Como usar a agenda de forma organizada?

O fim de ano se aproxima e com ele chega a hora de pensar em quais são os seus planos para 2018. Melhor do que deixar tudo para a última hora, é importante começar a planejar as suas metas para o ano que vem desde já. E, para isso, nada melhor do que comprar uma agenda 2018 para começar a rascunhar as suas ideias.

Por mais que hoje o mundo seja predominantemente digital, isso não significa que anotar as coisas no papel tenha perdido a importância. Aliás, muito pelo contrário: ter essas informações sempre à mão são a garantia de que na hora que você precisar elas vão estar ali. Mas você sabe como usar a agenda de forma produtiva e eficiente?

Compre sua agenda antes do ano começar

Pode parecer óbvia essa dica, mas muita gente deixa a compra de uma agenda de lado e acaba começando o ano sem ter uma à mão para fazer as suas anotações. O melhor momento para comprar uma agenda é nos meses de novembro e dezembro. Assim, você já pode começar a fazer os seus planos antes mesmo do ano novo começar.

Além disso, quando você começa o ano sem a sua companheira de anotações, as chances de que você se desestimule ao iniciar as anotações na metade do mês de janeiro, por exemplo, é grande. Por isso, não dê chances para a desmotivação e para a desorganização e escolha desde já, com muita calma, o modelo que mais lhe agradar.

Uma agenda para cada perfil

Quanto vale uma boa agenda? Essa é uma pergunta bastante relativa, pois cada pessoa tem os seus gostos particulares. Há agendas voltadas para executivos, para estudantes ou aquelas com motivos de entretenimento. Não importa qual seja a sua escolha, o importante é que você se sinta confortável com o design dela.

Pense que esse é um acessório que vai andar com você durante o ano inteiro. Se você quer fugir do estresse do trabalho, por exemplo, imagine olhar para uma agenda com perfil executivo o tempo todo? Não é uma boa ideia, não é mesmo? Por isso, escolha bem, há inúmeras opções disponíveis nas lojas de material de escritório.

Planejamento faz a diferença

Pode ser que você escreva pouco e não precise de páginas com muitas linhas para um só dia. Esse é um item interessante de se observar nos modelos de agenda disponíveis. Entretanto, pensando no seu planejamento anual, é importante que a agenda escolhida tenha um espaço com essa finalidade.

Ela permite que você tome notas de forma mais despojada, sem se preocupar em associar diretamente o comentário ao dia em questão. Na hora de anotar os itens não precisa ser muito descritivo: liste apenas os tópicos e as palavras-chave para que você possa se lembrar da ideia principal. Deixe os textos mais longos para desenvolver no computador ou em outros lugares.

Mantenha a agenda sempre com você

Há quem tenha uma agenda para usar no trabalho e outra para as suas atividades de lazer. Há quem use uma única agenda para tudo. Independente da sua escolha, o mais importante é que ela esteja sempre com você. Por exemplo: imagine anotar itens pessoais do seu dia a dia e deixar a agenda no trabalho. Como você vai se lembrar do que anotou nela durante a noite, por exemplo?

Tenha em mente que ela deve funcionar como uma companheira para você, estando ao seu lado em todos os momentos. Por isso, ela deve estar no seu carro, na sua mochila ou onde quer que você vá, sempre acompanhada de uma caneta para que você possa fazer as suas anotações. Alguns modelos são tão compactos que podem até ser guardados no bolso.

Use cores para diferenciar

Quando estamos estudando algum conteúdo e queremos destacar um determinado item, usamos uma caneta marca-texto ou colorida para que ele possa se diferenciar do restante do texto. Por que não usar a mesma técnica quando você estiver tomando notas na sua agenda?

O uso de cores não tem uma finalidade meramente estética, como muitos podem imaginar. Essa é também uma maneira eficiente de estimular a memorização do conteúdo ou chamar a atenção para determinados detalhes com mais facilidade. Em lojas de material de escritório você pode não apenas encontrar canetas de várias cores como também canetas com cargas de múltiplas cores.

***

Gostou das dicas? Aproveite que as agendas 2018 já chegaram na Contabilista. Confira!