O que é e como funciona a metodologia Lean?

Se fôssemos traduzir a palavra “lean” para a língua portuguesa teríamos algo como “enxuto”. Essa palavra é uma boa referência para que você possa compreender o propósito do que é a metodologia Lean, tema que está em alta nos últimos anos.

Porém, apesar de essa ser uma técnica aparentemente nova, para entender seus princípios precisamos voltar ao período pós-Segunda Guerra Mundial. Foi em uma das fábricas da Toyota, no Japão, que nasceu o embrião desse conceito, formalizado apenas nos anos 90.

O que é Lean?

Em um cenário de reconstrução pós-guerra, as empresas japonesas apostaram em técnicas que as permitissem produzir em massa, de modo a obter ganhos em escala. Porém, essa possibilidade não era aplicável a todos os produtos, pois manter estoques altos também era um processo oneroso.

A solução foi buscar métodos que evitassem o desperdício e pudessem resultar em uma variedade maior de produtos. Esse sistema foi batizado de Método Toyota de Produção, um conceito amplamente debatido nos cursos de Administração. Entretanto, a metodologia Lean como a compreendemos hoje ainda não existia.

Quem colocou essas observações no papel foram os autores James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos. O livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, lançado em 1990 é considerado um marco na disseminação dessa filosofia, que posteriormente seria adaptada e aplicada a diversas outras áreas.

Os 7 princípios da metodologia Lean

Reduzir desperdícios é a premissa principal da metodologia Lean. Entretanto, para que esse objetivo geral seja atingido, é preciso considerar outros objetivos específicos. Podemos resumi-los em 7 itens:

1. Eliminar desperdícios

É a premissa mais importante da metodologia Lean. A partir da análise de processos, o Lean Manufacturing visa reduzir o máximo possível de 8 desperdícios clássicos dos sistemas de fabricação: processamento impróprio, excesso de produção, estoque, excesso de transporte, movimentos desnecessários, defeitos e retrabalho, tempo de espera e incapacidade intelectual.

2. Fortalecimento da equipe

Para que o desperdício chegue aos índices mais baixos possíveis, é importante que todos os envolvidos no processo tenham plena consciência de que a contribuição individual é essencial. Dessa forma, fortalecer o engajamento da equipe em busca dos resultados propostos é essencial para se ter sucesso nesse método.

3. Ampliação do conhecimento

Da mesma forma que todos devem estar cientes do seu papel no contexto geral, os envolvidos no processo precisam de qualificação para que consigam atingir seus objetivos. Para que haja um alinhamento técnico, a equipe como um todo precisa ser bem treinada e ter acesso aos recursos necessários para a execução das tarefas.

4. Construção da qualidade

Redução de desperdícios, qualificação dos integrantes da equipe e engajamento em prol de uma maior produtividade. A soma dos três primeiros princípios resulta em um quarto que é a qualidade final do produto ou serviço. Ela é um diferencial no sentido de agregar valor à mercadoria, de tal forma que o consumidor tenha percepção desse quesito.

5. Entregas mais rápidas

Reduzir desperdícios não é uma premissa presente apenas no processo de fabricação. Uma vez que o produto esteja disponível, ele precisa chegar às mãos do consumidor o mais rápido possível. Reduzir o lead time significa verificar onde estão os gargalos de produção e distribuição, visando eliminar também o desperdício de tempo.

6. Decisões tardias

A princípio, decisões tardias podem parecer algo ruim, mas a lógica é válida. Os processos precisam ser construídos de tal forma que as decisões finais sobre produtos e serviços possam ser tomadas o mais próximo possível da conclusão do processo. Isso dá ao gestor flexibilidade para mudar rumos, se necessário, mesmo com execução avançada do projeto.

7. Otimização

Por fim, uma vez que níveis de excelência tenham sido atingidos, não convém relaxar. É hora de analisar todas as etapas do processo para encontrar aspectos nos quais seja possível obter mais produtividade. A melhoria contínua é a última das premissas da metodologia Lean. Buscar a otimização deve ser um objetivo comum a todos os envolvidos no processo.

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A metodologia Lean é aplicada hoje nos mais diversos tipos de empresas, especialmente do setor de tecnologia. Sheryl Sandberg, COO do Facebook, é autora do livro “Faça Acontecer”, um dos mais vendidos do segmento e uma boa referência para você aprender mais sobre esse método.