O que é malware e como remover?

Existem vários tipos de malware, cada um funciona de forma diferente do outro, buscando seus objetivos. Apesar disso, os malwares, de forma geral, tem duas características básicas: são discretos e atuam ativamente contra os interesses dos usuários.

Malware e vírus são a mesma coisa? 

Esses dois tipos de invasores são confundidos com frequência, por terem o objetivo de prejudicar sua máquina. Contudo, todos os vírus de computador são malware, mas nem todo malware é vírus. De forma geral, o malware é usado como forma de protesto, para testar a segurança de algum sistema ou rede.

Conheça os 5 tipos mais comuns de malware:

  • Vírus: são códigos que infectam arquivos limpos e se espalham para danificar funções centrais de um sistema e excluir ou corromper arquivos. 
  • Ransomware: um tipo de malware que bloqueia ou limita o acesso a determinados dispositivos ou arquivos, até que o usuário pague um "resgate".
  • Spyware: usados para monitorar as atividades de uma pessoa, esse malware coleta dados sobre um dispositivo, usuário ou rede e transmite para o invasor, que pode usar tais informações para fins de fraudes.
  • Adware: com o objetivo de gerar receita para o desenvolvedor, esse malware exibe anúncios indesejados, como jogos gratuitos. Diferente dos outros, a maioria dos adwares precisam de instalação legal, com o consentimento do usuário, por isso é importante ler com calma o que está instalando em seu computador ou navegador.
  • Cavalo de Tróia: se parece muito com um software legítimo, mas é um veículo usado para infiltrar em um dispositivo e, depois de ativado, além de corromper arquivos, baixa malwares adicionais. 
  • Extra: Botnet: apesar de não ser um tipo de malware, mas uma rede de computadores ou códigos que podem transmitir ou executar malwares. Os invasores infectam uma rede de computadores com software malicioso, conhecidos como "bots", que fornecem ao desenvolvedor do vírus acesso a um poder de processamento em massa, que, posteriormente, pode ser usado tanto para enviar spams anúncios falsos, quanto para coordenar ataques.

Como prevenir a instalação de malwares?

A melhor dica é: tenha sempre instalado um software original e eficiente para a proteção de sua máquina. Esses softwares trabalham ativamente e enviam alertas quando você está acessando ou instalando um arquivo suspeito que pode trazer prejuízos futuros. Além disso, você pode usar esses programas para "varrer" seu dispositivo frequentemente e descartar arquivos que pesam sua máquina ou que apresentam uma ameaça futura.

Sabe por que você não deve usar um software pirateado? Porque ele não garante proteção total. Além disso, você quer proteger seu computador, mas a instalação desse tipo de programa pode, na verdade, abrir portas para ameaças, por não ter a garantia de procedência e eficiência do fornecedor.

Como remover o malware da minha máquina?

Apesar de a prevenção ser o melhor caminho para proteger seu aparelho, pode ser que os malwares ainda consigam contaminar sua máquina, afinal, eles são inteligentes. Uma dica de ouro é não utilizar o antivírus que vem instalado em seu computador como forma de detectar os malwares. Pense bem, se ele fosse eficiente, você provavelmente não estaria lendo esse artigo, certo?

Então escolha o software que melhor te atende e siga o passo a passo recomendado por ele para limpar sua máquina e remover os arquivos que apresentam ameaças suspeitas. Leia tudo com bastante atenção antes de instalar o antivírus e tenha certeza que vai comprar sua licença em um site confiável.

Como seu navegador também pode ser corrompido e prejudicar a navegação com a exibição excessiva de anúncios ou te impedir de executar algumas ações, dedique um tempo para "consertá-lo". Sabe quando você abre o navegador e o buscador tem uma carinha suspeita, que você não conhece ou não é popular? Então, péssima notícia: isso pode ser o resultado da ação - bem-sucedida - de um malware. Então acesse as configurações e volte o navegador para as configurações originais. 

Confira essas duas dicas extras: 

  • Tente manter um backup dos arquivos mais importantes, caso seja necessário reinstalar o sistema operacional ou algo assim. Armazenamento em nuvens como o Google Drive, Dropbox e One Drive, por exemplo, são ótimas opções.
  • Previna ataques mantendo o computador limpo e monitore sempre suas contas, como e-mails, banco e redes sociais no geral.

Esse conteúdo foi útil? Continue acompanhando o blog da Contabilista para ficar por dentro das novidades.