Primeiros socorros: quais itens devem estar sempre disponíveis em casa ou na empresa?

É bom estar preparado, especialmente quando se trata da saúde e bem-estar da sua família ou dos funcionários da sua empresa. Por isso, manter um kit de primeiros socorros em casa, no escritório e até uma versão pequena na mochila ou bolsa, é essencial.

De acordo com a NR 7.5.1 do Ministério do Trabalho e Emprego, toda empresa tem a obrigação de manter pelo menos um kit de primeiros socorros em suas dependências. Essa medida tem como objetivo assegurar condições de oferecer socorros imediatos a um colaborador machucado ou doente, até que ele obtenha atendimento médico.

No entanto, o kit emergencial não se faz necessário somente em ambientes de trabalho. É importante que a sua família esteja protegida, especialmente se você convive com idosos ou crianças. Por isso, invista em um kit de primeiros socorros para a sua casa.

Por que ter um Kit de Primeiros Socorros?

A palavra “acidente” dispensa explicações, não é mesmo? Você nunca sabe as circunstâncias sobre as quais um incidente pode acontecer. Nem sempre há socorro por perto e manter a situação sob controle até obter ajuda profissional pode ser um fator decisivo.  

Um bom kit de primeiros socorros vai te ajudar a responder de maneira rápida e eficaz a machucados comuns e emergências. Mantenha essa ferramenta sempre por perto e  guarde-o em um lugar de fácil acesso.

Qual a diferença entre um kit de primeiros socorros para empresas e um kit comum?

Existe no Brasil uma série de normas que regulamentam as atividades da empresa em relação a seus colaboradores e é necessário que ela sempre promova meios de preservar a saúde dos mesmos. 

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional especifica e padroniza procedimentos que as empresas devem conduzir para minimizar riscos aos quais os empregados estão sujeitos no ambiente de trabalho.

A NR7 é a norma que define a obrigatoriedade do kit de primeiros socorros nos ambientes empresariais e também diz que ele deve ser desenvolvido conforme os riscos oferecidos pela atividade executada. Dessa forma, o kit de primeiros socorros de uma indústria será diferente do kit preparado para a construção civil, por exemplo. Isso acontece porque as pessoas estão expostas a diferentes situações e riscos em cada atividade. 

Como montar seu Kit de Primeiros Socorros

Em geral, os itens mais básicos para um kit de primeiros socorros são aqueles que permitem realizar curativos. Estes produtos geralmente tem validade, então é necessário sempre ficar de olho no vencimento de cada um!

Se você está montando um kit de primeiros socorros empresarial, você vai precisar de itens mais complexos. Veja abaixo alguns dos materiais importantes e selecione os que lhe serão mais úteis:

Dependendo das situações às quais você ou seus funcionários podem estar expostos, considere levar também:

  • Fita adesiva;
  • Super Cola (para fechar cortes grandes);
  • Torniquete de borracha;
  • Emplastros ou sprays para dores musculares;
  • Vaselina ou outro lubrificante inerte;
  • Papel e Caneta (os mais resistentes à água possível!);
  • Números de emergência;
  • Lanterna;
  • Cobertor;
  • Protetor solar;
  • Repelente.

Estes itens são muito atrelados a ocasiões e situações específicas, mas alguns são até considerados equipamentos de proteção individual (EPI), como no caso do protetor solar e do repelente, por exemplo. 

Existe algum item que não pode estar no kit de primeiros socorros?

No Brasil, o Decreto nº 20.931 diz que nenhum medicamento deve ser incluído na caixa de primeiros socorros empresarial, salvo quando expressamente autorizados por profissionais da área de saúde que trabalham na instituição.Todavia, não existem tais restrições para kits de primeiros socorros familiares. 

Quando se trata da saúde da sua família, é inteligente ter à mão medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e pomadas de uso tópico para picadas de inseto e queimaduras. Outro medicamento comum que deve estar presente em seu kit é o ácido acetilsalicílico, conhecido popularmente como Aspirina - em um caso de infarto, este composto afina o sangue e pode permitir a passagem dele pela via obstruída. Este medicamento, somado a uma resposta rápida de ligação para os serviços emergenciais pode salvar uma vida.

Esperamos ter ajudado você a ter uma noção melhor sobre os riscos que corremos diariamente e sobre como você pode estar sempre preparado em caso de um acidente. Fique ligado no Blog da Contabilista para mais novidades!