5 dicas para você saber como ser um vencedor no trabalho

Fazer mais com menos, ser o melhor nas suas tarefas e crescer na carreira. Há muitas pessoas no mercado de trabalho perseguindo esses ideais, mas nem todas conseguem ser bem-sucedidas. Em busca de respostas sobre como ser um vencedor no trabalho, o que não faltam são conselhos.

No entanto, embora saibamos muitos deles de cor, nem sempre os colocamos em prática. E é justamente a distinção entre a teoria e a prática que pode fazer a diferença na sua carreira. Nesse artigo, listamos cinco atitudes e ações que você pode incorporar à sua rotina que certamente vão colocar você mais perto da vitória. Quem sabe a grande virada da sua carreira não começa agora?

1. Tenha um propósito

Por que você faz as atividades no seu trabalho? Se a sua resposta for qualquer coisa relacionada a “porque preciso fazer” ou “porque alguém mandou”, é bem provável que você esteja trilhando um caminho sem muitas perspectivas. Aqueles que vencem nas suas profissões costumam ser os profissionais que têm um propósito definido com relação às suas atividades.

Por menor que seja o seu papel dentro de um companhia, é preciso sempre se questionar: o que estou fazendo está de fato trazendo benefícios para o consumidor ou a um bom propósito? Muitas tecnologias disruptivas surgiram dessa forma, com pessoas pensando em como resolver um determinado problema da sociedade. Em outras palavras, aquilo que você faz precisa ter um sentido.

2. Assuma responsabilidades

A partir do momento que você tem certeza que está no caminho certo, muitas pessoas olharão para você com outros olhos. Líderes costumam ser pessoas que demonstram segurança e, por essa razão, muitos depositam mais responsabilidades sobre os ombros daqueles que podem carregá-la. Em muitos momentos, você terá que fazer mais do que o necessário. Será preciso ir além para ser o melhor.

A célebre frase “com grandes poderes vem grandes responsabilidades” não poderia ser mais emblemática. Para quem deseja se tornar um vencedor, não há outro caminho. Portanto, prepare-se para deixar a sua zona de conforto e para se esforçar ainda mais do que já se esforça. Só assim você terá a oportunidade de atingir posições mais altas e com melhor remuneração.

3. Torne-se um especialista

Todos nós temos várias habilidades. Não é porque você é um engenheiro, por exemplo, que as suas habilidades administrativas ficam em segundo plano. Com o passar do tempo, nos desenvolvemos em certas áreas e temos maior facilidade de executar certas tarefas. Essas habilidades precisam ser ressaltadas e, acima de tudo, as pessoas à sua volta precisam saber que elas existem.

Use as suas redes sociais, por exemplo, para mostrar a sua opinião sobre um determinado assunto de forma que você possa se tornar uma referência no tema. Sabe quando todos vêm perguntar para você uma opinião sobre um fato? Isso acontece porque possivelmente você se mostra como alguém que domina um determinado tema. Portanto, especialize-se e deixe que as outras pessoas saibam disso.

4. Faça um planejamento, tenha prazos e metas

Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Porém, pode ser que esse caminho aleatório coloque você mais distante dos seus ideais de vitória. É por esse motivo que você deve traçar um planejamento da sua carreira, indicando onde está, onde quer chegar e em quanto tempo espera que isso ocorra.

Isso feito, é hora de pensar nas pequenas metas, os passos intermediários que você precisa dar para alcançar os seus sonhos. Por exemplo, se dominar um segundo idioma é a sua meta, você precisa estudar, fazer cursos ou talvez um intercâmbio. Isso tudo vai demandar tempo e dinheiro, dois fatores que você terá que administrar muito bem — e tratar como prioridade o tema em muitos momentos — de forma que o resultado seja positivo.

5. Aprenda a trabalhar em equipe

Note que nas quatro dicas anteriores falamos muito em “você”. Embora você seja o foco principal, na maioria das vezes não é atuando sozinho que as vitórias serão alcançadas. Será preciso ter foco nas suas metas e em diversos momentos você terá que contar com o auxilio dos seus colegas para atingir os resultados que espera.

Assim, você não deve se colocar como um opositor dos seus colegas, mas sim como mais um membro da equipe que está disposto a fazer sacrifícios para que todos alcancem os resultados esperados. É importante que você saiba como motivar os seus colegas e subordinados, de forma que eles também confiem no seu trabalho. O ambiente que você cria no seu entorno é fundamental para ter sucesso em seus propósitos. Seja alguém disposto a somar, e não a dividir para conquistar.