5 formas de reduzir custos na empresa para 2018 ser um ano melhor

Não há empresário que não tenha em seus planos a redução de custos em uma empresa. Pode parecer pouco, mas mesmo um real economizado por dia em um determinado setor pode ser o suficiente para pagar uma conta de telefone, um tributo ou ainda servir de dinheiro extra no caixa na hora de organizar uma festa de fim de ano.

Há muitas maneiras de se reduzir os custos em uma companhia e, para isso, será preciso analisar cada segmento em especial. Muitas vezes, somente a visão do todo não é suficiente para que o gestor entre em determinadas minúcias do negócio. Nesse artigo, listamos cinco maneiras inteligentes de reduzir os custos da empresa sem precisar fazer grandes revoluções.

1. Procure maneiras eficientes de reduzir os seus estoques

Ter produtos parados em uma prateleira por muito tempo nunca é a uma boa ideia. Por isso, é preciso controlar bem de perto os itens que estarão presentes no estoque, já que eles podem significar dinheiro parado. Veja se é possível dispensar esses produtos com preços mais acessíveis ou, ainda, reduzir os custos de armazenamento e infraestrutura.

O ideal é que o giro de produtos seja rápido e, se isso não está acontecendo, corrija o problema no processo de compra. Você pode usar softwares mais avançados para analisar qual é a demanda usual mês a mês e, com isso, fazer compras em quantidades menores. Produto parado no estoque é um capital da sua empresa que não está rendendo.

2. Busque formas de divulgação mais assertivas

Se você quer tornar a sua empresa conhecida, não há como fugir da necessidade de, com certa frequência, fazer campanhas de marketing. Entretanto, muitos ainda não se deram conta de quem nem sempre é preciso investir altas quantias nos veículos tradicionais para ter algum tipo de resultado. Pelo contrário, no final das contas o investimento pode significar um tiro no pé.

Você pode apostar na divulgação pela internet como um grande diferencial. As redes sociais, como o Instagram ou o Facebook, podem ser maneiras mais baratas e rápidas de se atingir um número maior de pessoas. Além disso, considere ainda a produção de conteúdo relevante para os seus consumidores como uma forma de atrair clientes para o seu negócio.

3. Adote políticas de banco de horas

O pagamento de horas extras é um dos itens que mais comprometem a Folha de Pagamento de uma empresa. Obviamente, se o funcionário trabalhou você precisa remunerá-lo por isso, mas adotar uma política de banco de horas pode ser uma estratégia benéfica para todo mundo. Você pode, por exemplo, permitir que os seus colaboradores folguem em vésperas de feriado ou em dias de movimento mais fraco em troca do trabalho em dias que requeiram maior número de pessoas.

Obviamente, essa é uma decisão que deve ser conversada com os seus funcionários ou com o representante deles. Contudo, trata-se de uma maneira permitida pela lei que pode aliviar as contas no final do mês. Assim, você pode operar com mais flexibilidade e sem precisar, necessariamente, contratar ou demitir pessoas por conta de sazonalidades.

4. Faça uma análise do seu fluxo de caixa

Quando você tem dinheiro em caixa, um mundo de possibilidades se abre em sua frente. Alguns preferem deixar o dinheiro aplicado em investimentos de curto prazo, que dão ao empresário maior liquidez. Outros se apertam um pouco mais e preferem investimentos de médio e longo prazo. Contudo, poucos pensam na renegociação de débitos com uma maneira de gestão de finanças.

Sabendo com está o seu fluxo de caixa, você pode propor a fornecedores e instituições financeiras a antecipação do pagamento de algumas faturas. Se o percentual de desconto obtido com essa atitude for maior do que o percentual de rendimento que você obteria em uma aplicação durante o mesmo período, essa pode ser uma opção mais vantajosa.

Para isso, você vai precisar se reunir com o seu contador e o com o seu gerente de finanças para analisar as possibilidades. A decisão final é sua, mas não tenha medo de buscar soluções ousadas que possam garantir maior rentabilidade lá na frente.

5. Automatize suas tarefas

Por fim, outro ativo importante da sua empresa e que você pode poupar bastante em 2018 é o tempo. Pense em quantas horas você e seus empregados passam fazendo tarefas de rotina, burocráticas e que muito bem poderiam ser substituídas por um software. Isso pode requerer um investimento inicial, mas que certamente se paga em curto ou médio prazo.

Use o tempo dos seus funcionários na análise de dados e aperfeiçoe os processos de tomada de decisão na sua empresa. É muito melhor destinar seus funcionários à execução de tarefas qualificadas do que deixá-los fazendo funções que um simples aplicativo seria capaz de resolver em questão de minutos.

Essa abordagem, de forma alguma, significa corte de funcionários, mas sim utilizar os seus empregados de maneira eficiente e produtiva.