Como organizar sua mesa de trabalho

Você sabia que boa parte da sua produtividade se deve ao fato de a sua mesa de trabalho estar organizada ou não? O acúmulo de itens desnecessários e aquelas pilhas de papéis que dão a sensação de que há muito por fazer podem torná-lo mais cansado, disperso e desacorçoado com o trabalho. Assim, como organizar a sua mesa de trabalho, muitas vezes, é tudo o que você precisa saber para voltar a ter foco e se tornar mais produtivo.

Existe uma série de dicas que você pode levar em consideração na hora de deixar a sua mesa de trabalho perfeita. Itens organizadores, bom senso e um pouco de criatividade podem fazer com que você se sinta literalmente à vontade na sua mesa. E isso não significa perder a sua individualidade, pois quanto mais ela tiver a sua cara, melhor.

1. Descarte o que não for importante

Antes de qualquer coisa, comece organizando a sua mesa pelas coisas que realmente importam. Além do seu notebook, de um bloco de papel e canetas, o que de fato é importante para ficar no seu campo de visão o tempo todo? Materiais antigos e papéis relacionados a projetos futuros, por exemplo, não têm razão alguma de ficar sempre em cima da mesa.

Ao olhar para um objeto, faça a seguinte pergunta: faz mais de 15 dias que eu não uso esse item? Se a resposta for "sim", pode ter certeza que o lugar dele não é na sua mesa, mas sim em uma gaveta ou em qualquer outro lugar. No ambiente de trabalho, quanto menos distrações você tiver, melhor.

2. Organize os cabos

Smartphone, computador, impressora, mouse, fone de ouvido... Todos esses itens são importantes sobre a sua mesa e muitos deles têm fios e cabos. Esteticamente, esse certamente não é o melhor dos cenários. Contudo, a boa notícia é que você também pode se dedicar a organizar fios e cabos sobre a sua mesa.

Você pode usar uma fita adesiva para prender um organizador de cabos na lateral da mesa, tornando-os discretos e fáceis de serem encontrados. Os fios que caem atrás da mesa também podem ser organizados por meio de pequenos tubinhos específicos para essa finalidade. Você pode encontrar todos esses itens em lojas de materiais de escritório.

3. Gaveteiros e organizadores de papéis

Depois de se livrar da bagunça que está em cima da sua mesa, esperamos que muitos dos itens encontrados durante a sua limpeza tenham um destino certo: a lata de lixo. Contudo, para os demais objetos e papéis, há solução e, de preferência, longe da sua mesa também. É hora de investir em gaveteiros ou pastas para organizar papéis.

Os gaveteiros ao lado da mesa são a melhor maneira de tirar documentos importantes, mas que não são usados com muita frequência do alcance dos seus olhos. Mesmo dentro dos gaveteiros você pode optar por deixar os documentos guardados de forma ordenada e fácil de ser encontrada. Assim, você deixa o seu campo de visão livre de distrações e acúmulos.

4. Saia da escuridão

Não há nada mais triste e depressivo do que trabalhar de costas para os seus colegas ou em um ambiente sem janelas ou mal iluminado. Cores claras nos móveis, limpeza na mesa e muita luz, natural ou artificial, são ingredientes chave para que você possa ser mais produtivo. Assim, você pode compor a decoração da sua mesa com uma luminária.

Além de ser uma peça bastante útil para melhorar o ambiente, elas também servem como belíssimas peças decorativas. Some a isso o fato de que um local de trabalho mais iluminado vai fazer com que você force menos as vistas, o que resulta em menos cansaço ou dor de cabeça. Sua mesa de trabalho precisa respirar e mais luz ajuda a dar essa sensação de agradabilidade.

5. Materiais de escritório devem ter lugar certo

Você precisa mesmo ter canetas, grampeadores, clipes de papel, lápis, borracha, post-its e outros itens sobre a mesa? É bem provável que alguns itens fiquem por ali muito tempo sem sequer serem tocados. Ou seja, eles estão ocupando um espaço que não os pertencem. Assim, além de tirá-los da sua vista, você deve guardá-los de forma organizada.

Estojos, porta-canetas ou mesmo gavetas podem ser dedicadas a guardar o material de escritório. O importante é que você saiba que tudo o que você precisa pode ser encontrado em um único lugar. Gaveteiros com separações também são uma boa pedida. Organização sempre é fundamental na hora que você precisa encontrar um item com rapidez.