Como fazer a análise SWOT para o meu escritório

Uma das ferramentas mais importantes a serem utilizadas na hora de traçar ao planejamento estratégico da empresa é a chamada Matriz SWOT. Saber como fazer a análise SWOT do seu escritório é o primeiro passo para determinar as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades de uma empresa.

Embora essa análise pareça ser algo complexo, na prática é bastante simples determinar um a um esses itens. Nesse artigo, aprenderemos qual é o significado de SWOT, além de conferir um passo a passo de como elaborar a Matriz SWOT da sua empresa. Reúna seus sócios e gestores e mãos à obra para delinear o futuro da sua empresa.

O que é uma Matriz SWOT?

SWOT é uma sigla em inglês para “Streghts”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”, termos que em tradução direta significam “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”. Há uma versão em português da Matriz SWOT conhecida também como Matriz FOFA. Portanto, qualquer um dos termos a serem utilizados está correto e faz referência à mesma coisa.

A análise SWOT é uma ferramenta simples e eficiente para indicar as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Em outras palavras, os primeiros dois elementos dizem respeito a situações às quais a empresa tem controle, enquanto os dois últimos fazem referências a forças externas.

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Agora que você já sabe o que cada um dos termos significa, vamos compreender o que deve ser analisado em cada um dos campos. Vamos começar olhando para o ambiente interno:

Forças

As forças são aquelas características da sua empresa que colocam a companhia à frente dos concorrentes. Um exemplo: se você tem uma loja de sapatos localizada em uma área de grande fluxo de pessoas, com um shopping center ou uma estação de metrô, então podemos dizer que a localização do seu empreendimento é um dos pontos fortes da empresa. Se a sua loja trabalha com um produto exclusivo, então ele também pode ir parar nessa lista.

Fraquezas

Em contrapartida, as fraquezas são aquelas características da empresa que a colocam em desvantagem perante à concorrência. Voltemos ao exemplo da loja de sapatos. Vamos supor que a loja esteja localizada em uma rua lateral, em que poucas pessoas passam diariamente. Nesse caso, a localização será um ponto negativo. Além disso, se o empreendimento não consegue ter preços competitivos no mercado, então esse é mais um ponto fraco que requer atenção.

Agora, vamos olhar para os itens da Matriz SWOT que representam o ambiente externo. Aqui falamos de forças às quais a sua empresa precisa se adaptar, não podendo mudar diretamente essa realidade.

Oportunidades

Em oportunidades devemos elencar as chances que a sua empresa tem de alavancar um produto ou serviço. Por exemplo, vamos supor que a sua loja comercialize produtos de festa e o Carnaval esteja se aproximando. Esse é o momento ideal para adquirir mais estoque, realizar promoções específicas e decorar o ambiente. Trata-se de uma oportunidade de vender mais durante um período específico.

Ameaças

Nesse quesito devem ser listadas todas as características de mercado que podem ser prejudiciais ao seu negócio. Por exemplo, se uma mudança na legislação aumenta os impostos sobre produtos que sua loja importa, então essa característica representa uma ameaça para o seu negócio. Da mesma forma, desastres naturais, crises econômicas e períodos de incerteza política também podem se enquadrar nesse item.

Trabalhando para aumentar as forças e diminuir as fraquezas

A Matriz SWOT é um trabalho de análise e identificação das características do seu escritório. Depois de observar com calma quais características se encaixam em cada uma das colunas, é hora de trabalhar os pontos fortes e fracos da sua companhia.

Seus preços são mais baixos do que os praticados pelos concorrentes? Se sim, então essa é uma força que precisa ser destacada, pois pode criar mais oportunidades de mercado. A localização da sua loja não é boa? Nesse caso, talvez considerar um novo ponto comercial seja a melhor solução para resolver o problema.

Ao concluir a sua Matriz SWOT, tenha em mente que o diagnóstico da sua empresa estará finalizado. Agora, sua missão será agir para aumentar as forças e diminuir as fraquezas.