Como escolher a TV ideal para o escritório?

Escolher uma televisão para o escritório é uma tarefa aparentemente simples, mas quem entende mais de hardware sabe que a escolha de um equipamento eletrônico depende de diversos fatores que podem passar despercebidos pelo consumidor que não tem proximidade com tecnologia, mas que podem fazer a diferença entre uma compra satisfatória e uma devolução ou troca do produto. 

Fique atento agora as melhores dicas para quem quer comprar uma TV para o escritório!

Existem televisões específicas para ambientes comerciais

Sim! Sabendo dos diversos usos a que se dá uma tela grande de televisão, as fabricantes começaram a criar diferentes funções embutidas nas televisões. 

Os aparelhos comuns das fabricantes mais famosas do mercado já incluem função hotelaria, função restaurante e muito mais - com elas é possível deixar programações e cardápios, além de informações em vídeo para quem entra no seu estabelecimento. 

Essas funções estão programadas através de software próprio da fabricante, mas os aparelhos em si não fogem muito de um televisor doméstico e suas variações se atém à resolução e tamanho, como qualquer outro.

Essas televisões possuem maiores níveis de brilho para compensar as diferentes condições de iluminação de escritórios e também possuem tratamento anti-reflexo.

E como eu escolho o melhor aparelho?

Se você já começou sua pesquisa e quer comprar algo para o escritório, vale a pena dar uma olhada nas funções que comentamos ali em cima. Mas o resto é quase igual a escolher uma televisão normal.

A primeira coisa que você vai gostar de saber é que todas as televisões smart possuem conectividade à internet (seja por wi-fi e/ou cabo RJ45), além de portas USB e HDMI (geralmente duas, mas podem ser mais). Isso vai te permitir conectar sua TV a um sistema fechado de câmeras, rede de TV corporativa, além de conectar seu aparelho à notebooks para apresentações e muito mais!

Agora vamos aos detalhes que diferenciam esses aparelhos.

Qual tamanho eu devo escolher?

Essa resposta vai depender do ambiente e da extensão do local onde a televisão vai ficar, para que não haja fadiga ocular. Para quem vai ficar de 1 a 2,5 metros da tela, escolha entre 26 e 32 polegadas. Mais que isso, já dá pra aumentar até 42”. Se passar do 3,5 metros, procure uma tela de 46” ou maior!

LCD, LED, QLED, OLED… O que é tudo isso?

Estes são os nomes das tecnologias empregadas no visor da sua televisão. A maior diferença está entre LCD e os demais. Num painel de LCD, a projeção de imagem é iluminada por trás (backlight) e em um painel de LED, cada pixel é iluminado individualmente. É por isso que LED acaba sendo mais nítido que painéis de LCD, mas também são um pouco mais caros.

Os demais nomes são tecnologias próprias de diferentes marcas. Algumas prometem maior contraste e “pretos mais pretos”... Outras sofrem menos com pixels queimados. Aqui é necessário pesquisar conforme o fabricante, visto que essas novas tecnologias entram e saem de moda com muita facilidade.

E qual a resolução que devo escolher?

Quanto mais pixels, mais nítida será a imagem. Pense na tela da televisão como se ela fosse um tear, cheio de linhas horizontais e verticais: Quanto mais linhas, mais macio fica o tecido, certo? Mas se a tela for maior, precisaremos de mais fios ainda… 

Funciona quase da mesma forma. As televisões modernas possuem as seguintes opções de resolução:

  • HD (1280 x 720) - Essa é a tecnologia mais antiga com 1280 colunas de “linhas” por 720 “linhas” horizontais, o que equivale a aproximadamente a 1 milhão de pixels. Para que seja possível ter imagens com detalhes com essa resolução, o ideal é que as telas das TVs tenham até 32 polegadas.
  • Full HD (1920 x 1080) - Definição ainda presente em muitos aparelhos, inclusive em TVs mais baratas. Elas têm 2 milhões de pixels. Aqui é ideal que a TV tenha até, no máximo, 43 polegadas, para que você possa ter o máximo nível de detalhe.
  • 4K ou Ultra HD (3840 x 2160 pixels) - Essa resolução é quatro vezes superior à anterior, e dispõe de 8 milhões de pixels. A maior parte dos conteúdos de televisão não foi gravado com tanta resolução e a TV precisa reprocessar a imagem para trazer o mais próximo do UHD. Essa resolução vai ser suficiente para telas bem grandes, de até 60 polegadas.

Sistema de áudio

Sistemas de áudio potentes são vistos em TVs mais modernas. No quesito som, a maioria dos aparelhos oferecem um áudio satisfatório. Mas, é sempre bom ter em mente que a interface de áudio. Alguns modelos podem oferecer apenas a saída de som óptica, entretanto alguns modelos mais modernos e versáteis possuem conectividade via Bluetooth ou P2 para ligar caixas som ou aparelho auxiliar para turbinar sua televisão.

E minha nova televisão vai ter garantia?

Quando o assunto é garantia, pode ter certeza que, nestes casos, optar por uma televisão mais barata pode acabar sendo uma falsa economia. A garantia desses aparelhos é muitas vezes restrita. Garantias normais vão de um a três anos para defeitos de fabricação. 

A televisão precisa ser smart?

A tendência do mercado é fazer com que todas as televisões possuam conectividade com a internet. Isso permite que o sinal da televisão aberta seja melhorado, permite que os usuários tenham mais um ponto de acesso de mídia em suas casas e é, em geral, uma escolha versátil. 

Só não vale a pena comprar uma Smart TV se você for usar como tela de um computador. Neste caso vale mais a pena um monitor!

Existem outros recursos que uma televisão pode ter, como uma taxa de atualização maior (muito bom para games!), HDR (para quem gosta de filmes) e até HD’s externos para que você grave a programação e assista depois… mas estes são assuntos para tratarmos em outro texto. Fique ligado no blog da Contabilista e até a próxima!