Quais as diferenças entre os tipos de rotuladores?

Um dos itens que devem estar presentes no dia a dia das empresas são os rotuladores. Existem diversos tipos de rotuladores e entender quais são as suas diferenças é o melhor caminho para que você possa escolher o modelo ideal para a sua empresa.

Esses equipamentos existem para facilitar a vida das empresas. Por exemplo, se você ainda escreve etiquetas à mão, certamente está perdendo tempo em não ter um acessório como esse no seu escritório. Os rotuladores prometem um trabalho mais ágil e personalizado e para atender a todas as demandas há modelos manuais, eletrônicos e industriais.

Rotuladores manuais

Os modelos mais simples de rotuladores são os manuais. Eles são indicados para aqueles que precisam etiquetar materiais de maior durabilidade, como materiais de limpeza, frascos de remédio ou quadros de força. Por ser simples — e mais acessível — essa alternativa pode ser muito bem utilizada tanto no escritório quanto nas residências.

Rotuladores eletrônicos

Ainda falando de modelos acessíveis, os rotuladores eletrônicos são amplamente utilizados nos mais diferentes tipos de indústrias. Esses modelos costumam ter uma tela LCD para visualização dos códigos de impressão e as linhas numéricas podem ter até 0,5 cm de altura.

Isso significa que se você comprar etiquetas com larguras entre 9 e 12 milímetros poderá ajustar o seu rotulador para imprimir até duas linhas de texto por etiqueta. Se essa é a sua primeira experiência com os rotuladores, os modelos eletrônicos são os mais indicados.

Aqui, a variação é ampla no que diz respeito à quantidade de códigos de impressão, às linhas numéricas e até mesmo ao tamanho dos itens. Por isso, é importante observar essas características em cada modelo antes de definir qual será o seu.

Por que você precisa de um rotulador?

Há quem diga que uma impressora convencional é capaz de fazer o mesmo papel que um rotulador, uma vez que ambas podem imprimir etiquetas autoadesivas. Embora elas possam ser complementares em muitos casos, a proposta de cada equipamento é diferente.

Um rotulador se destaca especialmente pela sua mobilidade. Enquanto uma impressora requer um ponto físico de referência na sua empresa, o rotulador pode ser levada para qualquer lugar, ate mesmo dentro de uma mochila. Essa característica dá muito mais autonomia para os trabalhadores e é especialmente bem-vinda em ambientes amplos, como lojas, mercados ou fábricas com grandes estoques.

Outro grande benefício é a possibilidade de customização no que diz respeito à cor e ao material da etiqueta. Para se ter uma ideia, há opções em vinil, poliéster, nylon e tecido. Dependendo do ambiente onde a etiqueta vai ficar (locais fechados e úmidos, por exemplo, tendem a requerer etiquetas de materiais mais resistentes), é melhor escolher um modelo de fita compatível com a durabilidade que se espera.

Múltiplas aplicações e dicas gerais

Como você pôde perceber, são muitas as possibilidades de uso de um rotulador. Na organização de cabeamentos e instalações elétricas, na gestão de ativos, nos transportes logísticos, no comércio, em restaurantes e em ambientes domésticos e corporativos.

A variedade de fitas é outro aspecto a ser observado. Há modelos de uso geral, com diferentes cores e tamanhos, versões para uso industrial, com forte cola adesiva e mais resistentes, além de alternativas decorativas para embalagens e presentes.

A maioria dos rotuladores são movidas à pilha, portanto fique atento ainda ao formato compatível. Por fim, preste atenção às funções extras que possam ser configuradas pelo teclado alfanumérico, pois elas podem tornar o seu trabalho mais versátil.

Percebeu que não mencionamos nada sobre impressão? É que os rotuladores portáteis utilizam o processo de impressão térmica. Dessa forma, você não precisa se preocupar com a reposição de tinta. Ficou interessado? Então acesse a nossa loja e confira todos os rotuladores disponíveis!