Entenda tudo sobre o rendimento de páginas ISO

Você já ouviu falar no padrão ISO de rendimento de páginas? Ela é uma métrica que ajuda a medir o rendimento que um cartucho de tinta consegue desempenhar numa impressora, e é de extrema importância não apenas para profissionais que trabalham com esses equipamentos, mas também para as empresas e organizações que as utilizam com frequência.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre essa norma, fique tranquilo que iremos te mostrar como ela funciona e como entendê-la pode te ajudar no seu trabalho ou negócio.

Entenda os padrões ISO

Com sede na Suíça, a Organização Internacional para a Normatização (ISO) é uma entidade não governamental que desenvolve normas internacionais que visam facilitar o comércio, gestão de negócios e avanço tecnológico.

Atuante em diversas áreas, ela consegue estabelecer mecanismos de normatização que são aplicados em cerca de 160 países ao redor do mundo. Como exemplo, podemos citar a ISO 9000, que estabelece padrões para qualidade, e a ISO 14000, destinada a ações de gestão do meio ambiente.

Sobre cartuchos de tintas e toners usados em impressoras, a ISO aprovou em 2004 e 2006 novos padrões que definem os principais atributos que afetam o seu rendimento, além de aplicar análises estatísticas para que os fabricantes possam medir o desempenho desses produtos. Esses padrões são:

  • ISO/IEC 19752 (2004) – toner monocromáticos
  • ISO/IEC 24711 (2006) – cartuchos de jato de tinta
  • ISO/IEC 19798 (2006) – toner colorido

O que é rendimento de páginas e qual sua importância?

Rendimento em páginas pode ser definido como o número total de páginas que um cartucho ou toner de tinta específico consegue imprimir. Antes das normas da ISO, cada fabricante de impressoras utilizava um padrão e metodologia diferente para medir o rendimento dos seus cartuchos e toners, o que dificultava a leitura dos usuários e a cooperação entre as marcas.

Com isso, tanto profissionais que trabalham na área como usuários que precisam adquirir esses produtos com frequência conseguem usar essa métrica para determinar suas decisões. Conseguindo ter uma análise mais uniforme e elaborada, é possível identificar no mercado as melhores opções, tanto em qualidade como em custo-benefício.

Como são feitos os testes?

As especificações ISO/IEC 24711 e ISO/IEC 19798 determinam que o rendimento de páginas deve ser estabelecido usando um pacote padrão, impresso em um ambiente controlado e com as configurações padrão da impressora.

No total, são utilizadas 3 impressoras e 9 cartuchos, sendo 3 cada uma das impressoras. O papel utilizado deve ser o de tamanho A4 e as páginas devem ser impressas de forma contínua até o fim da tinta armazenada no cartucho. 

Este procedimento de teste estima a quantidade de páginas que poderão ser impressas e o rendimento em páginas informado pela ISO deve ser igual ou menor a 90% do intervalo de confiança média. 

Por que os rendimentos em páginas são listados como um sistema de cartucho e impressora e como são calculados?

Listar os rendimentos em páginas como um sistema de cartucho e impressora reflete de melhor maneira as diferenças entre as velocidades, tabelas de cores, rotinas de manutenção e frequências de aquecimento de cada impressora. Dessa forma, ele acaba sendo uma melhor unidade de medida.

Como citado anteriormente, o rendimento em páginas precisa ser igual ou inferior a 90% do intervalo de confiança da média. Ele é calculado da seguinte forma:

Rendimento médio em páginas – (1,86 x (desvio padrão do rendimento em páginas/3))

No entanto, é preciso salientar que o rendimento em páginas deve ser utilizado como uma estimativa, não como um número absoluto. Isso porque o porcentual de cobertura de cada impressão, ou seja, a área do papel que receberá tinta, varia muito conforme o documento que está sendo impresso.

Dessa forma, o rendimento de páginas acaba se tornando uma métrica para comparar o rendimento entre modelos de cartuchos, e não para fazer uma estimativa real do seu uso e custos em um escritório ou empreendimento.

Caso você deseje saber como estipular esses custos, ou informá-lo a um cliente, é preciso fazer um cálculo de custo total de propriedade, também conhecido como CTP. Para isso, alguns fatores precisam ser considerados, como o valor da impressora, gastos com sua manutenção e suprimentos, volume de páginas impressas por mês e a vida útil do aparelho em páginas.

Além disso, você pode contar com um sistema de gerenciamento de outsourcing de impressão para conseguir ter dados mais reais sobre o consumo de suprimentos e quanto cada cartucho de tinta consegue render.

Agora que você já conhece as especificações ISO sobre rendimentos de páginas, poderá se sentir mais confortável em buscar as melhores opções de suprimentos e impressoras para o seu negócio. Consulte o nosso site e confira as melhores opções!