O que é e como melhorar o seu networking?

Nos últimos anos, a palavra networking se tornou muito comum, especialmente, no meio empresarial. Mas, você sabe o que é networking, o que isso significa e a sua importância para a sua carreira ou empresa? Entenda melhor o que isso significa e coloque em prática. 

Apesar de ser algo muito atual, o termo não é tão novo assim, tendo surgido na década de 1990, principalmente, com as transformações da globalização, a necessidade das pessoas e das empresas de se relacionarem para fazer negócios se tornou algo mais que necessário. 

Na prática, isso quer dizer que, fazer networking significa trocar experiências e conhecimentos com a finalidade de criar oportunidades e soluções. 

Se tratando de novos profissionais, recentes no mercado de trabalho, criar networking é fundamental, ainda mais em um mercado competitivo como é visto hoje em dia. 

Essa competitividade exige dos profissionais cada vez mais experiência. Por isso, uma rede de contatos é algo que vai dar aquela impulsionada no início da sua carreira. Em muitas empresas, a indicação feita por um conhecido facilita o ingresso desses profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho. 

O que é networking?

A palavra em si já explica muitas coisas, net significa rede e working, trabalhando. Em síntese, seria algo como a sua rede trabalhando para você. No ambiente empreendedor, criar uma rede é essencial, pois quanto mais pessoas uma empresa ou um empreendedor conhecem, mais oportunidades são criadas para desenvolver soluções e bons negócios. 

Mas, engana-se que networking se refere apenas aos amigos ou conhecidos que estão conectados por uma rede social. Na maioria das vezes, essas conexões não envolvem questões profissionais e, em termos práticos, podem não trazer os resultados esperados como se deseja. 

O networking vai muito além das redes, e traz consigo um espaço de troca de conhecimento entre as pessoas, na qual é possível contar com certo apoio, seja ele moral, de negócios, de conhecimentos, entre outros. 

Como melhorar o seu networking?

Obviamente, as redes sociais são ferramentas excelentes para ampliar as possibilidades de se conhecer pessoas novas e no mundo todo, que talvez em outros ambientes não fossem possíveis.  O importante é saber utilizar de forma estratégica as tecnologias em benefício próprio. 

As opções são diversas, desde o LinkedIn, uma rede social focada em trocas profissionais e até mesmo o Instagram, que é uma rede muito utilizada para entretenimento, mas, também, usada de forma profissional pelas empresas, criadores de conteúdo, veículos de comunicação e outros segmentos.

Independente da sua escolha, é imprescindível estar no ambiente online.  Considerando tudo isso, agora vamos dar algumas dicas de como melhorar o seu networking. 

Conheça a sua rede de contatos 

É isso mesmo que você leu. Antes de ampliar a sua rede de contatos, conheça as pessoas que já estão próximas de você. 

Se você é um estudante ou recém-formado, com certeza já possui um círculo de pessoas que te conhecem e que você também conhece, ou seja, professores, colegas de turma, a equipe de profissionais que trabalham na sua faculdade. Todas essas pessoas podem, em algum momento, te ajudar. 

Digamos que você está buscando um estágio durante a faculdade, alguns dos seus professores podem saber de vagas que se encaixam no seu perfil, podendo indicá-lo para participar do processo seletivo.

Sabendo da sua trajetória dentro da faculdade, é muito mais fácil esse professor fazer esse tipo de indicação, pois ele já conhece a forma como você lida com as coisas relacionadas ao trabalho, por isso, não subestime a importância do networking desde o início da sua jornada acadêmica. 

Existe uma teoria muito interessante chamada seis graus de separação, desenvolvida pelo psicólogo Stanley Milgram, que diz que, no mundo, duas pessoas estão separadas apenas por no máximo seis laços de amizade, ou seja, você pode chegar em qualquer pessoa do mundo por apenas seis conexões. 

Crie conexão 

É muito chato quando uma pessoa se aproxima somente quando ela precisa, não é mesmo? Fazer networking não está relacionado a pedir favores o tempo todo, mas, sim, criar relações e conexões com a sua rede de contatos. 

Isso quer dizer que, essa relação pode ser construída com base no que você divulga, no seu trabalho, nas habilidades que você tem, fazendo com que essa comunidade reconheça e admire as suas competências. 

Portanto, é interessante marcar presença em momentos que não necessariamente você esteja precisando de algo, como por exemplo, datas comemorativas, períodos bons e ruins, e até mesmo um convite para almoçar, tomar um café, algo casual. Sabendo isso, nasce a próxima dica. 

Não force uma relação 

É muito interessante não aparecer só para pedir favores, mas é essencial não forçar uma relação. Isso quer dizer que nem sempre as pessoas estão abertas para esse tipo de troca, por isso, não force uma situação como essa. 

As relações de networking precisam ser pensadas estrategicamente e construídas aos poucos, respeitando os limites de cada um, como qualquer outra relação. 

As pessoas precisam ganhar confiança e conhecer quem você é aos poucos. Uma relação bem construída trará muito mais resultados e, principalmente, serão mais duradouras. 

Geralmente, as pessoas fazem indicações porque admiram e reconhecem o potencial do outro, portanto, confiam e indicam de olhos fechados. Faça o seu melhor, crie conexões e as oportunidades vão surgir. 

Participe de eventos e cursos 

Além das redes sociais, esteja presente em eventos, cursos, lugares onde as pessoas vão com o intuito de trocar informações. 

Seja visto e seja lembrado, portanto, se faça presente nos lugares onde mais pessoas da sua área estão ou onde os seus clientes vão. Ficar apenas em casa ou só nas redes sociais limita as possibilidades. 

Nada como uma boa conversa presencial para firmar novas parcerias e novos amigos. Por isso, aproveite esses momentos e não tenha vergonha de se apresentar, dialogar sobre assuntos da sua área. Esteja aberto a novas visões, opiniões e busque criar conexões. 

Não se esqueça de pegar o contato dessas pessoas, pois é importante manter a troca ativa. Acredite, em algum momento aquele contato que você pegou em um evento ou curso vai fazer toda a diferença.