Garrafa térmica: como escolher o modelo ideal

A garrafa térmica é um item essencial em casas, escritórios e passeios em geral. Ela garante que os líquidos permaneçam na temperatura correta (seja fria ou quente) e também ajuda a preservar os sabores das bebidas.

Diante de tantas opções e modelos disponíveis no mercado, muitas pessoas sentem dificuldade no momento da compra, afinal deve-se levar em conta várias informações importantes, como: material utilizado, capacidade, tempo de conservação do líquido e higienização, por exemplo. 

Por isso, a Contabilista preparou para você algumas dicas que irão te ajudar na escolha da garrafa térmica ideal para o seu uso. Continue a leitura!

Ampola de vidro ou aço inox, qual é a melhor?

Em geral, o interior das garrafas térmicas são feitos de ampolas de vidro ou aço inox. Esses materiais são espelhados por dentro e por fora, fazendo com que a bebida mantenha-se conservada na temperatura ideal, além de permitir com que a higienização da garrafa seja feita adequadamente, sem grandes esforços. 

A principal diferença entre elas é a durabilidade, já que a ampola de vidro é menos resistente a quedas e impactos.

O tempo médio de conservação do líquido dentro de uma garrafa térmica varia de modelo para modelo, mas vai de 5 a 24 horas de bebida quente ou fria. Para garantir a eficiência do produto, lembre-se: antes de usar a sua garrafa, é necessário escaldá-la, ou seja, você precisa encher sua garrafa com água na temperatura semelhante ao líquido que será utilizado por pelo menos 2 minutos. Após esse processo, você pode retirar a água e acrescentar a bebida escolhida. 

Preste atenção no volume

Quando estiver procurando por uma boa garrafa térmica, filtre suas buscas pelo volume que pretende utilizar. Existem modelos com capacidade de 500ml até 7 litros, por isso é importante que você pense em qual será a sua utilidade, para aproveitar ao máximo o produto. 

Ao comprar uma garrafa com a volumetria correta para o seu uso, você evita a perda de calor, mantendo a sua bebida na temperatura correta.

Se você estiver precisando de um item para uso individual, opte por uma garrafa de 500ml. Já se o consumo de bebida for para um pequeno escritório ou o setor de uma empresa, o ideal é optar entre as opções de 750ml ou 1 litro. Se for para servir café em uma empresa de grande porte, indicamos os modelos com capacidade de 1 a 2 litros. Existem ainda modelos maiores, que variam entre 5 e 7 litros, e são ideais para uso esportivo, industriais, construções, campings e fazendas, por exemplo. 

A tampa também é um fator importante

A tampa de uma boa garrafa ou copo térmico precisa ser hermética e isolar a temperatura do líquido dentro do recipiente para evitar que ele se perca no ambiente ao redor. 

As tampas de rosca são mais indicadas para uso doméstico. Elas possuem uma vedação muito precisa, impedindo que o líquido vaze e permaneça na temperatura ideal. Já os modelos com tampa de pressão são mais recomendados para ambientes corporativos e grandes escritórios, pois como muitas pessoas irão utilizar a garrafa térmica, basta pressionar a válvula.

Cuidados com a higiene

Para realizar a limpeza da garrafa térmica, é necessário que o produto esteja em temperatura ambiente. Em caso do uso de líquido quente ou frio, você pode utilizar detergente neutro e enxaguar com água de baixa pressão. Em caso do uso de resíduos resistentes (como leite, por exemplo), use detergente neutro e enxágue com água morna em abundância. Em seguida, encha o produto com água morna e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, deixando em repouso por no mínimo 2 horas. Após o período, enxágue com água. 

Uma boa limpeza e manutenção da garrafa irão fazer com que a durabilidade do produto seja maior. Por isso, cuide e siga as instruções de uso do produto, de acordo com as orientações do fabricante.

Outras dicas valiosas 

  • Quando você for comprar (ou quando receber) a garrafa térmica, dê uma boa olhada nela. Procure por defeitos de fabricação visíveis, como trincas, por exemplo. Esses problemas afetam a vida útil e a performance do produto significativamente.
  • Cheire o interior da garrafa: ela não deve conter nenhum cheiro.
  • Chacoalhe a garrafa térmica: nada deve vibrar ou criar um som de chocalho.
  • Verifique se a tampa veda bem a garrafa.
  • A embalagem deve conter as seguintes informações: dados de fabricação, informações sobre a fabricante (endereço, nome, número de telefone), termo de garantia, condições de uso e características básicas.
  • E lembre-se: bebidas gaseificadas e gelo NÃO devem ser utilizadas em garrafas térmicas. 

E aí, gostou das dicas? A Contabilista tem uma grande variedade de modelos de garrafas térmicas e preços que cabem em todos os bolsos. Esperamos por você!