Saiba como avaliar e escolher um rotulador

Você é do tipo de pessoa que organiza tudo com etiquetas ou quer saber como começar a organizar melhor as suas coisas? Existem diversas formas e ferramentas disponíveis quando o assunto é organização. Mas, sem dúvidas, os rotuladores são uma  das melhores e mais fáceis opções, em termos práticos. 

De forma geral, os rotuladores funcionam de forma muito simples. Com eles, é possível criar etiquetas instantaneamente, sem depender de uma impressora. Os rotuladores surgiram no segmento de equipamentos para escritórios e, hoje, são um dos itens mais usados e procurados por quem trabalha com organização e precisa identificar estoque de produtos, arquivos, documentos, roupas e uma infinidade de coisas. 

Imagina só a seguinte situação: você precisa etiquetar algumas caixas que estão no depósito da empresa ou organizar documentos em uma pasta física, então você decide escrever essas etiquetas em um arquivo Word e depois precisa imprimir, recortar e colar. Viu só, uma tarefa simples, mas que demandou um tempo que poderia ter sido otimizado se você tivesse usado um rotulador. O mais interessante é que as etiquetas podem ser aplicadas em vários objetos e facilitar muito a organização, veja só alguns exemplos. 

  • Classificar fios eletrônicos; 
  • Organizar roupas dentro do guarda-roupa; 
  • Separar arquivos em pastas físicas ou caixas; 
  • Nomear potes de temperos e mantimentos na cozinha; 
  • Etiquetar material escolar;
  • Escrever avisos importantes; 
  • Decorar um presente;
  • E tudo o que a sua criatividade permitir!

As opções são muitas e você é quem escolhe onde colocar as etiquetas. Sabendo de tudo isso, é preciso agora entender os tipos de rotulador e como escolher o melhor. 

1. Rotulador manual x Rotulador eletrônico 

A principal vantagem do rotulador manual é que não é necessário usar pilhas, ou seja, funcionam por meio de fitas vinílicas e você pode escrever o que quiser de forma manual. Ele é perfeito para quem busca etiquetar objetos com maior durabilidade. 

O rotulador manual Organizer Xpress Dymo é um dos melhores do mercado quando se trata de facilidade, praticidade e organização. Além disso, o seu custo benefício é ótimo!

Já os rotuladores eletrônicos, podemos destacar a sua praticidade por meio da tecnologia. Diferente do manual, o eletrônico precisa de pilhas, baterias recarregáveis ou adaptador.

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do rotulador eletrônico é a flexibilidade no seu uso. Isso significa que você pode digitar facilmente a sua etiqueta e também pode corrigir, alterar o texto, a fonte, o tamanho e pode, inclusive, ver como vai ficar antes de imprimir. 

Um dos modelos mais modernos é o Eletrônico P-touch CUBE, da Brother, que vem com design único e inovador. Para usá-lo, é necessário instalar o aplicativo P-touch Design&Print no seu celular ou tablet, com ele você só vai precisar criar as etiquetas no aplicativo e o rotulador imprime automaticamente. 

2. Quais critérios usar para escolher um rotulador eletrônico? 

Antes de fazer qualquer investimento em um rotulador, pesquise as opções disponíveis no mercado e avalie qual a que melhor atende às suas necessidades. Mas, de forma geral, considere alguns aspectos importantes na hora de decidir. 

Tela 

Alguns rotuladores contam com tela LCD e permitem que você veja o texto da etiqueta antes de imprimir, o que permite evitar erros que geralmente acontecem com rotuladores manuais. Além disso, uma tela maior é melhor para a visualização da informação.  

Teclado

Os rotuladores manuais são um pouco limitados em relação aos tipos de tipografia. Já com os eletrônicos, é possível escolher a fonte da letra, o tamanho e também contam com símbolos e imagens de clip art. 

Rotulador por transferência térmica (TT) x Impressão térmica direta (TD)

A impressão por transferência acontece por meio de uma fita que quando aquecida pelo cabeçote de impressão transfere a tinta para a etiqueta. As vantagens são inúmeras: permite a impressão em diferentes tipos de fita; a qualidade e a resistência da impressão são boas, entre outros. Uma das desvantagens é que não é possível imprimir em mais de uma cor ao mesmo tempo. 

A impressão térmica direta é feita por um processo térmico direto, quando a etiqueta naturalmente escurece e, automaticamente, é marcada ao passar pelo cabeçote de impressão. Nesse processo, não é preciso se preocupar com tinta, pois o rotulador imprime quantas etiquetas forem necessárias. As desvantagens desse tipo de impressão são a durabilidade das etiquetas, já que são mais sensíveis ao calor, aos raios UV, e, além disso, o seu uso é restrito a matérias de papel. 

Por isso, antes de comprar considere todas as vantagens e desvantagens de cada tipo de rotulador. Entre essas duas formas de impressão, geralmente, a mais utilizada é a primeira, a impressão por transferência térmica. 

Fita 

Para imprimir as etiquetas são necessárias as fitas de impressão. Existem diversos tipos de materiais, tamanhos, cores e qualidade. Por isso, verifique qual a fita indicada para o modelo de rotulador escolhido. 

A largura das fitas varia entre 6 a 24 milímetros, e, de forma geral, os rotuladores aceitam materiais em vinil, tecido, nylon, poliéster, entre outros. 

Em resumo, existem três tipos de fita e cada uma delas tem a sua funcionalidade. A primeira é de uso geral, isto é, são fitas que podem ser usadas tanto em casa quanto na empresa, possuem cores e tamanhos diferentes. 

A segunda se trata de uso industrial e por isso são fitas que possuem maior resistência ao calor, a umidade e são de forte adesão. Podem ser colocadas em ambientes externos, em materiais de aço, entre outros. 

Por último, as fitas de uso decorativo são utilizadas para decorar embalagens e presentes, possuem cores e estampas decorativas. 

Existem vários tipos de rotulador e cada um possui as suas particularidades, por isso na hora de comprar, pesquise as características de cada um e avalie quais são as melhores opções para solucionar as suas demandas. Se você está em dúvida de qual modelo escolher, nós podemos te ajudar, confira todos os rotuladores disponíveis no site ou converse com um de nossos atendentes.