Ecolápis Faber-Castell: O que é, processo de fabricação e curiosidades

O Ecolápis da Faber-Castell pode ser visto como uma evolução em relação aos lápis comuns, principalmente no que se refere à sustentabilidade. Nos dias de hoje, pautas como preservação ambiental são cada vez mais necessárias e empresas e indivíduos devem se conscientizar e buscar maneiras de reduzir os impactos causados no meio ambiente.

Nesse sentido, o uso de produtos recicláveis e ecológicos faz toda a diferença, especialmente em larga escala. Se você utiliza muitos lápis no seu dia a dia, seja nos estudos, trabalho ou em algum hobby, siga com a gente para saber mais sobre o Ecolápis e como ele pode ser útil tanto para você como para o meio ambiente.

O que é Ecolápis?

Ecolápis é uma linha de lápis desenvolvida pela Faber-Castell, que tem como foco principal reduzir o impacto que a produção desse item gera na natureza. Como você bem sabe, a maior parte dos lápis é produzida com madeira.

Nesse sentido, já parou para pensar em quantas árvores precisam ser cortadas para a produção de lápis em larga escala? O Ecolápis visa reduzir esse desmatamento, pois é feito de materiais recicláveis como madeira oriunda de áreas de reflorestamento e resíduos industriais.

Todos os materiais usados na fabricação de itens desta linha possuem certificação Forest Stewardship Council (FSC), garantindo que nenhuma madeira utilizada tenha sido extraída de forma ilegal ou prejudicial ao meio ambiente. Tudo isso sem que haja perda de qualidade em relação aos lápis comuns.

Visando expandir a adoção à linha Ecolápis, a Faber-Castell já produz diversos modelos de lápis neste formato, desde os tradicionais até os aquareláveis e lápis de cor com formato triangular ergonômico.

Fases do processo de fabricação do produto

De acordo com a própria Faber-Castell, o processo de fabricação dos Ecolápis começa com o plantio de sementes e mudas que darão origem às madeiras usadas nos produtos. Depois da colheita e transporte das madeiras, há a preparação para a industrialização.

Em seguida, é feita a secagem e o tingimento da madeira, para ficar da cor dos lápis que ela dará origem. Após um período de armazenamento de 60 dias, as madeiras são cortadas em tábuas pequenas e preparadas para receber as minas – ponta do lápis, onde está a cor ou o grafite que será utilizado.

O processo de fabricação das minas varia conforme o seu tipo, seja colorido ou de grafite. Porém, em ambos os casos é usado somente produtos de alta qualidade e rigorosamente testados em laboratório.

O processo de corte e secagem, após a inserção das minas, é o mesmo para qualquer modelo. Após o fim da secagem, os Ecolápis são submetidos a um processo de queima em temperatura, passando em seguida por uma etapa de tratamento com gordura.

Por fim, é feito o acabamento final e pronto! Os Ecolápis são então preparados para o envio, sendo geralmente vendidos em caixas.  

Ciclo do Ecolápis Faber-Castell

 
  1. 1 Plantio de sementes e cultivo de mudas.
  2. 2 Plantio de mudas nos Parques Florestais.
  3. 3 Fotossíntese - as florestas da Faber-Castell Brasil absorvem mais CO2 do que a empresa emite no mundo todo.
  4. 4 Poda de galhos.
  5. 5 Colheita de árvores.
  6. 6 Transporte de toras.
  7. 7 Reaproveitamento de madeira para produção de energia.
  8. 8 Preparação de madeira para industrialização.
  9. 9 Secagem e tingimento de madeira.
  10. 10 Armazenamento por 60 dias de madeiras cortadas em formato de tabuinhas.
  11. 11 Corte de canaletas nas tabuinhas para receber as minas (cores ou grafite).
  12. 12 Colagem de outra tabuinha formando um sanduíche.
  13. 13 Sanduíches de tabuinhas são cortados em formato de lápis recebendo acabamento final.

Curiosidades sobre os lápis Faber-Castell

Já que o assunto são os Ecolápis da Faber-Castell, que tal conferir algumas curiosidades sobre os itens desta marca, que é referência há décadas?.

Apostamos que você irá se surpreender com alguns desses fatos

  • Tempo de fabricação: como foi possível ver, um lápis não fica pronto de um dia para o outro. Somente o processo de fabricação pode demorar até 68 dias, sem falar no tempo de plantio e crescimento das madeiras nas árvores;
  • O castelo da Faber-Castell existe: sabe o castelo estampado nos produtos da Faber-Castell? Ele realmente existe, e fica em Stein, na Alemanha. Nele, fica a sede da companhia;
  • Florestas no Brasil: a Faber-Castell possui uma imensa área de cultivo florestal no Brasil, localizada na cidade de Prata-MG. A área é tão grande que poderia abrigar cerca de 9 mil campos de futebol;
  • Recorde: a Faber-Castell detém o recorde mundial de desenho colaborativo mais longo do mundo. A obra mede 11,595km de comprimento e com certeza diversos lápis foram usados para compô-la; 
  • Do maior ao menor: a companhia também entrou no livro dos recordes por produzir o maior e o menor lápis do mundo. Enquanto o maior mede cerca de 20 metros, o menor possui apenas 17,5 milímetros de comprimento;
  • Brasil como referência: a fábrica da Faber-Castell em São Carlos, interior de São Paulo, é a maior fábrica de Ecolápis do mundo. Algo que deve ser um orgulho não somente para a companhia, mas para nós brasileiros devido a sua sustentabilidade.

Agora que você já conhece mais a fundo os Ecolápis Faber-Castell não deixe de considerar a compra de produtos deste modelo quando precisar de um lápis novo. O meio ambiente agradece! Acesse o site da Contabilista e confira a linha completa de produtos Faber-Castell.

Tags: Lápis