5 plantas para escritório que melhoram o ambiente de trabalho

Você sabia que o simples fato de ter plantas no seu local de trabalho, além de dar um ar mais natural para o ambiente, também pode aumentar a produtividade dos seus colaboradores? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu um escritório decorado com plantas pode aumentar a produtividade em até 15%.

Isso se deve ao fato que as plantas ajudam a melhorar a satisfação e a qualidade de vida dos empregados, além de estimular a concentração e melhorar a percepção com relação à qualidade do ar. Em resumo, isso significa que em médio e longo prazo, uma decoração que vise colocar mais elementos naturais no seu ambiente de trabalho pode ser muito bem-vinda.

Mas quais são as plantas mais adequadas para cada ocasião? Optar por aquelas que sejam menos trabalhosas pode ser a melhor solução para quem quer começar por conta própria a decorar o ambiente de trabalho. Listamos aqui algumas plantas que você pode escolher para começar.

1. Suculentas

Pode até ser que você não saiba exatamente qual planta é essa, mas certamente você já deve tê-las visto em algum lugar. As suculentas são a planta do momento. Em favor das suculentas temos o fato de que elas são mais fáceis de serem cuidadas. Em geral, elas precisam receber luz solar todos os dias, por pelo menos um período.

Para abrigar uma suculenta, escolha um vaso de cerâmica, que absorve mais água e as mantém hidratadas por mais tempo. Na hora de regar, apenas uma vez por semana é o suficiente. Elas dão um charme especial ao ambiente de trabalho quando colocadas sobre mesas de centro ou em salas de reunião.

2. Mini-cactos

Os cactos são plantas desérticas, capazes de sobreviver com pouca água e em condições naturais adversas. As versões em miniatura, quando colocadas em pequenos vasinhos, são perfeitas para a composição de um arranjo dos mais bonitos. Os cuidados com os cactos são mínimos – basta escolher um ponto bem iluminado.

Uma boa dica é colocar um arranjo desses sobre a mesa de trabalho, próximo ao seu monitor, por exemplo. O simples fato de ter uma planta ao alcance dos nossos olhos já faz com que seja possível respirar um ar mais puro e renovar o astral mesmo nos dias mais carrancudos.

3. Ervas aromáticas

Essa é uma dica para ambientes de trabalho que tenham também uma cozinha. Em geral, esse é um ponto de descanso para os funcionários, que param para tomar um café ou fazer um lanche durante a correria do dia a dia. Se o local em questão for um ambiente limpo e com incidência de luz, escolha um vaso de ervas aromáticas.

Esses pequenos vasinhos com temperos, além de deixarem o ambiente com um aroma mais agradável, também podem ser utilizados nas refeições. Salsinha, cebolinha, hortelã e cheiro-verde são algumas das opções.

4. Bonsai

Os bonsais também estão na moda no mundo corporativo. Eles podem ser facilmente identificados pois se parecem muito com árvores em miniatura, o que os torna verdadeiros objetos de decoração e que podem ser colocados em qualquer parte do seu ambiente de trabalho.

Entretanto, tenha em mente que essa planta requer um cuidado especial na hora de regar – o que deve ser feito apenas quando a terra estiver bem seca. O adubo utilizado também é especial, por isso será preciso recorrer a lojas especializadas. De inspiração oriental, os bonsais transmitem tranquilidade e serenidade.

5. Violetas

Apesar de as plantas acima serem todas boas indicações para o ambiente de trabalho, nenhuma delas têm flores coloridas. Se é isso que você procura, nesse caso a melhor alternativa é recorrer às violetas. Elas são pequenas, fáceis de serem cuidadas e dão um colorido especial ao seu local de trabalho.

Você pode escolher flores de cores diferentes, por exemplo, e combiná-las pelo escritório. Os cuidados são acessíveis para todos: regar duas a três vezes por semana e deixa-las sempre em locais onde não haja incidência direta de luz. Simples e prático, não é mesmo?