5 dicas para ter sucesso na primeira empresa

Começar um novo negócio não é algo simples. Por mais que você tenha conhecimento e experiência em uma determinada área, sempre haverá surpresas no caminho e muita coisa a aprender. Dessa forma, ouvir dicas para ter sucesso na primeira empresa de quem já vivenciou esse processo é fundamental.

Nós costumamos aprender com os nossos erros, mas nem sempre precisamos errar para aprender. Outros empreendedores que já trilharam o mesmo caminho podem contar o que fizeram quando avistaram os primeiros problemas e as soluções que eles encontraram podem servir de prevenção para que você não repita os mesmos erros.

1. Esse negócio é para você?

A primeira coisa que você deve ter em mente é qual é o seu perfil de trabalho. Há muitas pessoas que são altamente especializadas em uma função, sendo capazes de prestar um excelente serviço, mas falham em questões administrativas, comerciais ou de marketing. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para poder buscar ajuda nas áreas que você não tem tanto conhecimento.

Outro aspecto importante é também quando o empreendedor entra em uma área na qual ele não é necessariamente um especialista. Isso acontece muito com franqueados, por exemplo, que investem em negócios que parecem ter um bom futuro, mas desconhecem itens básicos de gestão ou mesmo do funcionamento de um determinado setor.

2. Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é um documento no qual você descreve não apenas os objetivos e as metas da sua empresa, mas também a forma como ela vai operar e quais são as perspectivas para que ela cresça. Esse documento é essencial mesmo nas empresas consolidadas, mas para quem está começando um negócio ele é ainda mais importante.

Pesquise sobre o seu setor, compare o seu método de trabalho com o dos seus concorrentes e busque informações sobre a relação com os fornecedores e sobre as sazonalidades do mercado. Esse não é um documento definitivo, pois ele precisa ser flexível para que sejam feitas alterações ao longo do tempo, mas ele deve se tornar um guia de consulta para a tomada de decisões.

3. Feito é melhor que perfeito: não espere a perfeição

Muitos empreendedores não se sentem seguros de iniciar um negócio se ele não apresentar um cenário perfeito, de acordo com o que foi idealizado. É preciso levar em consideração que quase nunca o cenário externo será aquele planejado, pois uma empresa, seja ela de qual ramo for, está sempre sujeita a imprevistos dos mais variados tipos.

Por essa razão, é preciso estabelecer datas limite para que certas decisões sejam tomadas. Postergar as coisas indefinidamente pode fazer com que você nunca entre em ação – e não agir é também um erro frequente cometido especialmente pelos mais novos. Em algumas circunstâncias, mesmo sem todas as informações que você precisa, opte por seguir algum caminho. Você não vai acertar sempre. Lembre-se: é melhor ter algo feito e imperfeito, do que não ter feito nada.

4. Não descuide das finanças

Para quem é especialista em uma determinada área, ter que cuidar de tarefas mais burocráticas pode ser bastante desgastante. Em uma empresa, os aspectos tributários e financeiros não devem ser colocados em segundo plano, sob pena de a sua empresa perder dinheiro. É na boa gestão financeira que você encontrará as oportunidades de crescimento e poderá ter mais tranquilidade nos seus investimentos.

Recorra a softwares que possam automatizar o seu fluxo de caixa e integrá-lo com instituições financeiras. Perder tempo com tarefas manuais pode tirar boa parte do seu tempo para produção. Empresas que estão começando geralmente têm poucos funcionários e, portanto, cada segundo desperdiçado faz falta. Invista em tecnologia como uma forma de criar melhores condições para o crescimento.

5. Não desista, mas não tenha medo de mudar

À primeira vista, esse conselho pode parecer um pouco dúbio, mas é assim mesmo. Em alguns momentos você terá que ser resiliente, tendo forças para seguir em frente mesmo diante das adversidades. Em outras ocasiões, será preciso dar um passo atrás e repensar a sua estratégia, o que pode significar até mesmo mudar o modelo de negócios.

Muitas startups começam com uma ideia em mente, mas na hora de colocar o produto no mercado percebem que a reação do público nem sempre é a esperada. Por isso, o conselho é começar as coisas de um jeito simples. Inicie oferecendo o básico e vá agregando valor ao seu produto à medida que o público percebe que se trata de algo de qualidade. Não invista alto antes que os consumidores provem que o seu ponto de vista está correto.