5 passos para tirar suas metas de 2021 do papel

Ainda que você tenha motivos para dizer que o seu ano de 2020 foi bom, em linhas gerais esse certamente é um ano que vamos preferir esquecer. A pandemia de coronavírus impôs regras de distanciamento social e mexeu completamente na rotina de trabalho de milhões de pessoas.

Nós da Contabilista desejamos que o ano de 2021 seja muito melhor para todos. Porém, é hora de aproveitar o tempo que ainda resta em 2020 para começar a fazer os planos para o ano que vem. 

O primeiro passo é colocar suas metas no papel – e uma boa agenda ou planner são perfeitos para começar. Porém, e depois? Como transformar as ideias e sonhos colocados no papel em realidade? Neste artigo, apresentamos algumas dicas que vão ajudá-lo com os novos planos.

1. Fracione uma grande meta em pequenas metas

Escolha uma das metas que você escreveu na sua agenda e comece a pensar em uma estratégia para ela. Alguns objetivos são realmente difíceis ou demorados e requerem uma abordagem diferente. Subdividir a meta em pequenas metas é o melhor caminho. Por exemplo, vamos supor que um dos seus planos seja o de comprar um carro.

Comece fazendo uma pesquisa dos modelos disponíveis, além do preço médio e das condições de pagamento. Depois, elabore uma estratégia para poupar dinheiro: quanto você vai precisar guardar por mês? E assim por diante. Comemore ou celebre de alguma forma cada vez que atingir uma pequena meta. Isso dará motivação para que você alcance o próximo passo.

2. Seja persistente e não desista fácil

Quando se trata de adotar novos hábitos, a impressão que temos é que o nosso corpo nos “sabota” sempre que tentamos fazer algo diferente. Na verdade, somos condicionados a fazer muitas coisas e não é simplesmente da noite para o dia que deixamos de “sofrer” por alguma ausência ou alteração de rotina.

O melhor conselho aqui é: de um tempo para si mesmo. Estabeleça prazos mínimos de tentativa e não desista antes disso. Se possível, anote diariamente na sua agenda o progresso alcançado. Se você pretende parar de fumar, por exemplo, tenha em mente que as duas primeiras semanas serão as mais difíceis e, ainda que não pareça, cada dia é uma grande vitória.

3. Mentalize o resultado

Essa é uma contribuição muito mais psicológica do que prática, mas também proporciona ótimos resultados. Dedique um tempo todos os dias a mentalizar a sua meta concluída. Voltando ao exemplo do carro, imagine-se dirigindo o veículo, pegando a estrada para visitar novos lugares. 

Quando agimos como se já tivéssemos conquistado algo que desejamos, a tendência é que tenhamos mais confiança para enfrentar os desafios. Contudo, não se esqueça de que a mentalização só funciona quando combinada com a ação. Somente sonhar e não correr atrás, não trará resultados.

4. Estabeleça prazos

Uma meta colocada no papel sem estratégia ou prazo não é nada mais do que um sonho. Para alcançar objetivos é preciso estipular prazos para si mesmo, como forma de acompanhar a evolução dos seus planos. A cada 15 ou 30 dias, reveja o quanto as coisas evoluíram (ou não) e repense sua estratégia.

É importante observar que independentemente da meta escolhida, o ideal é que a conquista dela seja algo que proporcione felicidade. O dia a dia pode nos fazer mudar de planos e desejos que faziam muito sentido há alguns meses podem ser repensados a qualquer momento. Não se torne um escravo das suas obrigações.

5. Aprenda que nem tudo será perfeito

Infelizmente, alguns dos seus planos talvez não deem certo – e a culpa pode não ser sua. A vida é repleta de incertezas e surpresas, e é justamente esse o desafio que você deve se propor a enfrentar. Percalços no caminho não devem ser motivos para que você desista, mas sim oportunidades para que você repense suas estratégias. Contudo, não é porque as coisas não saíram como o planejado que você deve desistir, pelo contrário: tudo é uma questão de readaptação. Use e abuse da sua agenda para traçar novas metas e começar 2021 a todo vapor.