Lápis ou lapiseira: qual escolher?

Muita gente não dispensa um bom lápis ou uma lapiseira na hora de escrever. Com esses itens, é possível fazer anotações, desenhar, rascunhar, apagar e começar de novo. Mas você sabe qual deles é a ideal para o seu uso? 

O ambiente de uso (e o usuário) fazem toda a diferença

Antes de falar sobre as diferenças de cada produto, é necessário analisar em qual situação se faz necessário um lápis ou lapiseira.

Se você compra uma lapiseira e entrega ela na mão de uma criança que a levará para a escola, lá ela terá o risco de perdê-la entre os objetos dos amigos, quebrá-la por não saber usar ou até não dar a devida importância a um produto mais caro e mais complexo.

Em contrapartida, se você está procurando um item para uso no trabalho, provavelmente você irá preferir uma lapiseira, que é mais prática, durável e dispensa o uso de um apontador, por exemplo. 

Podem parecer fatores pequenos quando analisamos dessa forma, mas quando colocamos em perspectiva, isso ocorre diversas vezes e se torna frustrante. 

A organização do lugar onde você guarda seus objetos de papelaria e sua relação com o acúmulo de coisas é um fator que também deve ser levado em conta na hora de escolher entre lápis ou lapiseira. Priorizar lapiseiras em um ateliê de artes visuais pode não fazer tanto sentido, enquanto pessoas que mantêm seu espaço de trabalho o mais organizado possível podem achar que um conjunto de lápis pode gerar muita bagunça.

As diferenças técnicas entre lápis ou lapiseiras

É necessário entender que o elemento principal desses objetos é o grafite: um tipo de carvão bem estável e que, com a porosidade do papel, transfere seu material e deixa um rastro forte ou suave. 

  • Categoria B: os mais escuros e macios. Vão de B a até 9B.
  • Categoria H: são bem duros e secos. Vão de 9H até H (a ordem é inversa, pois trata-se de uma escala).
  • Categoria F: ponta fina.
  • Categoria HB: dureza e cor intermediárias. É o centro da escala.

Com essas informações é possível perceber que, como dito anteriormente, lapiseiras não fazem muito sentido em um estúdio onde se desenha muito. A presença de um mecanismo de alimentação faz com que a troca de grafites seja muito trabalhosa. Neste caso, quanto mais lápis melhor! Pense nas possibilidades de sombra e luz ao misturar tons de cinza em uma composição!

Lapiseiras são práticas pois não exigem muitos acessórios extras. Para quem tem mãos maiores, elas podem ser úteis por terem uma pegada mais ergonômica, dependendo do modelo. Elas costumam ser mais utilizadas por quem escreve mais do que desenha e alguns exemplares podem ser mais pesados, favorecendo caligrafias cuidadosas. Lapiseiras são, antes de mais nada, um artigo para expressar personalidade na hora de escrever.

Mas se você pensa que as escolhas entre as lapiseiras são limitadas apenas por marca e modelo, saiba que não. É possível personalizar o traço de sua escrita com grafites de diferentes espessuras e algumas durezas diferentes também. Essas são as espessuras de grafite para lapiseira:

0.2 mm < 0.3 mm < 0.5 mm < 0.7 mm < 0.9 mm < 2 mm

Aqui se faz necessário ressaltar algo que para os experientes já é óbvio: lapiseiras não permitem que você alterne as espessuras de grafite. Se você escolher apenas um modelo, vai ter que comprar aquela grossura de grafite sempre que precisar reabastecer. Outro fator importante a ser mencionado é que as durezas disponíveis aqui são menos extensas, mas é possível encontrar grafites de 3B até 3H com relativa facilidade. 

A escolha e o uso entre esses dois materiais dependem muito de cada pessoa. Os benefícios de cada um são intrínsecos ao usuário e ao ambiente onde se pretende usar estes objetos, tal qual o trabalho ao qual eles serão expostos. 

Esperamos que este texto possa ajudar nesta escolha, ou ao menos mostrar que quando o assunto é papelaria e material de escritório, existe um mundo de opções e escolhas e que cada uma delas afeta muito a forma como nos relacionamos com o nosso trabalho. 

A Contabilista possui uma série de produtos para a volta às aulas dos seus filhos ou para o retorno das atividades da sua faculdade. Sua empresa também pode se abastecer das principais marcas conosco. Confira!