajudar a nortear a concepção de um ambiente de trabalho e as pranchetas se mostram elementos versáteis e baratos para essa finalidade.

Indo além do óbvio

Não é apenas na decoração e no seu uso mais tradicional que as pranchetas encontram espaço hoje em dia. Estoques de lojas, clínicas, laboratórios e restaurantes são alguns dos lugares que consomem esse tipo de acessório e ampliam a sua usabilidade a cada dia que passa.

Por exemplo, há restaurantes que estão utilizando pranchetas decoradas para montar o cardápio. Os itens dispostos nessa peça acabam dando a um charme especial à apresentação. É importante notar ainda que o custo para montagem de uma peça como essa é muito mais baixo, por exemplo, do que a impressão daqueles cardápios de capa dura.

Na cozinha, as pranchetas podem ainda ter dupla função: a de serem peças decorativas e, também, a de servirem como suporte para que você possa observar os detalhes da receita enquanto cozinha. Para quem imaginava que as pranchetas seriam completamente substituídas pelos tablets, por exemplo, ledo engano: elas se transformaram e hoje são peças de destaque em muitos ambientes.