O que é DPI na impressora?

Você sabe exatamente o que é DPI em uma impressora? Pode reparar, essa informação está presente na ficha técnica de todos os modelos, mas nem sempre sabemos dizer para que ela serve especificamente.

Nesse artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e facilitar a sua vida na hora de escolher um novo modelo de impressora. Apesar de esse ser um indicativo de qualidade, vale lembrar ainda que a qualidade em si do seu arquivo conta muito. Impressoras não fazem milagre e não serão capazes de imprimir imagens em alta resolução cujo arquivo de origem não apresente uma resolução compatível.

O que é DPI?

DPI é uma sigla em inglês para "Dots per Inch", que em tradução direta significa "Pontos por Polegada". Em se tratando de impressão, isso significa o seguinte: que em uma polegada de espaço uma determinada impressora é capaz de preencher X pontos de impressão. Só por aí você já pode concluir que quantos mais pontos de impressão uma máquina for capaz de produzir, maior qualidade ela deve apresentar.

Vamos a um exemplo simples para que tudo fique mais claro. Suponha que você tem uma impressora cuja resolução é de 600 DPI. Isso quer dizer que no espaço de uma polegada ela será capaz de subdividir aquela imagem a ser impressa em 600 pontos.

®VALEJET

Por outro lado, uma impressora com resolução de 1.200 DPI será capaz de imprimir 1.2 mil pontos no mesmo espaço de uma polegada. Ou seja, a imagem impressa por esse segundo modelo terá uma uniformidade maior e, consequentemente, apresentará um visual mais interessante. É por isso que quem precisa imprimir imagens com boa qualidade deve preferir impressoras com DPIs mais altos.

Fique de olho na imagem de origem

Da mesma forma que uma impressora com mais DPIs é capaz de imprimir imagens com maior qualidade, elas também são capazes de acentuar defeitos em imagens de baixa qualidade. É por essa razão que você precisa ficar de olho na resolução da imagem que será impressa. A qualidade delas é também indicada em DPIs.

Uma imagem com 100 DPI impressa em uma máquina com 1.200 DPI tende a deixar mais nítido o fato de que a sua imagem de origem é ruim. Uma medida considerada razoável em imagens para impressão é de 300 DPI. Se você já enviou materiais para uma gráfica, certamente já deve ter recebido esse tipo de recomendação. A regra vale também para impressoras convencionais.

Em se tratando de impressoras de uso comercial e residencial, 300 DPI é um número interessante a ser seguido, pois ele consegue apresentar uma imagem de qualidade razoável sem que isso implique na geração de um arquivo muito grande. Agora, se você estiver pensando em outros tipos de impressão, especialmente de grandes formatos (como outdoors ou peças de mobiliário urbano) a recomendação sempre é pedir orientação junto à gráfica responsável para que não haja o risco de as suas imagens ficarem "estouradas".

A regra dos DPIs só se aplica às imagens?

Sim e não. O processo de preenchimento de uma imagem ou de uma letra na impressora é exatamente o mesmo. O que acontece é que no preenchimento de uma imagem, um determinado ponto (ou pixel, se você tomar a imagem como ponto de partida) apresenta diversos tons de cores e nem sempre representa uma forma geométrica contínua.

No caso da impressão de textos, as letras são mais "simples" aos olhos da impressora, pois há padrões de formas e tamanhos, de maneira que mesmo as impressoras com DPI mais baixo conseguem representá-las muito bem. A olho nu, a diferença de um texto impresso em uma impressora de 600 DPI ou 1.200 DPI não é significativa. Porém, quando falamos de uma imagem, as diferenças se acentuam bastante.

®CREATIVE

Qual resolução de impressora escolher?

Tudo vai depender do seu objetivo. Hoje, há impressoras no mercado com resoluções que variam entre 150 DPI e 6.000 DPI. Se você fará impressões comuns de uso interno, com poucas imagens e apostando muito mais em textos, uma impressora com 300 DPI de resolução é suficiente.

Se você pretende imprimir algum tipo de material gráfico, trabalha com artes gráficas ou espera um pouco mais de realismo nas cores, os modelos com 1.200 DPI são uma boa pedida para uso em escritórios. Por fim, se você é um fotógrafo profissional e exige o máximo de qualidade possível na impressão, aposte nos modelos com resolução acima de 1.200 DPI.