Adeus 2020: comece a planejar 2021 hoje mesmo

O ano de 2020 ficará marcado na história. Devido a pandemia, nossas rotinas foram alteradas e cada um de nós precisou reavaliar o estilo de vida e mudar os hábitos. Certamente, algo assim não estava em nossos planos no fim de 2019.

Os último trimestre do ano costuma ser mais corrido. Os meses de outubro, novembro e dezembro reúnem diversos feriados, isso sem falar nas festividades de fim de ano e na Black Friday, uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. Além de tudo isso, esse é o momento ideal para começar a planejar o ano seguinte.

Ainda que não seja possível prever como será 2021, ter um planejamento é o melhor caminho para evitar contratempos e começar o novo ano de forma mais produtiva e segura. Vamos torcer para que o próximo ano fique marcado como o ano do fim da pandemia.

1. Organize suas finanças

A saúde financeira da sua vida pessoal ou empresarial é o alicerce para o planejamento de um ano mais tranquilo. É importante começar 2021 tendo noção exata de quanto será preciso dispor para pagar todas as despesas recorrentes, como água, luz, telefone, internet e aluguel. Por isso, preparar uma planilha com a previsão de gastos é o primeiro passo. É possível trabalhar com muito mais tranquilidade quando sabemos exatamente quais valores precisam entrar no caixa. Portanto, agora é hora de fazer os cálculos do próximo ano.

2. Reveja suas metas

Pense nas metas que você estabeleceu para si mesmo no início de 2020. Quantas delas foram cumpridas? Quais ainda fazem sentido? É natural que um ano tão complicado como o atual, impacte naquilo que você se propôs a fazer. Quem planejava viajar, por exemplo, precisou adiar os planos.

Além disso, os dias em casa provocaram em muitas pessoas reflexões que resultaram em mudanças no estilo de vida e nas metas para o futuro. Aquilo que você desejava no início de 2020 ainda vale para 2021? Reveja seus valores e estabeleça para si novos desafios para o ano que se inicia.

3. Aproveite para organizar seus pertences

O fim de ano marca também o momento para rever os itens que estão guardados. Será que você precisa mesmo de todos os objetos que está guardando?

Separe roupas e calçados que não serão mais usados e entregue-os para doação; móveis velhos ou eletrônicos defasados também podem seguir o mesmo caminho. Há itens novos que você comprou e não usa mais? Experimente vendê-los em sites de compra e venda de itens usados: é melhor recuperar parte do dinheiro investido do que manter itens na prateleira que não fazem mais sentido.

4. Mude a disposição dos móveis

Uma simples mudança na disposição dos móveis da casa é suficiente para que tenhamos a percepção de que algo “novo” teve início e não há momento melhor para se fazer isso do que no fim do ano. Repense os cômodos da casa e o layout do escritório. Caixas organizadoras e armários são boas pedidas para guardar objetos que estão espalhados.

No escritório, gaveteiros volantes e estantes podem ser boas pedidas para desobstruir as mesas e deixar no ambiente de trabalho mais organizado. O fim de ano é um momento de reflexão, repense cada item de acordo com o seu estilo de vida atual.

5. Defina prazos e etapas de evolução

Alguns projetos de longo prazo requerem mais esforço e dedicação para que sejam alcançados. Adquirir um imóvel, por exemplo, não é algo que se faz da noite para o dia. Trata-se de um projeto com muitas pequenas etapas ao longo do caminho e tudo fica mais fácil quando você cria metas mais realistas.

Fracione uma grande meta em pequenas metas mensais. Seja com relação a guardar dinheiro ou mesmo a estudar mais sobre o assunto, crie etapas que o permitam ter a sensação de estar evoluindo mês a mês. Estabeleça compromissos com você mesmo e anote na agenda as datas para analisar se as metas foram ou não cumpridas.

.....

Você já parou para pensar nos planos e expectativas para o ano seguinte? As agendas e planners 2021 já estão disponíveis na Contabilista. Colocar no papel os seus projetos é uma das maneiras mais eficientes de começar o ano de forma organizada e tranquila.