Quais as diferenças entre os suportes de TV?

Existem certos itens cujas especificações técnicas só nós damos conta quando precisamos deles. É o caso, por exemplo, das diferenças entre suportes de TV. Existem modelos dos mais diversos tipos e cada um deles se adequa a um tipo distinto de situação. Por conta disso, é preciso pesquisar e conhecer ao menos o básico sobre o assunto na hora de comprar um modelo para a sua telinha.

A ideia dos suportes de TV e dar mais espaço à sua casa ou escritório. Você não precisa de um móvel dedicado à TV se tem a oportunidade de colocá-la diretamente na parede – ou até mesmo no teto. Para que você saiba tudo que precisa sobre esse assunto, elaboramos um pequeno guia mostrando as principais diferenças que existem entre cada um dos modelos.

Suporte fixo de parede para TV

Entre todos os tipos de suporte de parede fixo para TV, esse é o mais simples e mais barato de todos, mas é também o que oferece menor flexibilidade. Os modelos fixos são os mais discretos, os mais finos e mais fáceis de serem montados e, por conta disso, estão entre os preferidos de muita gente.

Depois de ajustado à parede, a TV fica com o mesmo aspecto como se fosse um quadro ou uma obra de arte pendurada no seu cômodo. Aqui, é importante observar a instalação de forma firme sobre a superfície bem como o uso de niveladores para que a TV fique alinhada. O ponto negativo é o acesso às entradas na parte traseira, que se torna um pouco mais complicado.

Suporte inclinado para TV

Já os suportes inclinados para TV podem ser considerados o passo seguinte em termos de funcionalidade dos suportes. Fixos à parede, eles contam com a possibilidade de ajuste para baixo e para cima, visando evitar a incidência de reflexos sobre a tela. Eles são a melhor escolha para quem vai colocar a TV em um ponto alto.

Esse tipo de suporte também é amplamente utilizado em estabelecimentos comerciais e sua instalação está entre as mais simples. Há modelos mais simples, com ajustes feitos com chaves e parafusos, e modelos mais amigáveis, cujos ajustes podem ser feitos manualmente com muita facilidade.

Suporte Articulado para TV

A ideia por trás dos suportes articulados de parede para TV é permitir que seu aparelho tenha maior mobilidade dentro de um cômodo. Assim, você pode mexê-lo tanto para a esquerda quanto para a direita para que ele fique mais adequado dentro do seu campo de visão. Além disso, isso facilita o trabalho na hora de conectar os cabos na parte traseira.

Além dos movimentos para os lados, é possível inclinar a tela para cima ou para baixo ou, ainda, afastá-la e aproximá-la da parede. Esses recursos são especialmente úteis para evitar que certos reflexos não incidam sobre a tela. Há variações ainda quanto ao número de articulações: uma, duas ou três.

Suporte de teto para TV

Para ambientes amplos e abertos, como escritórios, uma das indicações mais recorrentes são os suportes de teto para TV. Eles permitem uma mobilidade total do aparelho, uma vez que uma vez instalados podem ser girados em 360 graus. Os ajustes de posição são feitos de forma manual, sem a necessidade de ferramentas adicionais.

Alguns modelos vêm acompanhados por um disco de acabamento, de forma que possam ser utilizados em tetos com acabamento em gesso ou forro sem destoar da estética do ambiente, cobrindo o buraco necessário para a instalação. Aliás, falando em instalação, esse é o modelo mais trabalhoso nesse sentido e vai requerer instalação profissional para que tudo seja feito de forma segura.

Pedestal de chão para TV

Por fim, pode ser que você não queira (ou não possa) fixar a sua TV nas paredes ou no teto. Nesse caso, um pedestal de chão pode ser uma solução mais interessante do que um móvel dedicado a ela. Isso porque ele dá maior mobilidade, permitindo que você leve o equipamento de um cômodo para outro.

Além das rodinhas da base, há ainda uma espécie de prateleira intermediária para colocar um PC ou aparelho de DVD/Blu-ray. Trata-se de uma opção perfeita para salas de aula, salas de reunião ou escritório com mais de um ambiente. Por fim, a praticidade é outro ponto positivo, pois essa versão não requer nenhum tipo de instalação